quarta-feira, 19 de junho de 2019

Basquete: Franco Balbi renova com o Flamengo


Após renovar com Olivinha, o Flamengo anunciou que Franco Balbi também permanecerá por mais uma temporada na Gávea.

O argentino foi eleito o melhor armador do NBB, além do melhor estrangeiro.

Na fase de classificação, Balbi teve 10,2 pontos de média com 5,65 assistências e 3,58 rebotes. Nos playoffs, o argentino cresceu de produção e foi um dos protagonistas do título Rubro Negro, ao anotar 11,3 pontos, distribuir 5,75 assistências e pegar 4,6 rebotes.

Totalizando no NBB: 10 pontos, 5,6 assistências e 3,92 rebotes.

Em sua primeira temporada no Flamengo, Laprovittola terminou com média de 14,8 pontos por jogo, 4,94 assistências e 3,28 rebotes.

Será a primeira vez, desde a saída de Laprovittola (13/14 e 14/15), que o Flamengo renova com seu armador. Em 15/16 foi Rafael Luz, depois em 16/17 veio Ricardo Fischer e 17/18 a escolha foi por David Cubillan, e nenhum dos três ficou para a próxima temporada.

Com Balbi confirmado, até de certa forma rápida, o Rubro Negro mantém aquele que foi o principal equilíbrio: quando o argentino vinha bem, era difícil bater o Flamengo.


********************


O próximo anúncio deve ser a renovação de Rafael Mineiro. As saídas confirmadas são de Crescenzi e Nesbitt. A grande dúvida fica por conta da permanência ou não de Davi. O armador reserva foi um dos problemas da equipe na temporada e a posição pode ser melhor qualificada.

No garrafão, Anderson Varejão tem contrato até setembro.

O excelente Zach Graham, por enquanto, é a única contratação certa, mas ainda não anunciada.


********************

O elenco segue da seguinte forma. Entre parênteses os jogadores certos para a próxima temporada, porém ainda sem o anúncio oficial:

Armador: Franco Balbi
Ala-armador: Deryk Ramos e (Zach Graham)
Ala: Marquinhos e Jhonatan Luz
Ala-pivô: Olivinha
Pivô: (Rafael Mineiro)

Técnico: Gustavo De Conti

6 comentários:

Cadu Rollo disse...

Notícia incrível, não esperava esse anúncio tão rápido. A montagem do elenco continua certeira.

Concordo com as saídas de Crescenzi e Nesbitt. Pra mim, a saída do Davi só seria boa se viesse alguém amplamente superior, porque ele se mostrou um bom reserva e uma boa opção pra rodar com time baixo.

Como já comentei também, não sou o maior fã do Mineiro, acho que poderia ser uma posição a ser reforçada, especialmente porque o próprio Varejão nem sempre joga bem ou está 100% fisicamente.

Mas de qualquer forma com a contratação do Zach se confirmando, e o Nesbitt saindo, o foco fica num bom nome pra reforçar a posição 4 e rodar o garrafão com Olivinha e Varejão, mantendo um alto nível por ali. E aí trazendo um nome realmente de impacto pra posição 4, o Mineiro poderia ser o 4º nome do garrafão.

Não tenho acompanhado muito a atuação dos outros times no mercado, mas aparentemente Mogi vai se desfazer, Franca vai manter um alto investimento e o São Paulo vem com alguma grana pra tentar montar um time.

André, faça um vai-e-vem do mercado aqui rsrs.

Roberto disse...

Por mim tinha que manter o Varejão também! E trazer mais um ÓTIMO pivô ou ala-pivô pra rodar por ali. E Davi é um bom reserva pra armação, mas existem melhores...

João Paulo disse...

O Varejão já disse que só se manifestará sobre seu futuro no final de setembro. E aí que o Flamengo pode se meter numa roubada. Ele pretende usar a provável convocação para o mundial e usá-lo como vitrine para transferências para mercados mais vantajosos. Ocorre que, a expectativa por esse jogador não é nem de perto comparável com quando ele foi contratado a um ano e meio. Qualquer pessoa que acompanha o basquete nacional sabe que o Varejão recebe uma remuneração considerada bem top por aqui, isso significa que caso ele não fique, inevitavelmente libera uma verba considerável, suficiente no mínimo pra trazer mais um nome top, até no auge da carreira. Pelo que se comentou na época que foi contratado, os valores dariam até pro Flamengo sonhar em ter um Vitor Faverani, Augusto Lima ou Lucas Bebê (estes últimos são do Rio), atletas que convenhamos em fase na carreira bem superior ao Cabeleira. Se o Flamengo for esperá-lo até o final de setembro não terá mais disponibilidades no mercado. Eu detesto quando o Flamengo fica à mercê desse tipo de situação. Todo ano tem um lance assim, Felipe Luiz, Zapata, Rafinha, quase sempre o Flamengo fica na mão.

Cadu Rollo disse...

Sem dúvida, não dá pra esperar setembro pra decidir uma coisa dessas. A decisão tem que ser agora, ou então prejudica o planejamento.

DAVID SCHNEIDERMAN disse...

Concordo com ambos e tenho escrito algo semelhante em alguns blogs de basquete. Todos jogadores tiveram sua importância (uns mais que outros), mas precisamos de ajustes pontuais para alçar voos ainda maiores na próxima temporada e esse time vai ser ainda mais exigido. De cara eu citaria o Crescenzi e Nesbitt. O bahamense não é ruim mas acho pouco o que ele retorna para ocupar uma vaga de estrangeiro ganhando em dólar. Zach é muito mais jogador que o Crescenzi, é jogador para em condi coes normais de atmosfera e pressão brigar pra ser MVP. Mineiro tem suas deficiências,mas fez uma temporada forte e é um pivô ágil o que facilita muito o trabalho defensivo. David não foi mal e sei que pode evoluir, mas era flagrante a queda de rendimento do Flamengo com a saída do Balbi. E por fim a questão do Varejão que coloca o Flamengo entre a cruz e a espada. E certamente se for o caso dele sair com sua alta remuneração não teríamos dificuldade financeira para trazer um outro de ótimo nível, mas precisamos agilizar isso. Tem tudo para ser uma excelente temporada para o Flamengo.

Ninho da Nação disse...

Cadu, seria uma boa mesmo,mas falta tempo pra compilar tudo...rs