quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Copa do Brasil 2015: Vasco 1 x 1 Flamengo

Essa eliminação é a cereja do bolo de uma gestão que fracassou no futebol. Como afirmou, em relatório, o banco Itaú:

"A gestão financeira é impecável, recolocando o clube nos trilhos da organização, mas agora é hora de buscar conquistas esportivas. Não basta colocar o clube em ordem. Uma boa gestão precisa de cronograma de execução e organização, para que possa de fato montar um elenco que possibilite títulos, pois sem eles o torcedor se afasta, os patrocínios se afastam, as receitas caem e o esforço pode ser colocado a perder. Significa que o clube precisa investir além de suas possibilidades, contratando atletas caros? Não. Precisa agora, mais do que nunca, de um planejamento que inclua uma comissão técnica de qualidade e uma maior mescla entre atletas de custo - e qualidade! - maior, com atletas da base e outros promissores, mas de custo ainda baixo. É hora de mostrar serviço além das contas"


***********************


Nunca revi na vida uma partida onde o Flamengo saiu derrotado, abri uma exceção para, pelo menos, ver o time no começo enquanto ainda contava com Ederson e Guerrero. E era animador: a equipe chegava pelos dois lados, Guerrero fazia bem o papel de pivô e Éderson conduzia o meio de campo.

É difícil basear o futebol no "se", mas a hipótese do Rubro Negro perder esse jogo se os dois não tivessem saído seria bem reduzida.

Porém, com a saída da dupla, o Flamengo reviveu seu pior pesadelo: sem meio de campo e sobrevivendo à base do chutão.

Exatamente como era o time no começo do ano, quando Luxemburgo se baseava apenas em jogada em velocidade e ligação direta. Foi um desastre.

E também estava desorganizado. Por vezes Canteros, que deveria ser o homem para colocar a bola no chão, estava na ponta à frente dos atacantes.

Novamente a bola na área foi a arma do adversário para derrotar o Flamengo.

E o Rubro Negro conseguiu ser eliminado pelo lanterna do campeonato num vexame difícil de esquecer.


************************


E quando finalmente o Flamengo encontrou um bom meio de campo: Allan Patrick; um meia que encosta no ataque: Éderson; um matador: Guerrero; e um ataque veloz e raçudo: Émerson, é eliminado da Copa do Brasil e tem poucas chances de chegar ao G4.

Ou seja: acabou-se o ano justamente quando o time foi encorpado.

Tem sido rotina o clube só montar uma equipe decente na metade do campeonato, e fica à espera de milagres como em 2007 e 2009 pra tentar sonhar com alguma coisa.

Até quando?

4 comentários:

Marco Antonio disse...

Pontos positivos:

1 - Oswaldo de Oliveira, acho, é um técnico cujo perfil nos agrada.
2 - Temos Allan Patrick e Marcelo Cirino como opções domingo.
3 - O time é comprometido.
4 - Gostei da zaga Samir e César Martins.
5 - Gostei da atuação do Paulo Victor.

Todos os times conseguem se defender bem nos escanteios. Se todos conseguem fazer isso razoavelmente bem, então não deve ser difícil resolver esse problema que nos atrapalha, nos aflige há um mês.
Minha opinião é a seguinte: tem escanteio ou falta perto da área? Cada um marca o seu. Assim, ninguém fica livre como nesse gol. Simples assim. Para adotar essa estratégia comum, nem precisa treinar.

Meu objetivo: ajudar. Abraços Oswaldo e jogadores! Um bom jogo domingo!

Marcelo disse...

Estou muito chateado e irritado com os resultados, mas não concordo com essa ideia de vexame. Como perder um confronto/clássico por 2x1 no agregado pode ser vexame? Mesmo considerando as derrotas na semi do estadual e no primeiro turno do brasileiro. Foram derrotas bem apertadas. E, às vezes, com prejuízos da arbitragem. Temos sim um time e elenco melhores que o Vasco, mas quantas vezes já os vencemos tendo time pior? O tri de 99-00-01 é um ótimo exemplo. Tínhamos o time mais fraco nos três anos. Vida que segue. Temos que continuar cobrando sim, mas apoiando tb.

Anônimo disse...

André
Minha análise do time de investimento no time é igual à sua. Dá uma olhada num post que escrevi há 1 semana: "Novo Quarteto Rubro-Negro vem decidindo tudo. Com eles desde o início, seríamos G-4!"
http://livroanacao.blogspot.com.br/2015/08/novo-quarteto-rubro-negro-vem-decidindo.html

Rodolfo Fla disse...

Alguém sabe informar porque o extrato do Flamengo da Nação não está atualizado? A última atualização foi em 11.06.2015. Continuo contribuindo, mas queria saber o saldo atual. Obrigado.