quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estadual 2014: Flamengo 1 x 1 Vasco


O título de domingo foi no grau: não apaga o vexame da Libertadores e muito menos esconde as carências do time. Pelo menos deu para curtir e comemorar com um gol inacreditável nos acréscimos contra o finado Vasco, que depois viu-se que Márcio Araújo estava irregular.

Foi um jogo fraco tecnicamente, porque se por um lado o Vasco mantinha a posse de bola sem levar perigo ao Felipe - Douglas apagado outra vez, do outro o Flamengo era só pernas e zero inteligência. A defesa se fechou razoavelmente bem no primeiro tempo, mas ninguém era capaz de segurar a bola no meio de campo, esperar ultrapassagens pelas pontas, preparar melhor as jogadas. Ótimas bolas sobraram para Paulinho, Éverton e Luiz Antônio e todas foram desperdiçadas. Não tinha ninguém para fazer o contraponto à correria.

Abrindo um parênteses: o Vasco não precisa dessa preocupação toda do Jayme de só jogar por uma bola, de fechar o time todo e buscar na velocidade o gol. O Flamengo tem muito mais time que isso.

No segundo tempo piorou, porque nem as jogadas em contra-ataque o time conseguia realizar. O Vasco também cansou de martelar e o domínio já começava a ficar mais claro para a equipe da Gávea, quando Chicão foi expulso junto André Rocha - que já tinha um amarelo. Era lance tradicional de amarelo, mas o árbitro teria que expulsar o lateral vascaíno.

O Flamengo recuou de vez e o gol do Vasco ficava cada vez mais evidente. Jayme queria tirar o Paulinho acabou tirando o Éverton, quando deveria ter substituído o André Santos. Cada vez mais me convenço que o lugar do Éverton é ali na lateral esquerda. Ele tem mais tato de posicionamento que o André Santos. Este, pelo contrário, por pouco não foi expulso.

Erazo entrou, cometeu um pênalti medíocre. O Vasco rezava pro tempo passar, trocava passes, a torcida vascaína gritava "olé", porém errou um saída de bola pela direita. De lá saiu o escanteio para o incrível gol de Márcio Araújo impedido. Azar, erros de arbitragem acontecem todos os dia.

O título não apaga que o Flamengo para o Brasileirão é uma incógnita: 1) Os dois laterais voltaram depois de muito tempo e logo de cara em dois jogos decisivos. Ambos foram péssimos. 2) Só de velocidade não dá pra viver, a opção precisa ser o Mugni.

Mais do que time, elenco, Jayme precisa decidir qual postura quer da equipe, qual a proposta. Vai jogar como nas duas últimas partidas? Recuado e jogando em velocidade ou com toque de bola? Marcação vai subir ou vai ficar atrás da linha de meio campo?

Elenco para fazer um campeonato tranquilo eu acredito que o Flamengo tenha, mas se quiser brigar pelo título, vai precisar de trazer um volante, um meia passador e um lateral esquerdo.

4 comentários:

Anônimo disse...

eu não sei mas não gosto do esquema de jogo do flamengo parece time pequeno covarde não se impoem mesmo jogando em casa eu não acredito no jaime

Anônimo disse...

O vasco não conseguiu em campo e tenta no tapetão, novamente.
Não sei se dou rizada ou se fico com pena.
O flamengo ficou 13 pontos a frente deles, se não me engano, na fase de classificação e venceu as duas semi finais fazendo oito gols em dois jogos.
Mengo é o campeão de fato e de direito do carioca.

Anônimo disse...

Se contratar um meia passador alguém acha que o Jaime vai utilizar???? Ele não gosta de meias passadores ou os utiliza de forma que eles tenham más atuações junto com o resto do time.
Não adianta colocar um meia passador com um time com 3 volantes sem que nenhum seja bom passador.
Pior é que não temos grandes técnicos no mercado, somente seria interessante trazer alguém de fora, um técnico estrangeiro com novos conceitos de futebol.
Engraçado é que meias passadores veteranos e que sempre se machucam sempre são titulares como o caso do Elano que jogou jogos sem condições físicas para tal.
Ruim com o Jaime, pior sem. Temos time para lutar pelo título sim é só ter inteligência no banco coisa que está faltando.

Anônimo disse...

eo tite