quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dono da Traffic abre o verbo contra o Flamengo. Parceria praticamente desfeita


O Flamengo já fala em seguir com Ronaldinho mesmo sem a Traffic. O clima do outro lado também anda bem belicoso. Está na coluna da Mônica Bergamo dessa quarta-feira, uma das principais do país, na Folha de São Paulo: J. Hawilla, dono da Traffic, classifica como "muito amadorismo" o fato de o Flamengo ter assinado patrocínio da Procter & Gamble com intermediação da agência 9ine, de Ronaldo.

Quando a parceria chega a esse ponto, quando declarações vazam para a imprensa dessa maneira, a ruptura é inevitável. É fato que o Flamengo errou ao fechar com a agencia do Ronaldo. Imagina a Traffic, que desde o começo quis fatiar o Manto, sempre recebendo a recusa da diretoria. Quando finalmente resolvem transformar o Manto em outdoor, excluem a Traffic da jogada.

A tentação é grande em apedrejar o Clube, mas o Rubro Negro não está de todo errado não. Lembram de uma entrevista que o então presidente Júlio Mariz deu ao Globo? Veja aqui. Ele assumia que era um contrato de risco, com a maior parte sendo paga pela Traffic, mesmo sem um contrato assinado, existe um memorando que tem valor legal. E que a missão da empresa era captar um patrocínio acima dos R$ 30 milhões, para então lucrar. Infelizmente não conseguiu.

Mas a Traffic só teria essa fonte de lucro? Claro que não. A venda da imagem de Ronaldinho era de sua responsabilidade também. O mercado não se interessou muito. O problema é que a Traffic é (ou era) reconhecida na negociação de jogadores e direitos de TV. O primeiro, em breve deve abrir liquidação de jogadores da base, o segundo, sofreu um duro golpe da Conmebol. Na verdade o marketing nunca foi seu forte. O Fluminense deixou aos cuidados o projeto do "Guerreiro Tricolor", e não teve sucesso.

E se o prejuízo tivesse as cores Rubro Negras, a Traffic aceitaria romper o negócio? Porque foi isso que aconteceu, quando deixou de pagar sua parte salarial do acordo. Muito se fala que historicamente o Flamengo sempre leva a pior nessas negociações, porém nesse caso, de rompimento do acordo, não foi o Clube que errou não. Repetindo: a diretoria errou sim quando ficou batendo o pé esperando um patrocínio máster enquanto os ventos do mercado indicavam uma divisão de patrocínio.

Já saiu a notícia que a empresa de J. Hawila está quebrada. Veja aqui. Empréstimos bancários vultosos não foram concedidos, isso significa que a credibilidade não está nada boa.

E aí? Abandona a Traffic, agarra na emergente e poderosa Nine e fica com Ronaldinho, ou vai correr o risco dele cair no braço do Corinthians?

12 comentários:

Thiago Norvico disse...

Acho bem provável fecharem uma parceria com a Nine, pagar por Ronaldinho sozinho seria muito ruim para outras negociações.

Raul Nicacio disse...

Não sei se a diretoria está totalmente errada em aceitar o patrocínio sem passar pela Traffic.

Errou sim em não ter aceitado outras propostas antes que eram até mais vantajosas que da P&G, mas será que a P&G iria aceitar fechar contrato sem os 15% da 9nine?

A 9nine é uma parceira deles, foi ela que aconselhou a P&G investir em um patrocínio no Flamengo. Tirando a 9nine da jogada e colocando a Traffic, a 9nine, obviamente, não iria gostar e poderia abalar a relação da P&G com a 9nine.

@RaulzinUBZ

Marcio disse...

Deixa Traffic e R10 p lá. Coloca um diretor de marketing de ponta, aproveita que estamos a porta da Libertadores e vamos com as próprias pernas, procurar patrocínio. Ainda poupa comissão para a Nine.

Gustavo disse...

Ainda tem a questão do Maraca... tudo caminhava para a Traffic assumir a administração do estádio com o Fla e Flu como parceiros... essa novela ainda vai demorar muito para terminar... e enquanto isso, o Programa Sócio-Torcedor...

Roberto disse...

Concordo com o Marcio, o melhor seria contratar um BOM diretor de marketing e andar com as próprias pernas, afinal nao deve ser tao dificil conseguir um patrocinio para o time e maior torcida do mundo, basta apenas ser competente. Basta ver o q o João Henrique Areias fez com o basquete, ele conseguiu patrocinio e colocou 19 mil no ginasio na final contra o brasilia

Lucas Dantas disse...

Tambem concordo com o Marcio. E sempre quando surgem essas noticias tenho uma certa propensão a achar que o flamengo está errado na história. Acredito que é um consenso aqui o completo amadorismo da atual diretoria em relação a relacionamento com parceiros, respeito ao torcedor, enfim...

costabrito disse...

Como sao dificeis as coisas no FLa !!!!!!!!!!.O contrato da Traffic era bom demais(PARA O fLA ) para nao dar rolo!!!Montar uma equipe de marketing no Fla parece mais dificil do que montar um bom time de futebol.A carencia de bons dirigentes na Gavea é cronica,nao aparece ou não deixam aparecer nenhuma revelação nova !!Parece que a solução vai acabar sendo o Ronaldo,mesmo com o alto nivel de rejeição !!11

MBomfim disse...

Sabe uma coisa que não me conformo...é termos um Depto de Marketing remunerado cuja principal função é....sei lá. Acho q o Fla mantém um departamento de MKT, unica e exclusivamente, para cuidar do relacionamento com os parceiros e patrocinadores. Outra atribuição do Depto que seria a atração de investidores/patrocinadores/parceiros não é q não funciona, ela é totalmente OMITIDA, NEGLIGENCIADA. Então, já q gastamos dinheiro com esse inoperante Depto, porque não entregar nossa conta a uma empresa com expertise no mercado (mesmo q seja a 9nine) e que muito provavelmente gerenciará muito melhor a marca Flamengo. Não consigo entender!!!

MBomfim disse...

Salientando...essa prática é comum entre grandes empresas. Haja vista a conta da P&G administrada pela 9nine.

Anônimo disse...

A maior obra da Patrícia Amorim,vai ser preparar terreno para o Zico ser o próximo presidente do Flamengo. Ela devia contratar o SEBRAE RJ ou a Fundação Getúlio Vargas, e deixar a Gávea de portas abertas para o ZNR.Quem sabe algum dia a Paty assume a CBF e o Zico o CRF.O que é bom,vai ficar melhor ainda.

Robson disse...

Mudando de assunto, Flamengo estreou ontem muito mal no Brasileiro sub-20. Não pelo resultado (derrota de 1 x 0 para o time do Internacional) mas pelas poucas oportunidades criadas. O time praticamente abdicou de controlar a posse de bola e jogou apenas nos contra-ataques. Nossa melhor chance foi um lateral batido rápido pelo Frauches (gostei muito dele, o melhor do time, quanto do Marllon também na zaga) que o Adryan perdeu na frente do goleiro. Marcou muito mal pelo lado esquerdo, que foi onde o Inter criou as melhores chances. O time sentiu muita falta do Rafinha, que dá velocidade, o Nixon entrou tarde (não tem como ficar no banco para o Fernandinho, que foi muito mal) e o Lucas ficou muito isolado (mas é um ótimo jogador, já tem que ser incorporado ao elenco pra pegar bagagem). E o Inter ainda teve um pênalti claro não marcado quando o jogo estava 0 x 0.

Anônimo disse...

Chupa Flamerda
è mais facio o flamerda ter um time mais ou menos do que a torcida ter dentes
ah toma cuidado se naum o celso barros compra o ronaldinho e empresta para o bangu
ah quase me esqueçi de uma coisa
CRÉÉÉUU, CRÉÉÉUU E CRÉÉÉUU
SEU FDP
AQUI É FLUMINENSE PORRA =00=