sábado, 24 de setembro de 2011

26º Rodada do Brasileirão: Flamengo 2 x 1 América-MG


Não é preciso ser nenhum gênio para entender que com esse esquema tosco que Luxemburgo armou seria um desastre. E o treinador tem que levantar as mãos pro céu porque não levou um 3 x 0 no primeiro tempo que esgotaria todas as possibilidades de reação.

Neneca não fez nenhuma defesa, enquanto Felipe salvou de maneira sensacional em duas oportunidades, e ainda teve o gol que Kempes perdeu sem goleiro. A única jogada de perigo foi um excelente passe do Jael pro fraco Botinelli chutar de maneira bisonha. E depois o argentino cometeu pênalti e o Flamengo foi pro intervalo perdendo pro lanterna do campeonato.

Segundo tempo Luxemburgo acordou, ou seriam seus últimos 45 minutos como treinador do Flamengo. Tirou um volante, recuou Renato e tirou ainda Jael e Botinelli. Thomás entrou bem, se movimentando, primeiro pela esquerda e depois pela direita, dando um baile no Botinelli, mas o fudamental mesmo foi a entrada do Diego Maurício. Jogou muito, foi ousado, partiu pra cima sempre na diagonal e foi decisivo para a vitória.

Quem aproveitou a entrada dos dois garotos da base foi Léo Moura. Partidaça, fez ainda um drible a lá 2008 para a linha de fundo. Pena que levou terceiro cartão e ficará suspenso contra o São Paulo.

O que deve ter pensado Luxemburgo? Vai continuar insistindo nesse esquema com três volantes? Com Renato no meio de campo estragando todas as jogadas? Porque precisou de dez jogos sem vitória para buscar novas opções...!!!

Eu manteria Jael de titular. Qualquer atacante precisa ter algum atacantes velozes criando jogadas pelas pontas. Hoje "só" tivemos Diego Maurício, Thomás e Léo Moura empolgado. Ele isolado na área e de costas pros zagueiros não vai fazer nada mesmo.  

Próximos dois jogos serão a resposta se o Flamengo vai brigar pelo título ou pela Libertadores. São Paulo fora de casa e com estréia de Luis Fabiano e o clássico contra o Fluminense.

Como é bom vencer, depois de dez jogos, finalmente dá pra curtir um sabadão tranquilo.

Um comentário:

Gustavo disse...

Espero que a teimosia e a vaidade do Vanderlei deem espaço a esse esquema mais ousado. Três volantes não dá mais, já foi, já era.

Que jogue com dois volantes, dois meias e dois atacantes (4-4-2), ou que parta até pra um esquema com centroavante e dois pontas abertos (4-3-3), mas CHEGA do esqueminha covarde e retranqueiro.