sábado, 9 de outubro de 2010

Zico no Juca Entrevista na ESPN Internacional


Quase perco o programa porque fiquei esperando começar na ESPN Brasil, quando fui saber que na verdade era na ESPN Internacional.

Foi um programa onde o Juca abriu espaço para o Zico falar, não era essa a intenção inicial, mas com todos os acontecimentos era necessário. Durou apenas uma hora, as explicações para quem acompanhou as últimas notícias não soam como novidades.

Juca é um fã declarado do Galinho, disse que temia que ele não desse certo, e não dando certo, seria a última chance do Flamengo, mas em hipótese alguma queria se decepcionar com o Zico, e isso não aconteceu.

Vamos lá então, Zico começou falando dos seus três trabalhos: no governo Collor como ministro do esporte, depois com Ricardo Teixeira e a mágoa pela demissão por telefone durante as viagens que fazia representando a Seleção Brasileira e enfim, sobre a decepção com o Flamengo.

O Galo disse que sempre resistiu em aceitar cargos no Flamengo, mas recebeu o convite da Patrícia, e o seu objetivo sempre foi a base, com prioridade para construir o CT, mas era difícil entrar no Fla apenas cuidando da base e é claro que quando você está colocando sua cara a tapa, espera-se que na retaguarda a presidente te dê a sustentação, e isso não aconteceu, e que alguns atos foram acontecendo, e culminando com a não defesa por parte da Patrícia das acusações aos filhos dele.

Mais uma vez ele explicou o contrato com o CFZ, e disse que o contrato não é lesivo, e se fosse todos os órgãos deveriam ser responsabilizados, pois foi negociado pelo Bruno, Marcos Braz e Bruno Coimbra e depois a Patrícia, Michel Levy e Rafael De Piro estiveram presentes e assinaram o contrato.

"Recuperamos o Antônio que estava machucado, ele jogou, no momento que o Rogério soube ele pegou e colocou lá contra o Corinthians. E o Fla pode pegar jogadores do CFZ livremente e ainda ficar com 50%, como por exemplo o Rafinha e o Carlyle"

"O filho do Delair me mandou um email dizendo que não falou nada disso. Eu disse para ele que se ele não mandou esse email, chegou a sua hora de responder isso e se manifstar. Eu não tive briga nenhuma com a OLK"

O ponto culminante para sua saída, foi quando ele recebeu um CI pedindo explicações sobre a parceria, o jurídico do Clube, Rafael de Piro, falou para Zico não ir, porque ele iria se desgastar muito.

"Falei com a Patrícia, ela disse que seria um desgaste, a presidente falou que a resolveria depois, ela aconselhou a não ir".

"Recebo um email de um grande amigo meu que chegou de uma reunião no Conselho Deliberativo, e lá disseram que o prejuízo do Flamengo era de R$ 50 milhões com as parcerias com o CFZ. Depois recebi um email dizendo que estava tudo resolvido, eu achei estranho"

Chegando ao Rio de Janeiro, Zico foi ver o coletivo do juvenil, eis que o Rafinha, cria do CFZ, faz grande jogada, e o Noval, diretor executivo da base, confessou que ele teve que ir ao conselho prestar explicações sobre o Rafinha. Aí ficou feio, porque não quiseram que o Zico fosse, mas chamaram o cara da base, enquanto era Zico que deveria que ter ido, nesse momento estava encerrada a história dele como diretor executivo do Flamengo, Zico estava decidido a sair.

Juca disse que considera a Patrícia uma pessoa do bem, Zico concorda, mas completa que ela não pode ser sempre política, como foi em várias situações.

Sobre autonomia, Patrícia sempre disse para antes de contratar se reunir com o financeiro para ter o aval, isso quer dizer que Zico não tinha total autonomia. No futebol de hoje, diz ele, só comandando.

Zico disse também que um presidente não pode ser eleito por 700 sócios, a torcida do Fla, aquela que ama o futebol, ela que precisa participar ativamente da política, dentro do colégio eleitoral, ter uma voz dentro do Clube, porque existem alguns sócios que se acham donos do Clube.

Essa sua opinião bate com o texto que postei aqui, veja.

Como mudar isso? Ampliando o número de sócios e assim tornar acessível para que o torcedor possa agregar politicamente ao Flamengo.

O que precisamos hoje é mais que um sócio para utilizar as piscinas, quadras, parquinhos, precisamos de sócios torcedores de fato, e que estejam interessados em colocar com presidente gente nova.

Aí que mora o perigo. Muitos conselheiros enxergam o Flamengo ainda como um Clube da Zona Sul, e com certeza não querem que um Flamenguista doente que more lá no Amazonas, interfira politicamente no seu "Clube social".


Para encerrar, Zico voltou a afirmar que seus filhos não participaram de negociação alguma, e esse é motivo da ação criminal que o Galinho abriu contra o presidente do conselho fiscal, que terá que provar o que acusou.



Nenhum comentário: