quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Três toques

Não percam, Zico foi o entrevistado do programa Juca Entrevista da ESPN Brasil, e vai ao ar nesse sábado as 21h.

Sobre as expectativa para Zico ser presidente, infelizmente o modelo político no Flamengo favorece muito esse modelo de alianças com os velhos nomes do Clube. Ninguém vai lá e coloca sua cara como candidato independente porque as chances de vitória são mínimas.

Como mudar isso? Ampliando o número de sócios e assim tornar acessível para que o torcedor possa agregar politicamente ao Flamengo.

O que precisamos hoje é mais que um sócio para utilizar as piscinas, quadras, parquinhos, precisamos de sócios torcedores de fato, e que estejam interessados em colocar com presidente gente nova.

Aí que mora o perigo. Muitos conselheiros enxergam o Flamengo ainda como um Clube da Zona Sul, e com certeza não querem que um Flamenguista doente que more lá no Amazonas, interfira politicamente no seu "Clube social".

Muitos reclamam que são sempre os velhos nomes, claro, é justamente esse o desejo dos abutres, manter o sistema amador, para que impossibilite que nomes novos e cabeças pensantes possam contribuir 24h para o Flamengo.

Nesse modelo, exige que sócios tenham a vida profissional muito bem resolvida ou possam controlar a distância, e ainda ter cinco anos de vida associativa ininterrupta, outro fator que reduz as opções de procurar especialistas no mercado para áreas específicas.

Não tenho dúvida que até hoje não temos um sócio-torcedor acessível, com direito a voto sem a carência de três anos (no máximo um ano), e podendo votar por correspondência como o Inter, para o grupinho político de sempre continuar o rodízio no poder.

Sem falar da dificuldade em ter que somar uma quantidade de conselheiros para formar uma chapa, o Areias teve sérias dificuldades em juntar esse número.

O que é preciso é interesse, força de vontade, e não ficar colocando tudo na conta do estatuto, como se fosse impossível alterar, basta querer, bastar lutar por isso.

Depois do jogo de hoje vou postar a idéia do Areias quando era candidato para realmente estruturar profissionalmente o Flamengo.



************


Luis Augusto Veloso está confirmado como diretor de futebol remunerado. O cargo estava vago desde a saída de Eduardo Manhães. Isaias Tinoco continua como supervisor de futebol, também remunerado, e o cargo de vice-presidente de futebol assumindo interinamente pela Patrícia Amorim.

Segundo o presidente, Veloso cuidará do planejamento para a próxima temporada junto com Luxemburgo, e será utilizado um site que o ex-presidente tem, onde mapeia jogadores nacionais e internacionais, tem o histórico, onde jogou, como foi.


************


E qual a função verdadeira de Luxemburgo? A presidente explicou ao site IG que na teoria o Luxemburgo não terá a função de manager porque o estatuto não permite o acúmulo de funções, mas na prática será isso que vai acontecer.

"Ele foi contratado como treinador. Ele assume algumas funções, no assunto CT, porque participou do processo no Santos, no Cruzeiro, na reforma agora no Atlético-MG, então ele tem essa experiência. A função de manager, por estatuto, não é delegada a ele, é cargo de confiança, ele não poderia ocupar as duas. Mas na prática vai exercer algumas funções porque tem esse know-how. Será supervisionado por mim, pelo Luís Augusto e pelo vice-presidente que vai chegar."

Nenhum comentário: