segunda-feira, 3 de junho de 2019

"Vamos lá revolucionar o Brasileirão", por Pedro Bouças


Confira uma interessante análise do site português "Lateral Esquerdo", sobre Jorge Jesus, o novo treinador Rubro Negro:

Jorge Jesus esteve dez anos à frente do seu tempo na Liga portuguesa. Enquanto todas as equipas continuavam a ser amontoados de individualidades, como é o Brasileirão na actualidade, as equipas de Jorge Jesus, já eram equipas! 
Defendiam com base em comportamentos zonais, fechavam espaços de entrada em zonas de criação, convidavam adversários a sair pelos corredores laterais para ai apertarem, trocarem controlo por pressão e roubarem bola, posicionavam-se altas sem consentir bolas nas costas, porque as suas últimas linhas estavam trabalhadas ao mais ínfimo detalhe, sabendo sempre os momentos para subir ou descer. 
Ninguém via tão à frente o jogo, com base naquilo que é COLECTIVO. Curioso que ainda no passado fim de semana, no Fórum do Lateral Esquerdo um seu ex jogador voltou a referir o que no fundo todos afirmam: Estava muito à frente e foi quem ensinou a defender. 
E ensinou não apenas os seus jogadores, mas com o tempo todo o Portugal. Os mais novos não se recordarão do que era tacticamente o campeonato português, e até a maioria dos Europeus há uma década atrás. Foi aprendendo e até copiando as ideias de Jorge Jesus que se cresceu em Portugal. Mas não apenas em Portugal! Recordo um episódio em que um assistente de Jorge Sampaoli, na altura no campeonato espanhol me solicitou videos de como defendiam as equipas de Jesus. 
Hoje há a possibilidade de Jorge Jesus chegar a um campeonato que está tacticamente onde estava o português e outros europeus há quinze anos atrás, e a expectativa será a de que se possa finalmente assistir a um crescimento do jogo no Brasil, para que tamanho talento possa finalmente ser enquadrado em ideias comuns.

A íntegra está aqui

Tem um vídeo bastante interessante sobre como defendem as equipes de Jesus. Confira aqui.

Nenhum comentário: