domingo, 2 de junho de 2019

Brasileirão 2019: Flamengo 2 x 0 Fortaleza


Dias após a saída do Abel Braga, o Flamengo entrou em campo, após uma semana livre de treinamento sob o comando de Marcelo Salles - vulgo Fera, e teve sua melhor atuação na temporada.

O Rubro Negro vivia de inconstâncias, com algumas boas atuações nos primeiros minutos ou apenas na segunda etapa, mas dificilmente conseguia ter uma constância nos 90 minutos.

Coincidentemente, no primeiro jogo pós Abel Braga, o Flamengo parecia mais leve dentro de campo, trocando mais passes, buscando triangulações entre os meias, cada um em sua posição, mas nada fixo, engessado.

Enfim, um futebol agradável e pela primeira vez no Brasileiro sem sofrer gol, premiando os mais de 35 mil torcedores que esgotaram todos os ingressos do Engenhão.

Foram 63% de posse de bola, 21 finalizações contra 10 do adversário e pelo menos 10 chances reais de gol criada.

A opção por três meias foi justificada pelo Marcelo Salles porque sabia que o Fortaleza viria fechado, e precisava quebrar a defesa. A forma seria com técnica e habilidade. Disse ainda que não tinha motivo de jogar com bolas longas, mas sabia que, durante a troca de passes, encontrariam Gabigol dentro da área.

Dito e feito: nada melhor do que o talento de três meias para construir as jogadas. Os dois gols foram originados em lances trabalhados de pura habilidade. E durante a partida outra porção de jogadas foram criadas.

Em sete rodadas, foi o jogo que o Flamengo mais trocou passes certos (607) e o que menos errou (21).

Segundo o Sofascore, o posicionamento médio da equipe foi cirúrgica dentro de campo:


Rogério Ceni, treinador do Fortaleza, recém campeão da Copa Nordeste, considerou que o Rubro Negro fez um dos seus melhores jogos: "Acho que foi um dos melhores jogos que eu vi o Flamengo fazer: de encaixe, de passes, em velocidade".

Aos poucos vamos perceber que Abel aprisionava o futebol do Flamengo. Limitava seus talentos, impediam de progredir.

O ex-treinador tentava fazer um jogo que não era do seu feitio, resultando em um ataque que não conseguia fazer seu melhor jogo e uma defesa insegura, que era vazada toda partida.

Agora será preciso toda atenção para um dos jogos mais importantes do primeiro semestre: contra o Corinthians, nessa terça-feira, no Maracanã, pelas oitavas da Copa do Brasil. O Flamengo tem a vantagem do empate.

Nenhum comentário: