sexta-feira, 5 de abril de 2019

Batido o martelo: dupla Fla-Flu será a responsável por administrar o Maracanã


A dupla Fla x Flu será a responsável por administrar o Maracanã por pelo menos seis meses, sendo possível a renovação pelo mesmo período.

O anúncio foi nessa sexta-feira, em comunicado divulgado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. A solução é provisória, até que seja realizada uma nova licitação, e servirá de grande teste prático para compreender o tamanho real do custo Maracanã.

O consórcio tem até o dia 18 de abril para deixar o estádio.

Os clubes vão pagar ao Estado R$ 166 mil por mês + 10% (ou mínimo de 64 mil) pela exploração do tour Maracanã + custos fixos (estimados em 2 milhões). O que daria um total de R$ 2.2 milhões, sendo divididos pelos dois clubes.

É sem dúvida uma grande vitória institucional do Flamengo, que tem conseguindo bons resultados sob a administração de Rodolfo Landim.

Na semana passada foi liberada uma parte do setor onde ficam os visitantes, ampliando em mais de 2,5 mil lugares para a torcida Rubro Negra para o jogo contra o Peñarol.

Agora, após forte articulação, o executivo alterou pelo menos duas vezes o edital para que os clubes pudessem ser contemplados e administrassem o Maracanã.

Em entrevista coletiva na quinta-feira, o presidente do Vasco, Alexandre Campello, atacou a decisão do governador em entregar a gestão do estádio à dupla Fla x Flu.

E reclamou da negociação do Flamengo que, segundo o dirigente, teria apresentado uma proposta nada isonômica para ter controle total da gestão do Maracanã. O Vasco não aceitou. Já o Fluminense aparentemente aceitou o proposto pelo clube Rubro Negro.

Pode-se inferir que o Fluminense aceitou entrar no negócio principalmente para ter reservado o lugar de sua torcida no estádio, alvo de disputa constante com o Vasco.

O discurso agora é de que o Maracanã é do povo, por isso não pode ser entregue aos clubes. Retórica sem sentido, pois esses são os verdadeiros artistas do espetáculo e precisam tomar as rédeas do negócio, para que seja mais rentável e menos abusivo.

Sem contar que quem sustenta esse negócio é o Flamengo. Quem lota o estádio é a torcida Rubro Negra. Quem até já pagou as contas do Maracanã foi o clube da Gávea.


Nenhum comentário: