domingo, 30 de dezembro de 2018

Zagueiro Rodrigo Caio, o primeiro reforço para 2019


O Flamengo anunciou seu primeiro reforço para a próxima temporada: Rodrigo Caio, 25 anos, por cinco anos de contrato.

Foram oito anos de São Paulo e sua principal conquista foi o ouro olímpico em 2016.

Para conhecê-lo melhor, o blog entrou em contato com Raí Monteiro, editor do BandSports e um dos maiores conhecedores de São Paulo, inclusive das categorias de base.

Confira:

O ciclo de Rodrigo Caio no São Paulo acabou de uma vez. A transferência do zagueiro para o Flamengo sacramenta o fim de uma jornada longa, desgastante e de altos e baixos, que se esgotou de forma que não poderia mais se recuperar. Uma certeza que há algum tempo percorre os corredores do Morumbi esperando por um bom desfecho para ambas as partes, como se deu no atual cenário.
Rodrigo Caio despontou após o título da Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2010, num time com outros jogadores que viraram realidade como Bruno Uvini, Willian Arão, Casemiro e Lucas. O defensor sempre se notabilizou e se destacou pela qualidade técnica acima da média que tinha para a posição – tanto que várias vezes atuou como volante e em alguns momentos até preteriu a função a jogar como zagueiro.
Titular, reserva, zagueiro, volante, convocado para a seleção brasileira. Rodrigo Caio se tornou símbolo, involuntariamente, de uma era perdedora no São Paulo. Como fosse, sem culpa exclusiva e muitas vezes sem nem estar envolvido diretamente, a face do fracasso tricolor. Já são seis anos sem uma grande conquista – o maior jejum entre os gigantes – e, além disso, momentos em que o time brigou contra o rebaixamento. Panorama distante do histórico tricolor. 
2017 foi o ano em que tudo se esgotou. A decepção em ficar de fora dos 23 que foram a Rússia, lesões, reserva, improvisações com Aguirre e a bronca da torcida. Muitas vezes sem jogar, Rodrigo Caio era alvo de críticas inflamadas. Ficou insustentável e é o fim da linha era uma questão de tempo. Importante que o negócio acabou bom para todos. Atleta, São Paulo e Flamengo... 
O Rubro negro recebe um ótimo zagueiro para o seu 2019. Rápido, de bom tempo de bola, preciso nos botes e no 1x1. Rodrigo Caio é um jogador que domina o espaço aéreo como poucos no futebol nacional – bom inclusive na área adversária, algo que definitivamente não é predominante.
Seu ciclo no São Paulo se encerrou e sua história no time do Morumbi estava esgotada demais para continuar. O que não o diminuiu como jogador, tão menos rebaixa suas qualidades. São questões distintas e essa ruptura promete ser boa demais para todos os lados. 
Rodrigo Caio fará muito bem ao Flamengo. O Flamengo fará muito bem a Rodrigo Caio. E, de quebra, nessa história toda, o São Paulo conseguiu se dar bem também. Um melhor negócio impossível. 

Um comentário:

Bcb disse...

Excelente texto, sóbrio e informativo.