segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Brasileirão 2018: Grêmio 2 x 0 Flamengo

Após duas ótimas partidas contra o Sport e o Grêmio, o Flamengo não conseguiu manter a boa sequência e teve uma de suas piores atuações na temporada. Tudo isso em uma semana.

A última vitória Rubro Negra, pelo Brasileirão, em Porto Alegre foi em 1994. Desde 2003, com pontos corridos, foram 10 derrotas e quatro empates. Nunca mais o Flamengo terá a chance que teve: líder do campeonato, praticamente com todos os titulares, moral elevada, contra um Grêmio todo reserva e com estádio praticamente vazio.

Pois bem, nesse sábado, o time da Gávea conseguiu perder para o tricolor gaúcho por 2 x 0, Diego Alves ainda perdeu pênalti e o placar poderia ter sido pior.

De quebra, perdeu a liderança no domingo, ao ver o São Paulo derrotar o Vasco por 2 x 1.

O histórico do time reserva do Grêmio sob o comando de Renato Gaúcho em 2017 e 2018 é 15 jogos, nove derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias: Ponte Preta - rebaixada ano passado e agora o Flamengo.



**************


Renato Gaúcho, após ter tomado um vareio na meia hora final e o empate nos segundos finais, deu um esporro gigantesco nos jogadores no vestiário, que foi ouvido e gravado por todos da imprensa que estava na porta para entrar. Alguém sabe dizer se teve a mesma coisa após a derrota de sábado?

Esse time parece só saber trabalhar se tiver com pressão, caldeirão e jogando no limite. Quando atua de forma soberba, cercada de elogios, não sabe lidar. Foi evidente a diferença de intensidade e o nível de concentração.


**************


O Flamengo é o oitavo, se contar as rodadas pós Copa: sete pontos em 15 disputados. O São Paulo é o líder com 12 pontos em 15. Até o Fluminense e o Ceará tem melhor desempenho: 8/15.

O que fica evidente que a atuação de quarta pela Copa do Brasil foi fora da curva. A tônica Rubro Negra tem sido as atuações abaixo da crítica.

A equipe perdeu a liderança quando jogou com os titulares e foi derrotada para o líder em pleno Maracanã tendo uma atuação ruim. Agora, a derrota de um time mesclado contra os reservas gremistas só foi a gota d'água.


**************


Os reforços chegaram, mas tarde. Não será simplesmente colocando Vitinho na esquerda que este fará as vezes de Vinicius Jr. Há necessidade de adaptação ao esquema, à forma do time atacar, do Renê defender. Da mesma forma com Uribe e também com Pires, que ainda nem estreou.

No sábado, Vitinho fechou demais pro meio de campo. Renê, mesmo com o corredor livre, não conseguiu fazer uma jogada. Uribe ainda não encontrou a melhor forma para jogar nesse esquema. Jean Lucas também foi mal.

Barbieri terá que trocar roda com o carro andando, simplesmente porque não terá uma semana livre para treinar.


**************


Já que os reforços não chegaram com tempo para treinamento, sendo que na zaga só existe três jogadores com condições (Léo Duarte, Thuler e Rever), considerando que esse elenco não tem bons laterais, considerando que nenhum time - exceção do Cruzeiro, conquistou a Copa do Brasil e o Brasileirão no mesmo ano, a diretoria Rubro Negra terá que definir o que quer da vida, priorizando metas e focando em objetivos. Quando se quer tudo, acaba não conquistando nada, principalmente por não ter em mãos jogadores prontos para substituir os titulares.

2 comentários:

bcb disse...

André, eu se fosse você nem fazia coluna pro jogo da Libertadores.

Aproveita a coluna atual,referente à derrota pro Grêmio e mete Flamengo 0x2 Cruzeiro entre parêntesis, visto que a atuação de ontem foi tão merda que não merece nem o esforço de digitar uma coluna.

Ninho da Nação disse...

BCB, seria melhor mesmo. É muito desanimador.