quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Copa do Brasil 2017: Flamengo 1 x 0 Botafogo


Em um jogo tão duro e fechado, só um lance de individualidade para desatar o nó de uma semifinal que se encaminhava para ser decidida nos pênaltis.

Orlando Berrío fez uma das jogadas mais extraordinárias dos últimos anos, levantou a cabeça e rolou para Diego empurrar para a rede, com destaque para corta-luz do Guerrero.

Com o gol do Diego, que não vinha novamente tendo uma boa atuação, o Flamengo venceu o Botafogo por 1 x 0 e garantiu a vaga na final da Copa do Brasil para enfrentar o Cruzeiro.

O Botafogo outra vez foi uma decepção. Após ter sido completamente anulado no jogo de ida, diante de um adversário cujo técnico havia chegado há três dias, Jair Ventura teve uma semana e não conseguiu arrumar nenhuma novidade, nenhuma arma para castigar o Flamengo.

Tentou apenas durante uns 10, 15 minutos uma marcação mais alta para atrapalhar a saída de bola dos volantes. Chegou a criar a primeira chance nas costas do Pará, ainda se adaptando na lateral, porém, voltou a ser o alvinegro de sempre, temendo um rival que foi superior a maior parte da semifinal, não criando nenhum contra-ataque e não ameaçando em momento algum o jovem goleiro Thiago.

Reinaldo Rueda segue invicto, sem levar gols. Seu principal mérito foi ter arrumado a defesa, segurando os laterais, formando uma linha defensiva mais estreita, tirando o Trauco e fixando Cuellar de titular. Até Rodinei, sempre jogando de atacante, ficou mais polido, disciplinado.

Zé Ricardo criou muitas narrativas de que precisava de um volante mais veloz, um zagueiro mais rápido e por isso apostava no Márcio Araújo e do Rafael Vaz. Quando o sistema defensivo é muito mais posicionamento. Rueda chegou há 10 dias e na base da conversa acertou a defesa.


******************


Após um começo de jogo que poderia ser um prenúncio de uma partida aberta, com as duas equipes buscando a vitória, o ambiente de tensão tomou conta do Maracanã, principalmente pela arbitragem ridícula, que marcava falta a favor da defesa em todas as disputas de bola e deixou de marcar uma clara em cima de Diego na entrada da área.

O Flamengo sempre foi a equipe que buscava a vitória e não estava satisfeita em levar a decisão para os pênaltis. Porém, ainda encontrava muita dificuldade e não encontrava espaços pelos lados do campo e Diego, errando tudo, não conseguia o passe vertical.

Na tentativa de destravar o jogo, Rueda chama Vinicius Jr para a saída de Berrío. Entretanto, no último lance, o colombiano desamarra a partida em uma jogada sensacional para o gol de Diego, a lá Elias em 2013 contra o Cruzeiro também pela Copa do Brasil.

O Botafogo, mesmo sofrendo o gol, não mudou a postura. Não encontrou forças ou qualidade individual para pressionar em busca do empate. Coube ao Rubro Negro valorizar a bola no ataque, deixar o tempo correr e comemorar a classificação para a final.


******************


Foi impressionante o que jogou o Guerrero. Lutou para estar em campo e continua sendo decisivo taticamente com o brilhante papel de pivô, agrupando o ataque e atraindo a marcação. Vai fazer muita falta no primeiro jogo da final.


******************


Em poucos tempos Rueda arrumou a defesa. Terá agora duas semanas para avançar ainda mais o Flamengo em busca do tetracampeonato da Copa do Brasil.

Um comentário:

João Paulo disse...

Uma coisa que ninguém comenta é que o Flamengo é o único clube brasileiro ainda vivo em 3 competições, e isso sem contar a 1ª Liga. Do restante, ou tem duas ou uma única competição até o final do ano. Só o Flamengo poderá chegar ao vice-campeonato brasileiro, ao título da Copa do Brasil e da Sul Americana. Também dizem que tem um time pra Copa do Brasil e outro pro Brasileiro, sendo que na verdade, terá ainda sua força máxima na Liga Sul Americana.
Pior que o segundo jogo ser em Minas e perder de maneira bem bobinha o Guerrero pro jogo no Rio. O cara disputou 5 jogos na competição e levou três cartões. Ele faz um gol por mês e leva dois cartões no mesmo período. Chama a tensão que ninguém do Flamengo até hoje, se quer comenta o assunto. Quem sabe o Rueda faz alguma coisa.