quinta-feira, 29 de junho de 2017

Copa do Brasil 2017: Flamengo 2 x 0 Santos


O Flamengo vai encontrando na Ilha do Urubu seu refúgio para voltar a encontrar o bom futebol perdido após a trágica eliminação da Libertadores.

Nas duas últimas partidas (Chapecoense e ontem) foram 30 finalizações a gol sendo 18 corretas: 60% de aproveitamento.

Na noite desta quarta-feira o Rubro Negro derrotou o Santos por 2 x 0 e pode perder até por um gol de diferença que se classifica para as semifinais da Copa do Brasil.

O placar poderia ter sido bem mais elástico se não fossem as grandes defesas do melhor goleiro do futebol brasileiro, Vanderlei, que salvou pelo menos três gols certos.

Depois da horrorosa partida contra o Bahia a equipe precisava de uma boa atuação, não foi 100% perfeita, porém teve alguns bons momentos que podem fazer o torcedor voltar a ter esperança.

Após duas partidas no banco, Zé Ricardo não resistiu à má fase do Arão e voltou a escalar Cuellar. Que até não fez seu melhor jogo, errou alguns passes no começo, porém foi importante em algumas saídas de bola, terminou com incríveis oito desarmes e foi premiado com um belo gol no final. Se as boas atuações não valeram nada para a comissão técnica, o golaço foi um grito pela titularidade.

O começo Rubro Negro foi animador. E Berrío era a principal arma: afunilando, quase como um segundo atacante, um ponta agudo, que agride o adversário e não se limita a ficar preso na linha lateral. O colombiano recebeu dois ótimos passes de Diego e Éverton e por pouco não abre o placar. Começava o show de Vanderlei.

O Flamengo pressionava, chegava fácil, fazia com competência a transição defesa-ataque e conseguiu belo gol, após assistência de Guerrero para Éverton, que meteu no ângulo, sem chance para o arqueiro santista.

O adversário conseguiu a primeira finalização apenas aos 28 minutos. Após o gol o time da Gávea diminuiu a rotação, permitiu que o Santos ficasse mais com a bola e passou por problemas de marcação nas costas do Trauco.

Na volta do segundo tempo o Flamengo novamente subiu a temperatura da partida e foi em busca do segundo gol. Éverton fazia grande jogo e era uma das principais armas ofensivas. Em jogada dentro da área, Berrío tentou de bicicleta, mas novamente Vanderlei salvou a terceira finalização do colombiano.

Mesmo assim, quarta boa partida seguida do Berrío. Mais a vontade no ataque, com menos afobação, dominou com categoria os passes que recebeu, e foi ainda importante na marcação, fechando bem a lateral do Pará.

Na metade do segundo Diego cansou, os pontas cansaram e o Flamengo começou a se livrar da bola, dar campo pro Santos, que não ameaçava com grande perigo. Zé Ricardo demorou uns cinco minutos para mudar.

Até que entrou Vinicius Jr no esgotado Berrío.

O melhor estava ainda por vir: Guerrero bagunçou a zaga santista e encontrou Cuellar livre, na entrada da grande área, que meteu no ângulo, ainda triscando na trave. Um gol de volante que sabe jogar bola, que não é burocrático, que tenta um passe vertical e que sabe chutar. Ganha o futebol, ganha o Flamengo!

A utilização do Cuellar foi negligenciada no ano passado, mesmo Arão empurrando com a barriga as últimas 10 partidas do campeonato brasileiro. Não deu para entender esse subaproveitamento do volante colombiano. Agora vem tendo uma sequência mínima e mostrando que tem muito futebol. Demonstrou também ter cabeça para superar o injusto tempo que não teve oportunidade e agora a titularidade é mais do que justa.

2 comentários:

CBM disse...

Não dá é para entender Márcio Araújo continuar titular. Ele é deixado livre pelos adversários. Em 3 arrancadas todas elas terminaram de forma bisonha, a última ele ainda reclamou com o Juiz, deve ter reclamado "O juiz fui derrubado pela bola"!!!
Fora Márcio Araújo. Fora Zé Ricardo que escala Márcio Araújo.
Quero ver tirar o Cuellar domingo, será o que o Zé Ricardo gostou deste gol?????

Anônimo disse...

Também tenho pensado muito nesse assunto de o porque o ZR não tira o MA, e só cheguei a uma conclusão, que ele está tentando achar uma melhor formação para que o time não fique tão exposto, e para isso, continua mantendo o MA até encontrar, é nítido que a cada partida o desempenho dele diminui e não só isso, como também a importância dele no esquema de jogo, mais enquanto isso, o time continua "jogando" com 10 jogadores, mais enquanto o ZR não se sentir seguro e acreditar que não precisa mais de um jogador "apenas" para defender, que tem apenas a velocidade para tentar parar os contra ataques do time adversário, ele não vai tirar o MA (exemplo do contra ataque nos gols do Fluminense na TG, Avaí e Fluminense no BR).
Não vejo uma outra resposta para a insistência do MA tendo o Rômulo no banco, na quarta ele já tentou uma formação menos dependente dessa cobertura, que particularmente não vejo acontecendo com tanta frequência, pelo contrário, são raras, mais acho que ele entende que se não tiver o MA o time tome um gol dessa forma, como já tomou e quando não é gol sai o penalty e onde estava o MA?).
A meu entender, ele está arrumando os meias de frente e os homens de trás, para depois acertar esse meio (não me pergunte o porque) com a entrada do Rômulo quando ele acreditar que o time não está mais tão exposto a esses tipos de jogadas.
Acredito que não deva demorar muito tempo para isso, o time que jogou contra o Santos foi quase perfeito tanto na marcação quanto no ataque, e o MA foi quase uma peça nula em ambos os sentidos, não estou lembrando de nenhuma jogada onde ele foi "fundamental" no jogo, nenhum desarme que se não fosse por ele seria gol ou algo parecido, pelo contrário, mais uma vez ele fez uma partida pífia, bom jogador para compor o elenco, mais não para ser titular.
o Zé só está esperando o momento certo para lançar o Rômulo e fechar o elenco, ainda precisa acertar os posicionamentos de 2 jogadores que estão chegando agora, ER e Geovânio, depois que o time estiver acertado, ele deva colocar o Rômulo de titular e fechar os 11.
Quero deixar bem claro que isso é a minha opinião e puro achismo, porém, existe uma lógica pelo menos.
Não concordo com esse pensamento caso realmente seja o que se passa na cabeça dele, até pq isso só possa acontecer faltando metade do campeonato ou até menos, e é um desperdício deixar um jogador que pelo que a impressa vem informando está pedindo passagem a algum tempo já só por causa do medo.