sexta-feira, 19 de maio de 2017

Libertadores 2017: Flamengo eliminado. Um vexame!

O que parecia improvável aconteceu, e o Flamengo passou novamente vexame ao ser eliminado pela terceira vez seguida na fase de grupos da Libertadores.

Aos 29 minutos do segundo tempo, os gols praticamente simultâneos de empate do San Lorenzo e do Atlético Paranaense eram um prelúdio do que estava por vir naquela quarta-feira.

No Chile, a equipe do Paraná virou o jogo, depois levou ainda o empate, mas brigou pelo terceiro gol e conquistou a segunda vitória fora de casa na competição. Só não venceu no Maracanã.

Ou o Flamengo segurava o empate ou estaria eliminado. Eis que faltando um minuto, aos 47 do segundo tempo, levou o gol da virada e, precocemente, à exemplo de 2012, de forma vexaminosa e no minuto final, nem chega às oitavas de final da Libertadores.

Zé Ricardo armou a equipe com Gabriel de meia, Éverton e Berrío nas pontas e Guerrero na frente. Foi um primeiro tempo aparentemente controlado. O Flamengo encontrou seu gol novamente nos pés do iluminado Rodinei.

Entretanto, depois, praticamente não ameaçou o gol adversário. Em contrapartida, anulava o San Lorenzo, que era perigoso apenas nas bolas paradas e nas inúmeras faltas marcadas pela arbitragem. Mesmo assim o Rubro Negro administrava o jogo, conseguia reter a bola, em que pese a pouca ofensividade.

Foi o pior primeiro tempo da equipe jogando fora de casa na Libertadores, porém, pela primeira vez foi para o intervalo vencendo por 1 x 0.

No segundo tempo o San Lorenzo voltou mais perto da defesa Rubro Negra e continuava com perigo nas bolas paradas. Muralha não passava segurança. Ao contrário de Réver e Vaz, que tiravam todas.

Aos 27 minutos Matheus Sávio entra no lugar de Berrío. Dois minutos depois o jovem jogador perde uma bola dominada, permite o cruzamento na área e a equipe argentina empatou a partida.

Após o gol, o San Lorenzo teve inacreditáveis 72,4% da posse de bola. Depois dos 40 minutos pulou pra 82%. Sem Bérrio e Éverton, o Flamengo ficou encurralado na defesa rezando para o jogo terminar.

O filme da eliminação dolorida de 2012 estava na cabeça da torcida. E foi cruel. Muralha ainda fez uma grande defesa, que parecia ser a da classificação, porém falhou na virada. Foi inacreditável.


******************


Se não bastasse a eliminação, foi duro ouvir o discurso oficial do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, afirmando que "foi apenas um jogo". Pela terceira vez seguida, a segunda sob o comando da atual gestão, o Rubro Negro nem chega nas oitavas de final e tudo parece tranquilo, nada de errado e que foi apenas uma derrota. Beira o inacreditável.

Para aumentar a vergonha, deve ser a única equipe brasileira a sair da Libertadores ainda na fase de grupos. Até o Botafogo chegou lá.

Isso com quase meio bilhão de reais de receita. Uma das equipes mais ricas e com orçamento mais caro do futebol não consegue sequer um empate fora de casa.

Onde entra a responsabilidade do diretor remunerado Rodrigo Caetano? O próprio Bandeira é o vice-presidente de futebol. Dos reforços contratados no começo de ano, apenas o Trauco joga.

Na decisiva partida de quarta, Gabriel foi o substituto de Diego. Conca não se recuperou há tempo, o que já era previsto.

Só com os estrangeiros Mancuello, Cuellar, Donatti e Berrío foram gastos R$ 36 milhões.

Os reservas de Éverton e Berrío mais confiáveis são Trauco e Rodinei.

Outra coisa que não parece bem é o Departamento Médico, sucesso no ano passado, mas que esse ano tem tido diversos jogadores. Berrío e Vizeu estão vetados para amanhã. Rômulo demorou para voltar.

Não sou a favor da demissão do Zé Ricardo, enquanto Fred Luz, Caetano e o presidente Bandeira continuam tocando o futebol.

48h após a eliminação não há nenhuma movimentação no sentido de mudança radical no futebol. Ou mínima que fosse.
Realmente para a gestão atual foi apenas um jogo e mais uma eliminação na conta.

Pois bem, são dois jogos seguidos agora contra o Atlético-GO: amanhã pela segunda rodada do Brasileiro e na quarta pela decisiva partida de volta das oitavas da Copa do Brasil.

O clima ainda é de luto, foi duro é dolorido escrever esse post. A decepção é gigantesca.
Espero que pelo menos os jogadores superem.

9 comentários:

Anônimo disse...

O maior culpado dessa eliminação e o Rodrigo Caetano,que fez um planejamento pífio,não tem como o Flamengo conquistar uma libertadores com jogadores como:Márcio Araújo,Gabriel, Leandro Damião e Rafael Vaz.
Fora os milhões jogados no fracos.Do que adianta ter milhões se não sabem investir o dinheiro!!

Barreto disse...

Zé Ricardo foi mal neste jogo e isto foi uma das razões da eliminação do Flamengo. Na minha opinião esta eliminação foi apenas antecipada. Este time não tem alma e nem qualidade técnica para ir muito longe nesta competição. O Flamengo tem um goleiro ruim, um zagueiro fraco, um jogador muito bom( Diego) e outro bom jogador ( Guerreiro) mas o restante é composto de jogadores medianos. Como disse o Zico, este elenco está sendo supervalorizado. Não vejo qualquer técnico disponível no Brasil em vantagem sobre o Zé Ricardo. Para realmente disputar uma libertadores é necessário ter alma, nível técnico e liderança, qualidades que o Flamengo está muito longe de possuir. O Bandeira não pode acumular o cargo de vice de futebol. É necessário ter alguém nesta função, que entenda de futebol, para fazer cobranças junto a comissão técnica e ao departamento de análise de desempenho que tem sido responsável por várias contratações ruins.

Caio Badaró disse...

Vexame completo. Disputar uma libertadores com Réver (até acho bom jogador, mas atualmente não pode ser titular absoluto), Rafael Vaz, Márcio Araújo, Gabriel (!?), Matheus Sávio, Damião, Arão, Éverton (os dois últimos bons jogadores, mas que também não podem ser titulares absolutos...), é uma vergonha.

As contratações dos estrangeiros me parecem extremamente mal feitas também. Podem até ter certa qualidade técnica, mas são sempre contratados mais pelo nome, por uma fama, uma fase, gastando milhões. Vão colocar a culpa no software... Segundo um amigo meu, o nome do software é "Me engana que eu gosto...". As contratações de gringos no Flamengo só não são piores do que as do Vasco. Até o Fluminense contratou melhor!

O Zé Ricardo foi mal nesse último jogo. Mas como um elenco dos mais caros da Libertadores entra com as opções desse último jogo? Os jogadores titulares deveriam ser apenas opções... Time com uma intensidade muito baixa para quem pretende ganhar grandes campeonatos. Como o blog comenta há muito tempo, os atacantes (!!!!) que jogam pelos lados não fazem gol, muitas vezes nem entram na área!

Enfim, mais um vexame internacional... E o presidente acha tudo normal...

Para finalizar: alguém tem dúvidas de que inevitavelmente haverá falha do MA, Vaz ou Réver, em um jogo decisivo? Sugiro que mentalizem esses três nomes 10 vezes e pensem num time campeão da Libertadores... É impossível!

Anônimo disse...

Começou a caça às bruxas! Calma amigos.

Pedro Ferreira disse...


O grande sucesso esportivo dessa gestão chama-se esportes olímpicos. O basquete perdeu esse ano, mas antes havia ganho absolutamente tudo. Por que não colocar o VP e o Diretor de Esportes Olímpicos no futebol ? Pior do que fizeram até agora em termos de resultados esportivos no futebol não irão fazer.

Vinícius Prado disse...

Pedro Ferreira,
se colocar outros no comando do futebol os méritos do sucesso serão deles. Entendeu?

A chapa azul acha que só dinheiro dá pra ser campeão. Tem que ter alguém que entenda de gente, que entre no vestiário e motive/exija dos jogadores. E que saiba contratar. Nenhum desses executivos sabe fazer. Não contratam ninguém pra fazer isso, continua essa bananice.

O Flamengo investiu não sei quanto em um tal de CIM (centro de inteligência de mercado). É para ver quais jogadores são bons para contratar.

O CIM deu certo? NÃO!!!

Precisa perguntar a um computador se vale a pena contratar o Elias? O que computador entende de garra, de vibração?

Quer contratar? Olha para o jogador. Não pergunte a uma máquina, seu estúpido! rs.

CBM disse...

Culpar dirigentes, diretores ou pedir medidas ou mesmo falar mal das contratações e fugir do real culpado pela eliminação que atende pelo nome de Zé Ricardo.
Ele é o responsável pela eliminação. Ele que escala e treina o time. Ele que é limitado. Um velho técnico, com conceitos ultrapassados e limitados com idade jovem.
Só sabe jogar de poucas formas e utilizando jogadores limitados em geral de condução de bola e de velocidade.
Foi Zé Ricardo que escalou 3 cabeças de área contra a Univerdidade Católica e Atletico-PR(duas derrotas) foi ele que botou 3 cabeças de área quarta-feira e depois 3 zagueiros só para segurar o jogo abdicando do ataque. Foi ele que está queimando o Mateus Sávio como o Luxemburgo queimou o Mateus, agora no Sporting de Lisboa. Uma repetição de burrices que o Luxemburgo fez naquele Atletico-MG 4x1 Flamengo em 2014 parecia que estava vendo aquele jogo com os mesmo erros.
Donatti era destque no Rosário Central e bem conceituado na américa do sul, contratado foi arrasado por Zé Ricardo. Cuellar era sempre convocado para seleção Colombiana, não joga para Márcio Araújo jogar o seu futebol limitado.
Berrio já está virando bonde?????
Tudo isso culpa da diretoria. Falaram acima de Elias, alguém acha realmente que nosso técnico escalaria Elias e Willian Arão no mesmo meio campo????? A não ser jogando com o ultrapassado e velho esquema com 3 cabeças de área????
Mancuello, não joga, Zé Ricardo é o matador de meio campistas só o Diego joga com ele. Até quando o Trauco joga no meio ele substitui ele...
No início da temporada o Roger Machado estava dando sopa, era quem poderia mudar um pouco as coisas no Flamengo, enquanto o Flamengo renovou com Márcio Araújo ele permitiu que o Atletico-MG liberasse o Leandro Donizetti, Roger Machado fez Douglas, Maicon, Luan jogarém um grande futebol, mas agora temos que sofrer com um técnico limitado e fraco que os jogadores adoram.
O Flamengo precisava de alguém que realmente mudasse as coisas os conceitos de futebol e o aproveitamento de jogadores como Marcelo Bielsa, mas isso é só um sonho, a realidade brasileira são técnicos realmente muito fracos que jogam sempre de forma limitada e comentendo sempre os mesmos erros, talvez que esteja saindo fora do Clichê é o Roger Machado e o Jair Ventura, o do Corintinhans também parece estar fazendo coisas diferentes com um time bem limitado.

Barreto disse...

CBM, a sua análise peca pela incoerência. Para você o Zé Ricardo é o real culpado pela eliminação e esta culpa tem origem em erros recorrentes, como vocé detalha. Ele não deveria ter ser cobrado por algum dirigente sobre estes erros persistentes e recorrentes? A diretoria tem muita culpa, simples assim.

João Paulo disse...

O Zé Ricardo apesar de algumas mancadas é o menos responsável pelo fracasso na Libertadores. Fora que, esse time só começou a jogar bem depois que ele assumiu. O grande problema é que ele dispõe de alguns grandes jogadores e outros bem medíocres, no entanto, diretoria e mídia criam uma expectativa como se o elenco só tivesse craques. O Tostão (sempre ele) escreveu uma coluna ano passado sobre esse lance dos times brasileiros abonados contratarem um monte de medíocres e depois não sabem o que fazer com eles. O Palmeiras também vai nessa linha, a diferença pro Flamengo são as conquistas da Copa do Brasil e do Brasileirão..
Curioso o caso do ex Fla, o zagueiro César Martins que foi achincalhado em Portugal. É importante lembrar que o Flamengo contratou esse zagueiro pra substituir o Bressan, que o Flamengo resolveu devolver ao Grêmio porque os gaúchos pediram. O César chegou e foi um desastre. Um ano depois, quando o contrato dele estava terminando o Flamengo só não renovou porque tinha que pagar uma grana preta pra ficar com ele em definitivo, caso contrário teria renovado. Como se isso tudo já não bastasse, a diretoria ainda resolveu homenageá-lo. Ficaram com o Cadu em 2014 quando já podiam devolvê-lo, renovaram com o Gabriel, Leandro Damião etc. No futebol quando a gente faz tudo certinho já é difícil ganhar, quando faz tudo errado.....