quinta-feira, 20 de abril de 2017

Sobre o verdadeiro campeão brasileiro de 1987: Clube de Regatas do Flamengo

No insuportável assunto sobre o campeão brasileiro de 87, qualquer decisão judicial vira irrelevante diante do que se viu dentro de campo. Reconhecer ou não pouco significa em função do fato histórico.

Parece insuficiente explicar que a CBF não tinha dinheiro para organizar o campeonato brasileiro daquele ano, que os clubes se organizaram e formaram uma liga, que a competição foi um sucesso de patrocínio, televisão e público, que a CBF tentou intervir para uma mudança absurda do regulamento, prevendo o cruzamento entre os finalistas da série A e B para o verão de 1988, que nenhum dos clubes aceitou essa decisão, que não foi uma escolha isolada do Flamengo, visto que nem o Inter decidiu participar daquele quadrangular patético

Quem ergueu a taça de campeão foi o Flamengo, quem comemorou o título brasileiro foi a Nação Rubro Negra. Comemorar decisão de Tribunal é tão vergonha alheia que chega a constranger.

O que mais impressiona nessa história são os próprios clubes que se uniram em 1987 para formar o então Clube dos 13, que disputaram os jogos contra o Flamengo pela série A e agora não reconhecem o que acordaram.

Há exceções. Paulo Odone, presidente do Grêmio, afirma que a decisão de não disputar o quadrangular não foi apenas do Flamengo, mas uma decisão dos clubes, que se rebelaram contra a CBF naquele ano:


Por fim, dois pontos: horrorosa a cobertura do jornal O Globo sobre a decisão do STF.


Comparativo com o jornal paranaense, Gazeta do Povo:


Que ainda contou com uma marretada pesada, finalizando com: "O Sport que fique com o rótulo, o Flamengo tem a fama".


Tirando um ou outro, nenhum dos clubes que disputou o campeonato de 1987 teve a decência e honra de pronunciar a favor do verdadeira campeão daquele ano. Porém, depois choram que o Flamengo só pensa nele, que não pensa nos co-irmãos, que só pensa nas cotas de televisão. E espero que seja esse o caminho, pois, tudo que puderem fazer para diminuir o Rubro Negro, os adversários farão.

3 comentários:

Anônimo disse...

André,
Perfeita as palavras, penso da mesma forma!
O Flamengo tem que passar por cima mesmo, é o maior, o de mais torcida, o mais estruturado financeiramente no momento e que não depende de ninguém para ser Flamengo.
A diretoria só precisa dar o passo final e construir o seu próprio estádio e já era, e em menos de 10 anos o Flamengo será a potência mundial que todos dizem que "pode ser" mais ainda não é.
Parabéns!

DAVID disse...

Flamengo sempre foi o trem pagador. Encheu o rabo de todo mundo de dinheiro as suas custas. Nunca teve apoio de ninguém e sempre que puderam colocaram o pé na frente pra derrubar o Flamengo. Temos que continuar no caminho do crescimento constante e quem quiser que venha comer nossos restos.Temos a maior cota de TV ? Sim, e ainda é pouca em razão de vendermos mais pay per view que os outros, porque temos mais share de televisão durante nossas transmissões e porque a publicidade paga muito mais cara durante nossos jogos. Devemos ser parceiros na administração do Maracanã ? Precisamos na verdade ter o nosso estádio, essa é a maior vergonha do nosso clube. Somos imensos e não temos um estádio próprio. Mas se o caminho nesse momento for o Maracanã que sejamos os protagonistas. Qualquer cego e bêbado sabe que sem o Flamengo a opção é a implosão. Não precisa de matematico pra ver isso. Na Espanha os outros times se rebelaram contra as cotas de TV e então o Barcelona e Real Madrid falaram " ok, então nossos jogos só vão ser televisionados pela internet pra nossos sócios torcedores . Imediatamente o valor da publicidade do campeonato espanhol caiu 60% e tiveram que rapidamente voltar atras e ainda pedir desculpas aos dois times. Acho que muitos times ainda ganham muito mais do que merecem e que produzem na espuma do Flamengo.

Claudio disse...

Flamengo Campeão Brasileiro série A de 1987.

Sport Campeão Brasileiro série B de 1987.

Você só pode ser campeão de campeonato que disputou.

Parabéns ao jornal Gazeta do Povo do Paraná. Mostrou inteligência e coerência.

Vamos Flamengo!!!