sábado, 28 de janeiro de 2017

Estadual 2017: Flamengo 4 x 1 Boa Vista


Na estreia da Taça Guanabara, primeiro jogo oficial do ano, o Flamengo conquistou a primeira vitória na temporada ao derrotar o Boa Vista por 4 x 1.

Não é para criar grande expectativas, mas para acalmar os ânimos após duas derrotas em amistoso da pré-temporada.

O primeiro tempo foi bem ruim. Pouca força ofensiva, Guerrero bem isolado e recebendo só passes longos. Os pontas do 4-2-3-1 - Mancuello pela direita e Adryan pela esquerda pouco se aproximaram do peruano. Arão seguia mal, errava na saída de bola e não participava do ataque.

Diego se movimentava bastante, ajudando na saída de bola, sempre buscando a melhor opção do passe.

Entretanto, a equipe seguia espaçada. A única jogada que restava era os cruzamentos. E Trauco foi o nome: nos primeiros minutos tinha achado um que quase resultou no gol do Mancuello. Na segunda vez encontrou Guerrero que cabeceou de forma certeira pro gol.

Mas o peruano, como já esperado, sofria na defesa, especialmente porque Adryan não o ajudava na recomposição. Por vezes ficava no 2x1. Nos cortes rasteiros foi bem, entretanto, no cruzamento, falhou.

No segundo tempo o time voltou o mesmo. Passou por problemas na defesa para segurar a velocidade do Boa Vista, que aproveitava os erros da saída de bola Rubro Negra.

Foi novamente nos pés do Trauco, agora com o Mancuello mais centralizado e próximo da área, perto do Guerrero. Após ótima troca de passes tramada por Trauco - Guerrero - Mancuello - Trauco, que finalizou com categoria.

Zé Ricardo resolveu então tirar Adryan, colocar Mancuello na esquerda e Rodinei pela direita, fazendo uma espécie de cosplay do Berrío, recém contratado. E foi uma ótima sacada.

Todos cresceram no jogo e a marcação ajeitou. O treinador destravou um Flamengo lento e previsível que vivia de bolas na área. As jogadas em profundidade que não aconteciam com Mancuello, por razões óbvias, multiplicaram com Rodinei e Pará. E pela esquerda, fechando pelo meio e ficando mais perto da área, Mancuello crescia de produção e criava boas jogadas.

O terceiro gol veio em escapada do Rodinei pela direita, que encontrou Guerrero livre na área para fazer 3 x 1.

O time seguia organizado, mas a marcação ainda falhava. Muralha fez uma defesa sensacional e impediu o segundo gol do Boa Vista, após novo erro do Trauco pelo alto, e com Réver e Vaz olhando os atacantes.

Pela esquerda, com Mancuello, Trauco deu outra assistência para Diego fazer o quarto gol.

Dias após a saída do melhor lateral do último Brasileiro, o novo contratado para a posição termina o jogo com duas assistências e um gol, apesar dos problemas defensivos. Em 2016, Trauco terminou o ano com nove assistências e um gol.

É uma ótima notícia, mas já é bom o Flamengo se preparar com um substituto para futuras convocações da seleção peruana.

Futuramente pode até jogar avançado, fazendo o que o Rodinei fez pela direita. E alguém que proteja a lateral.

Muito bom o Guerrero já iniciar a temporada com dois gols, e em um time organizado, mais próximo dele, com alguém para dialogar, cresce de produção.

Respira o Flamengo, depois de uma semana absurdamente ruim!


Um comentário:

Anônimo disse...

Guerrero também marcou dois gols na estreia do ano passado - Galo, pela Primeira Liga. No jogo seguinte, fez mais um, na abertura do Estadual (acabou 1x1 - não lembro contra quem).

Abração!
Gomide.