sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Brasileirão 2016: Fluminense 1 x 2 Flamengo


Novamente foi um Fla x Flu que honrou a tradição: nervoso, polêmico, mas que no final acabou sendo justo. Com a vitória Rubro Negra por 2 x 1, o time continua na cola do Palmeiras, que empatou com o Cruzeiro em 0 x 0 e a diferença está de apenas um ponto faltando oito rodadas.

E o clássico tem sua história: no primeiro turno o Flamengo jogou bem e perdeu após um gol contra do Arão e falha do Vaz. Desta vez o gol contra e a falha foram da defesa tricolor.

Dentro de campo: outra vez o Flamengo não jogou bem. Conseguiu um gol logo no começo e depois sofreu muito porque recuou e não encaixou seu contra-ataque.

Allan Patrick que sempre entrava bem no segundo tempo e conseguia segurar a bola, desta vez ficou perdido diante da velocidade que o jogo estava. Deve voltar a ser opção para os últimos trinta minutos. A bola não parava no meio de campo e o Fluminense, precisando do placar, pressionou de qualquer forma, sem muita organização.

O gol não saiu no primeiro tempo por falha no passe final, porém já no começo da segunda etapa a zaga não segurou, em falha do Rafael Vaz.

O Flamengo, no entanto, conseguiu o segundo gol graças à falha grotesca da defesa e Fernandinho, novamente ele, foi decisivo e oportunista para colocar o Rubro Negro mais uma vez na frente.

Zé alterou bem, tirando Allan Patrick e entrando com Éverton, mas poderia ter optado por Mancuello no lugar do Fernandinho e não o inútil Cirino. Se tem um jogador que o Zé não conseguiu recuperar, foi o Marcelo Cirino.

Émerson entrou e jogou bem. Foi importante nas escapadas pro ataque.

A parte extra-campo lamentável foi a vergonhosa atuação da arbitragem, especificamente do juiz Sandro Meira Ricci. Após a cobrança de falta imediatamente o assistente levantou a bandeira assinalando impedimento. O árbitro também na mesma hora confirmou. Sem explicação, após pressão dos jogadores tricolores, o juiz voltou atrás e validou o gol.

É evidente que em tempo de comunicação imediata, qualquer celular com internet é capaz de verificar que impedimento foi clamoroso. E o banco do Flamengo foi pressionar a arbitragem para confirmar a marcação inicial.

Houve interferência externa? É provável, mas no mundo de hoje qualquer notícia que ocorre dentro de campo os personagens envolvidos ali mesmo já tomam conhecimento, seja por informação dos repórteres, comissão técnica e até mesmo um gandula pode revelar se o juiz errou ou não.

E por pouco não vimos um juiz estragar um campeonato se validasse um impedimento fácil de marcar.

É preciso definir quais situações o recurso do vídeo será utilizado, pois tem muita gente boa por aí, por exemplo, afirmando que o Réver estava impedido no primeiro gol, sendo que ele não participa da jogada ou, se participa trombando com o goleiro, foi graças à marcação que o empurrou.

Se o analista deste vídeo flagra e analisa uma fotografia, verifica sim que o zagueiro Rubro Negro estava à frente, mas no vídeo, com o lance em andamento, de forma alguma o Réver participa da jogada. E novamente: se participa, é porque foi empurrado.

E agora à tarde/noite tivemos as entrevistas patéticas do presidente do Fluminense e, vejam vocês, do Palmeiras. que não tem a ver com a história. O que fica evidente que o alviverde já sentiu a pressão de ver o Flamengo novamente pressionando a liderança.

Nenhum comentário: