sábado, 10 de setembro de 2016

Brasileirão 2016: Vitória 1 x 2 Flamengo


O Flamengo conseguiu a quarta vitória consecutiva em cinco partidas no segundo turno e empatou em pontos com o Palmeiras na liderança: 46 pontos, ao derrotar o Vitória, fora de casa por 2 x 1.

E liga o secador na rodada deste domingo.

Novamente uma vitória de virada. É um Flamengo diferente, que não se abala com o gol sofrido, que não se perde na adversidade. Foi assim nos três últimos jogos: Figueirense, Ponte Preta e o Vitória neste sábado - em todos os time sofreu gol, mas manteve a frieza e a confiança em busca do resultado positivo.

Neste sábado o Flamengo passou por dificuldades no começo da partida. Pelo menos por 30 minutos, o Vitória dominou. Com menos de cinco minutos Muralha havia sofrido três chutes.

A primeira boa jogada foi com Jorge invertendo para Fernandinho na direita. Mas o ritmo era mais cadenciando. O Vitória era mais emoção e se lançou ao ataque para sair da zona de rebaixamento.

Aos 21 minutos os donos da casa abriram o placar numa bola despretensiosa cruzada na área, e depois se fecharam com duas linhas de quatro. Até então os laterais do Flamengo apoiavam pouco e não participavam das triangulações com os pontas.

A primeira aparição do Pará foi aos 39 minutos. O Vitória chegava com perigo, Muralha fez boa defesa, porém foi aos 43 minutos, na primeira tabela que fez Pará ir à linha de fundo, colocar na cabeça do Fernandinho e empatar a partida.

O começo do segundo tempo foi ruim, com erros dos dois lados. Zé Ricardo tirou Fernandinho, manteve Gabriel e entrou com Allan Patrick.

Na quarta foi o Mancuello, neste sábado foi o Allan Patrick, e foi assim que o Flamengo dominou o meio de campo e criou as melhores chances, e mais: fez Diego ter com quem jogar e dividir a marcação pesada.

Aos 14 minutos, em ótima assistência do Diego, o Flamengo virou com gol de Gabriel.

Allan Patrick entrou bem, caindo como meia na esquerda, prendendo bem a bola e ajudando Diego na troca de passes e no amplo domínio no meio de campo, que ficou mais evidenciado após a expulsão do Diego Renan aos 27 minutos.

Era uma cadência misturada com efetividade, pois foram criadas boas oportunidades - todas perdidas. O que rendeu tensão até o final.

Nos últimos dois jogos os pontas fizeram gols. Antes zerados, agora decisivos. Era o que o time precisava para consolidar a boa fase. Méritos do Zé que descobriu reforços dentro do próprio elenco.

Detalhe: nas últimas quatro partidas do Brasileiro o Flamengo finalizou média de 16 chutes. E rotulavam o Zé de retranqueiro.

3 comentários:

Cadu Rollo disse...

Excelente vitória, muito importante.

O detalhe do time não se abalar com gol sofrido é verdadeiro e importante, pois até pouco tempo tínhamos um sério problema com isso.

Ainda continuo discordando de algumas escalações e mexidas. Como você mesmo falou, o time é claramente melhor e mais organizado com Alan Patrick ou Mancuello jogando junto com Diego. São jogadores com inteligência de jogo e passe diferenciado.

Ainda acho que temos coisas a corrigir, mas é fato que o time tem evoluído (e vencido), isso que importa.

Vamos que vamos.

Anônimo disse...

Um fator muito importante para um time ser campeão é ser capaz de virar jogos e isto vem acontecendo com o Flamengo!
Planejamento, dedicação tática e saber jogar de acordo com seus adversários são outros fatores também muito importantes, que o nosso jovem treinador vem, dia a dia, juntamente com o elenco, se esmerando ao máximo!
Temos de volta nosso antigo Flamengo!!!
Saudações rubro-negras
MDaemon

Anônimo disse...

11 de setembro de 2016!
Neste data começou a ruir o domínio paulista sobre os Campeonatos Brasileiros de Futebol!!!
Saudações rubro-negras
MDaemon