quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Brasileirão 2016: Flamengo 2 x 1 Ponte Preta


Uma das vitórias mais marcantes do Flamengo neste campeonato. Pra ser campeão não precisa jogar bem todas as partidas, mas tem que vencer mesmo jogando mal.

A Ponte Preta valorizou demais a vitória Rubro Negra, sofrida, suada, com gol aos 44 minutos do segundo tempo, novamente do Fernandinho, para manter o time na cola do Palmeiras e abrindo sete pontos da zona de classificação para a Libertadores.

Zé Ricardo manteve a mesma equipe do jogo contra o Figueirense. E o começo foi muito bom, pressionando a marcação e povoando a defesa da equipe paulista. Foi premiado com o gol de Gabriel logo aos 13 minutos.

Esse esquema tem funcionado quando o Flamengo joga justamente assim: avançando a marcação e buscando as triangulações com os laterais. Entretanto, quando faz 1 x 0 e recua para tentar o contra-ataque não funciona, por incrível que pareça, mesmo tendo jogadores velozes.

A partida só não foi idêntica ao jogo contra a Chapecoense porque a Ponte Preta perdeu dois gols na cara do Muralha.

O adversário jogava melhor, criava chances pelo miolo do campo e aproveitava-se da esfriada de jogo do Flamengo, que abusou dos toquinhos pro lado.

Guerrero fez falta pra segurar a bola no ataque após os vários chutões. A bola praticamente não parava no ataque e a vitória de 1 x 0 na etapa inicial foi lucro.

O adversário anulou os laterais, matou o jogo do Éverton e descobriu o ponto fraco: a marcação no meio com o Márcio Araújo.

Zé mudou no intervalo com a entrada do Cirino no Gabriel. Mas pouca coisa mudou. A Ponte seguia melhor e o gol de empate veio ao 21 minutos da segunda etapa.

Márcio Araújo apenas acompanhou, nem esticou a perna pra bloquear o chute, não acreditou.

Entretanto, novamente o Flamengo conseguiu sair de uma situação adversa. Não se abalou após o gol. Zé Ricardo foi para o tudo ou nada, tirando Márcio Araújo e colocando Mancuello - que entrou bem.

Arão cresceu na primeira volância. Segundo o footstats, foi o jogador mais acionado em campo e o que mais desarmou, assumindo a liderança nesse quesito com 75 desarmes em todo o campeonato.

Fernandinho entrou. E por pouco o rei de Cariacica não marcou de cabeça em cobrança de escanteio. Mas aos 44 minutos pegou rebote da bicicleta do Diego e derrubou o Kleber Andrade, que viveu uma festa inacreditável e emocionante.

Por falar nisso: não tem explicação tirar o jogo contra o Figueira do Espírito Santo. O Flamengo achou sua casa, o ambiente é de campeão e de superação, não tem porque levar para o Pacaembu, mesmo que seja para poupar de mais uma viagem.

O que o time já andou de aeroporto neste campeonato não está no gibi, então não é hora de tirar um jogo decisivo do ambiente onde as vitórias estão acontecendo e os jogadores criaram identificação.

Espero que essa decisão seja revista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bom termos nosso Flamengo de volta! Já não sabia mais como torcer, tantas derrotas ao longo dos anos acumulávamos!!!
CRF é Clube de futebol para ser Campeão Mundial de dois em ou anos!!!
Saudações rubro-negras
MDaemon

Anônimo disse...

CRF é Clube de futebol para ser Campeão Mundial de dois em dois anos ou menos!!!
SRN