domingo, 19 de junho de 2016

Brasileirão 2016: Flamengo 2 x 2 São Paulo


Foram 64% de posse de bola contra 36% do São Paulo. Foram 28 chutes contra apenas seis do tricolor do Morumbi. Foram 442 passes corretos (89% corretos) contra 258 da equipe paulista.

O Flamengo amassou o atual semifinalista da Libertadores, jogou de forma intensa e bem organizada, mas o gosto da vitória que escapou pelas mãos vai ficar.

Seja pelo gol perdido do Vizeu, pela bola na trave do Fernandinho e principalmente pelo inacreditável pênalti desperdiçado no último minuto pelo Allan Patrick, que fez outro bom jogo.

(É o segundo jogador com mais assistências para finalizações no campeonato brasileiro: 22. Só perde para o Scarpa do Fluminense com 27)

Já Bauza fez aquilo que é especialista: armou um forte sistema defensivo e jogou por uma bola no ataque.

E conseguiu duas bolas: na estabanada do Márcio Araújo e na falha do Réver, que ficou olhando a bola e não o ótimo posicionamento do argentino Calleri. Antes: falha na marcação que permitiu o cruzamento livre.

Na defesa contou com o bom trabalho do goleiro Denis - foi eleito o melhor da rodada com seis defesas difíceis, e a conclusão ruim do Flamengo.

Vizeu prepara bem suas jogadas, se posiciona de forma correta, porém tem pecado muito nas conclusões. Precisa ser trabalhado nas finalizações.

É inegável que existe um Flamengo bem mais organizado sob o comando do Zé Ricardo. Mas é inegável o estranho desprezo aos estrangeiros Cuellar e Mancuello.

O treinador tem feito um ótimo trabalho tático, mas não consigo entender Éderson ser preterido justamente contra um adversário que está com um a menos e o campo encurtado. Ele é um jogador mais técnico, pra jogar justamente em espaço pequeno de campo, ao contrário do Gabriel e Fernandinho que são afetos ao contra-ataque e jogam no espaço da defesa adversária.

Hoje, por exemplo, com um a mais, poderia ter tirado um volante e colocado o Mancuello: perigoso nas bolas paradas e esperança de uma assistência tirada da cartola.

Ampliando esse leque, tem o Canteros também que nem joga mais. É incrível que jogadores com mais talento sejam preteridos à aqueles que correm sem a mínima inteligência.

Com a vitória o Flamengo chegaria ao quarto lugar, mas continua no bolo com o empate.

Mesmo assim nao há motivo para tirar o Zé Ricardo.

Contra o Santa Cruz é fora de casa. O time tem uma das melhores campanhas como visitante e Guerrero volta. Mantendo o bom volume de jogo, a expectativa é boa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Zé Ricardo mostra que é um técnico de Junior ainda, sem condições de efetivação, o Flamengo precisa de alguém que tire a porcaria de Márcio Araújo e coloque o Cuellar, que coloque o Mancuello jogando com Alan Patrick e não fique fascinado por jogadores de lado de campo que correm muito e pensam pouco, Zé Ricardo faz parte da mediocridade dos técnicos nacionais. Já a muito tempo o Flamengo joga abaixo do potencial do seu elenco e time, culpa da diretoria??? Não culpa dos técnicos que não sabem aproveitar o que a diretoria disponibiliza, sinceramente culpar a diretoria pela ruindade dos técnicos não dá, continuaremos na reza que alguma alma iluminada consiga fazer o básico no Flamengo será o Abel??? Boa pergunta.

Marcelo disse...

Gostei do seu comentário, anônimo.

Os jogadores do ataque do Flamengo seriam titulares em qualquer time do Brasil: Cirino, Guerrero, Éverton, Sheik e demais. Falta fazer com que eles rendam o que sabem.

O José Ricardo está fazendo um bom trabalho, o time evoluiu muito, a defesa está se acertando e ele começou agora. É com ele que vamos. Ele não tem culpa se o Vizeu que está muito bem, fez uma linda jogada, ao invés de mandar um bico para o gol atrasa a bola para o goleiro. Futebol é resultado. Ganhou? A bola entrou? É gênio.

O time fez um partidaço e todos os jogadores estão de parabéns pelo esforço, empenho, dedicação e união.

Agora é buscar vencer no Arrudão.

Anônimo disse...

Marcelo, a minha crítica sobre o Zé Ricardo é o Marcio Araújo continuar a ser titular enquanto o Cuellar ser reserva, entrar ontem no time o Fernandinho, Gabriel(dureza) e Sheik voltando de contusão e não utilizar o Mancuello. Que o Zé Ricardo arma melhor o time, não tenho dúvida, apenas que ele escala um time pior que poderia, o time com isso tem resultados abaixo do que poderia.