quinta-feira, 10 de março de 2016

Direto de Barquisimeto - Final Four da Liga das Américas


Guaros fez barba, cabelo e bigode e vai disputar todas as fases da Liga das Américas de Basquete em casa. Segundo reportagem do Globo Esporte, os três times brasileiros se uniram e apresentaram uma proposta à FIBA, com sede em Mogi. Entretanto, a equipe venezuelana superou a proposta brasileira e pagou o dobro da apresentada pela Liga Nacional de Basquete: R$ 740 mil.

A declaração do diretor de competições da FIBA Americas, Javier Otero, deixa claro que ganha quem pagar mais. A questão esportiva ficou totalmente ignorada nesta escolha pela sede do Final Four.

Otero mostrou desconforto com o fato de Guaros ter sediado todas as fases da Liga das Américas e promete rever essa questão.

Três clubes brasileiros tiveram que se deslocar para outro país para a disputa do Final Four. Para Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, foi uma derrota do basquete brasileiro:

"Por isso nos unimos com Bauru e Mogi e achamos que a cidade mais viável e até mais barata seria Mogi. Abrimos mão de várias coisas e fizemos uma proposta totalmente dentro do que a FIBA desejava, mas eles preferiram Barquisimeto e infelizmente acho que foi uma derrota para o basquete brasileiro. Pela lógica, as finais deveriam ser aqui. Além do fato de termos três representantes do país, Mogi e Flamengo foram os primeiros colocados nas suas chaves e deveriam ter alguma preferência nessa escolha"

A fórmula precisa mudar. Porque não uma melhor de três partidas na semifinal e uma melhor de cinco na grande final? Quem tiver a melhor campanha, tem a vantagem de decidir mais jogos em casa.

Nenhum comentário: