terça-feira, 1 de dezembro de 2015

NBB 2015/2016: Basquete Cearense 67 x 85 Flamengo


Em mais uma partida jogando fora de casa, o Flamengo derrotou o Basquete Cearense por 85 x 67 e chegou a quarta vitória em seis jogos.

Marquinhos foi o cestinha com 25 pontos, mas três jogadores merecem atenção: Marcelinho 19 pontos em 17 minutos, Rafael Luz: 15 pontos, 5 rebotes e 4 assistências - o mais eficiente e sua melhor marca no NBB, e Robinson com 10 pontos e 5 rebotes.

O Flamengo sofreu nos rebotes: 41 x 30, mas manteve seu bom percentual de assistências: 19 pontos por jogo (a média era de 21 por partida).

É a terceira partida seguida que a defesa leva pontuação na casa dos 60 pontos. Se o ataque funcionar e fluir bem, será difícil derrotar o Rubro Negro.

Força ofensiva que foi demonstrada no primeiro quarto, abrindo 25 x 9 com dez pontos de Marquinhos.

Foi pro intervalo com 44 x 2 e fechou bem com 17 pontos de vantagem.

A equipe segue no Nordeste e enfrenta na quinta-feira a boa equipe do Vitória.

20 comentários:

Anônimo disse...

Rafa Luz é bom jogador. Basta recuperar a forma física e técnica, contribuirá bastante com a equipe. Tem um estilo bem diferente do Nico, mas se continuar melhorando o chute dará muitas alegrias.
Paulo Jr.

Barreto disse...

A média de pontos sofridos nestes 6 jogos mesmo com 2 derrotas é 69 pontos. Se considerarmos quaisquer 6 jogos da temporada passada em qualquer ordem veremos que todas as médias de pontos sofridos é bem superior a essa. Comparar o Flamengo da temporada passada com o Flamengo atual não tem muito sentido. São times de características bem diferentes e portanto com potencialidades diferentes.

Ninho da Nação disse...

Barreto. Tinha feito esse cálculos. Na temporada passada a defesa desse ano ganha, mas nos dois outros anos a defesa sofreu menos pontos nos seis primeiros jogos do que nesta temporada...rs

Joanilson disse...

Andre,

Os outros times tbm subiram muito de qualidade, talvez isso explique, querendo ou não o NBB é fraco e os times ainda eram muito mais fracos.

Ainda estou bem incomodado com esse "problema" de rebote, com o Meyinsse, JP e Mineiro não podemos perder em rebotes, os ofensivos então beira quase ao ridiculo e nesse jogo perdemos dos 2 lados, nossos pivos e o mineiro precisam tomar conta do garrafão e temos q parar de dar a segunda chance aos outros times.

Barreto disse...

O time perde rebote mas sufoca o adversário na marcação. Enquanto estiver sofrendo menos do que 70 pontos, isto não preocupa até porque o melhore reboteiro do Fla vai voltar. Vou repetir aqui: se o flamengo continuar sofrendo menos do que 70 pontos vai ganhar mais do que que 90% dos jogos restantes e provavelmente com este índice será provavelmente vencedor da competição que terá os jogos de palayoff e finais decididos em melhor de 5 jogos.

DAVID disse...

Concordo com o Barreto. Mesmo as vezes perdendo nos rebotes e sem o Olivinha que é um especialista o Flamengo vem sofrendo poucos pontos. Se o ataque conseguir fluir de maneira pelo menos razoável não tem adversário no NBB.Pra LDA tem que aguardar.

Humberto Sempre Fla disse...

Parabéns basquete do Flamengo por mais essa grande vitória!!!

Unknown disse...

O que preocupa é a queda de rendimento ofensivo do Meyinsse. Claramente ele sente a falta de um jogador que saiba infiltrar pra poder fazer o pick and roll. É um potencial absurdo o que o Flamengo vem desperdiçando. Espero que a diretoria esteja acompanhando o blog e se convença da necessidade de um jogador de caracteristicas ofensivas para as posições 1 e 2.

Ruy Moura disse...

Robinson não tem condições de fazer o pico andar Rolling com o Meiynsse?

Ruy Moura disse...

Quis escrever pick and roll

Barreto disse...

Robinson cansou de fazer isso na liga ACB. Luz também utiliza muito este recurso. Não dá para saber se essa jogada não está sendo utilizada ou se o Jerome está mal mesmo porque só vimos o jogo contra o Bauru. Para fazer o pick snd roll o jogador da posição 1 ou 2 não precisa ser assim tão ofensivo. Outro ponto importante é que Jerome está com bem menos tempo de quadra após a chegada do JP. Não sei se isso está interferindo.

Ruy Moura disse...

Valeu Barreto.

Anônimo disse...

#SRN
Barreto, eu assistir ao jogo do Flamengo contra o Paulistano e nem o Robinson ou o Luz fizeram essa jogada com o Meiynsse, não sei se por falta de oportunidades ou outro motivo, o único que trabalhou isso com ele foi o Gegê, e nas vezes que tentou, a maioria funcionou, e sim, ele hj está com menos tempo de quadra que nos anos anteriores, até mesmo pela contratação do Mineiro tb, e depois o Olivinha tb volta. Acredito que ele ainda não se encontrou nesse novo modelo de jogar do Flamengo, e isso deve estar mexendo com ele.
Hoje teremos uma nova oportunidade de acompanhar o time pela internet.
Uma pergunta que não quer calar, e se alguém souber a resposta, por favor, serei grato.
Pq a SPORTV não vem passando os jogos do NBB e ao invés disso nos bombardeia com jogos tardes da NBA?
(Será que é por causa da LSA?)

Anônimo disse...

a sportv eu não sei a rede tv vai passar o nbb neste sabado o jogo e do brasilia

Joanilson disse...

A SPORTV não transmite os jogos do NBB por falta de equipe, pois esta direcionando a mesma para o NBA, a audiencia do NBB não deve estar compensando os custos de deslocamento de equipe e os narradores estão envolvidos com a NBA.

Quando pensei q o basquete no Brasil iria crescer com 4 canais passando a NBA e ai aumentaria o desejo pelo NBB, fui surpreendido com o fim das transmissões pelo SPACE e o fim do canal SPORT+ da Sky.

Então hj so temos 2 canais passando NBA e nos horarios mais tarde e 1 transmissão do NBB.

Agora vai ter um alento com a REDE TV transmitindo aos sabados, o q entendo q é muito pouco, melhor q nada, sim, mas muito pouco.

Os dirigentes precisam analisar melhor essa venda do campeonato para a Globo, pois entendo ser melhor ganhar menos em cota de TV e o campeonato ganhar mais visibilidade do q ficarmos sem ver o campeonato, as transmissões pela net estão centralizadas na LDB, então os jogos principais nesse momento serão pouco transmitido.

Ter um produto e não colocar ele a "venda" é complicado.

Barreto disse...

Joanilson

Quem alega falta de equipe para transmitir mais jogos do NBB não é a Sportv e sim a LNB que transmite os jogos pela Web.

Anônimo disse...

A Globo poderia contratar alguns dos comentaristas e o próprio criador deste blog para as transmissões dos jogos do NBB e formar a equipe que está faltando. Seria show!

Unknown disse...

A Sportv não possui falta de profissionais, um exemplo claro é que ela transmite a Superliga de vôlei (que na verdade são 2 campeonatos, o masculino e feminino) e até semana passada vinha transmitindo a Liga Futsal. E todos esses eventos são transmitidos ''in loco'', ou seja, com narradores, comentaristas e equipe de produção no ginásio. O mesmo formato é (ou era) usado no NBB.

Já a transmissão da NBA é feita do estúdio, com o Roby Porto, o Byra e o filho da Sandra de Sá e talvez um ou dois operadores de áudio e vídeo que já recebem as imagens prontas direto dos EUA. Não há gastos com cinegrafistas, equipamentos, locação de transmissão via satélite, etc... É só colocar a imagem e os narradores falarem em cima. Ou seja, do ponto de vista econômico é muito mais vantajoso pra Sportv transmitir a NBA, pois o investimento é ''pífio'' e o retorno é enorme.

Ao meu ver a Sportv usou o NBB apenas como ''trampolim'' para se aproximar de seu grande objetivo, a NBA. Agora que conseguiu seu objetivo, simplesmente largou o nosso basquete. Tanto que a RedeTV já fechou um acordo para passar 20 jogos dessa temporada, sempre aos sábados e há rumores na imprensa paulista de que a ESPN também entraria na jogada a partir do segundo turno com 3 jogos por semana. E como é tradição da Rede Globo, ela simplesmente ignora qualquer competição que não pertença a ela. Com certeza a Sportv está ''abandonando'' o NBB pois sabe que os direitos de transmissão irão mudar de mãos em breve.

Imagino que para o nosso basquete seja uma boa escolha essa ida para a RedeTV e possivelmente ESPN. Embora não se possa mais contar com o enorme poder de divulgação da Globo, é essencial que a Liga tenha uma emissora que exiba o produto, mesmo que para um público mais restrito, mas que poderá influenciar outra fatia do público a acompanhar os jogos e, quem sabe, o nível de popularidade aumente de tal forma que num futuro próximo o próprio Sportv se interesse pela competição novamente.

Unknown disse...

Voltando a questão do Pick And Roll e do Meyinsse, quem viu o jogo ontem pôde perceber que nem Luz, muito menos Robinson estão conseguindo efetuar essa jogada e com isso o rendimento ofensivo do ''Grandão'' caiu e muito.

Não sei se Robinson poderá efetuar essa função quando estiver melhor adaptado (se bem que eu particularmente não acredito que Robinson irá mostrar um basquete melhor do que vem apresentando) mas ao meu ver é uma arma importantíssima que o Flamengo perde simplesmente por não ter um armador nato ou um combo guard para trabalhar junto com o Meyinsse.

Outra questão do Robinson que me intrigou muito foi seu posicionamento em quadra: ontem ficou nitído que quando jogavam ele e o Marquinhos, quem fazia a posição 2 era o Marquinhos e cá entre nós, Marquinhos na 2 só em emergência. Embora seja um jogador habilidoso, ele é muito alto e não tem a expertise para fazer essa função.

E quando o Marquinhos saia do jogo, o Robinson estranhamente ia para a posição 4, muitas vezes forçando o Mineiro e até o JP a ter que ''bater bola'' e fazer a transição da equipe (ao menos em 3 momentos vi o JP tendo que sair pro jogo batendo bola e em um momento vi o Mineiro tendo que infiltrar no garrafão do Vitória, todo desengonçado e sofrendo a falta). Isso é uma falha grave de posicionamento que ao meu ver vem da característica do jogador que instintivamente vai para aquele posição por se adaptar melhor naquela região da quadra, pois não creio que o Neto seja ''inventor'' o suficiente pra fazer isso.

Definitivamente falta um combo guard na equipe, principalmente para a LDA.

PS: a insistência do Neto com o Danielzinho é algo inacreditável. Enquanto isso Gabriel e Pedro Faria seguem encostados...

Ninho da Nação disse...

Também vi o jogo de ontem e definitivamente o Robinson não é o jogador para fazer essa função de dois, pick and roll com o Meyinsse.

E por cair na posição quatro, a nossa defesa cresceu muito, mas perde no ataque.

Precisamos acertar essa contratação pro lugar do Benite.