sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

NBB 2015/2015: Vitória 70 x 96 Flamengo


Na partida passada o Flamengo abriu 25 x 09 contra o Basquete Cearense e garantiu a vitória com boa margem de vantagem.

Na noite desta quinta-feira, novamente a equipe começou a mil por hora, abrindo o quarto inicial com 24 x 15 e indo pro intervalo com 44 x 27, após duas cestas de três seguidas do armador Gegê.

E fechou o jogo com autoridade, congestionando o garrafão e jogando de forma coletiva no ataque, para garantir o quinto triunfo em sete partidas: 96 x 70.

Após seis jogos fora de casa, a equipe Rubro Negra atuará no Rio na terça-feira, às 20h, na Gávea, contra o Caxias do Sul.

Marquinhos foi o cestinha com 21 pontos e 5 assistências. Marcelinho não estava em uma noite feliz nos arremessos, mas mesmo assim anotou 15 pontos com 4 assistências. 

JP dominou o garrafão com 16 pontos e 4 rebotes e Mineiro fez seu melhor jogo neste NBB: 15 pontos e 4 rebotes.

É o quarto jogo seguido que o Flamengo sofre menos do que 70 pontos. O Rubro Negro tem a melhor defesa do campeonato, com média de 69,14 pontos por partida, bem abaixo da sua média tradicional de 77 pontos sofridos em toda história do NBB.

A cada ano que passa a defesa com José Neto evolui. Em 2012 era de 79 pontos por jogo. Em 2013, chegada do treinador, caiu para 76, depois 75 em 2014, repetiu os 75 pontos em 2015 e agora chegou aos 69 pontos. Números excepcionais.

Mas no ataque a média de 83 pontos neste sete primeiros confrontos é a menor em toda participação Rubro Negra no NBB. 

É uma nova característica de um Flamengo que sempre foi visto com uma equipe que vencia pela força do seu ataque. Podia levar 90 pontos, mas fazia 100. Hoje a defesa está consolidada e o ataque tem condições de evoluir muito. Esse é o caminho.

28 comentários:

Barreto disse...

Queria desenvolver um tema lançado aqui pelo nosso amigo José Carlos sobre a jogada de pick snd roll com Jerome. Sei que não dá para tirar conclusões com apenas um jogo de observação. Mas ontem me pareceu que estas jogadas não estão acontecendo porque io próprio Jerome não aparece para iniciá-la e fica quase sempre mais adiantado. Pode ser até que seja instrução do Neto. Não dá para saber. Me parece que o Meynsse não está bem porque não está acertando a sua jogada de giri no garrafão com enterrada. De qualquer forma este time me agrada muito. Alterna a marcação esperando o adversário para sufocá-lo na zona morta e no garrafão ou então dobrando a marcação logo após a metade da qudra. Estou esperando duas coisas que ainda estão faltando para este time sobrar na competicao. Do Jerome espero que recupere a eficiência das suas jogadas. Do Jason espero que se solte mais e passe a ser mais agressivo e alcance o desempenho que tinha na liga ACB.

Ruy Moura disse...

Esperamos também a volta do melhor reboteiro do basquete nacional. Quando Olivinha volta?

Barreto disse...

Ruy parece que volta na próxima quinta contra o Pinheiros. Não está disponibilidade scartado voltar na terça.

Barreto disse...

Ruy


Corrigindo o comentário:


Olivinha parece que volta na próxima quinta contra o Pinheiros. Não está descartada a sua volta na terça.

Jose Carlos disse...

Barreto, creio sim que seja opção do Neto, mas ao meu ver pela falta de um jogador para auxiliá-lo... Desde o Estadual vem acontecendo isso, a pontuação do Meyinsse diminuiu sensivelmente.

Luz é um jogador de estilo mais cadenciado e Robinson ontem, em diversos momentos jogou praticamente como um ''4'',tanto que em diversas situações (eu lembro claramente de 3), JP estava batendo bola na transição pro ataque e numa outra o Mineiro teve que infiltrar no garrafão do Vitória, como um verdadeiro ala e acabou sofrendo a falta.

Como bem lembrou o André em outro post, essa ida do Robinson pra 4 fortalece a defesa, porém deixa uma lacuna no ataque e perdemos uma arma importantíssima: o poder ofensivo do Meyinsse.

Pro NBB acredito que esse time conseguirá bons resultados porém para a LDA, com equipes mais qualificadas, a contratação de um ''2'' é essencial.

Esse ano possivelmente não teremos equipes mexicanas na LDA (a federação mexicana foi suspensa pela FIBA por conta de interferência do governo no esporte) e a tendência é que as vagas sejam ''vendidas'' e um forte candidato que já aparece é o San Lorenzo, que montou um timaço.

DAVID disse...

Ontem vi o jogo todo e o Flamengo dominou completamente o Vitória. Depois que abriu 20 pontos controlou tranquilamente o jogo. tirando um lampejo do Marquinhos e do Marcelinho não vamos ver muitas jogadas plásticas essa temporada mas o time é muito eficiente. Impressionante como incomodamos na marcação e toda vitória começa pela defesa.Ontem o Vitória não passaria de 60 pontos mas com a entrada dos reservas o Vitória fez 10 pontos em um minuto e meio.Fica claro que se colocarmos esses garotos com menos de 20 pontos o Flamengo bota o adversário no jogo novamente. Tirando o Jorge que entrou com personalidade até tomar um toco pesado, o resto parece ate pelada de fim de semana. E como a suspensão fez bem ao Marcelinho, assumiu outra função e realmente está agregando muito ao time.

Barreto disse...

José Carlos

Respeito demais a sua opinião mas não concordo. Penso que O Jerome não está bem, basta ver que dentro do garrafão não tem feito mais uma das sua jogadas características que o giro rápido com enterrada e que não tem tentado mais os seus bons arremessos de curta distância.O Luz cansou de fazer esse pick and roll com o Augusto Lima no Pan. Um jogador cadenciado pode perfeitamente fazer esta jogada. Também não enxerguei o jogo como você. Vi que o Robinson assumiu em boa parte do jogo a posição 3 com o Marquinhos na 2, mas não vi o Robson ocupando com constância a posição 4. Até o Gegê e o Marquinhos,ontem, fizeram jogadas de pick and roll com outros pivôs. Não sei a razão, mas o Jerome não está bem e está se atrapalhando até mesmo com a bola na mão. Sou favorável a contratação de um jogador para a posição 2, mas para vir do banco a não ser que seja um daqueles jogadores de altíssimo o nível para o padrão da América Latina , como o Leandro Garcia Morales por exemplo.
Na vinha visão a saída dos times Mexicanos da LDA enfraquecerá sobremaneira esta competição.
No momento o times argentinos são bastante fracos e o São Lorenzo apesar de ter alguns bons jogadores é um time que está muito mal e ocupa o 9º lugar na sua chave ( Zona Sul ) em um total de 10 times. Não deve nem disputar a Liga das Américas se o convite for por razões técnicas.
Abração,

Anônimo disse...

#SRN
DAVID tb achei que o Jorge entrou com muita personalidade e o que mais me agradou, no final do jogo enquanto o Marcelinho dava uma entrevista ele passou atrás carregando as garrafas de água, mostrando a sua humildade, acredito que ele ainda tem muito para contribuir, pegando mais corpo e fazendo um trabalho de reforço muscular, vai ajudar e muito o Flamengo no futuro.
Em relação ao Meyinsse, vejo ele perdido nesse novo estilo de jogo do Flamengo, discordo do Barreto qdo diz que ele não costuma começar as jogadas, muitas vezes ele começa, faz a parede, mas não recebe de volta e por ser um jogador aguerrido, logo entra no garrafão pra tentar pegar o rebote, mas não consegue, pois esta mal posicionado, com o estilo cadenciado de jogar do Luz e do Robinson ele acaba sendo sacrificado, pois tem velocidade, impulsão mas que não estão sendo usadas.
Vencer do Vitória é obrigação e vencer bem, sem desculpas de entrosamento e etc, esse jogo não vejo como parametro para a temporada, o Flamengo esta sem poder de infiltração e qdo pega um jogador rápido como foi o Kojo ontem a noite (17 pontos) não consegue parar, o mesmo aconteceu com o Neto (27 pontos se não estiver errado).
Não temos um jogador assim com essas características, mas precisamos, se não, podemos até vencer td, mas será mais dificil do que se tivessemos um jogador com essas caracteristicas.
O mesmo aconteceu qdo pegamos um time que fecha o garrafão e força os tiros de 3, ontem eles cairam, contra o Paulistano não e o ataque só fez 60 pontos. Todos que estavam lá (até mesmo quem não conhecia de basquete) percebeu que falta um jogador de infiltração para ajudar o Marquinhos, ele sempre começa voando, mas depois a marcação fecha nele e as infiltrações acabam.
O JB ou o Mineiro terem que voltar para começar o jogo é inaceitável.

Barreto disse...

São muitos os clamores pela contratação de mais um jogador mais agressivo que jogue na 1 ou 2 ou em ambas . O Flamengo tem esse jogador que é o Robinson mas o seu jogo infelizmente aina não apareceu. O estilo deste jogador não é tão cadenciado como ele está demonstrando agora. Acho que o Fla poderia, talvez para a LDA, contratar um jogador com características mais agressivas desde que não seja um jogador meia boca como o Kojo por exemplo, que é muito bom para jogar em times que ficam lá no fundo da tabela. Se é para contratar vamos elevar o nível, porque do contrário é melhor ficar com o estilo seguro que temos jogado. Chamar o jogo e ser protagonista no Flamengo não é para qualquer um. Não vamos esquecer que o Neto joga na Liga Sorocabana e o Kojo no Vitóia. Sair do estilo atual de jogo só se justifica com a contratação de um nome do mesmo nível ou melhor do que um Leandro Garcia Morales por exemplo
Muita gente está presa na necessidade de ter jogadores mais agressivos como na temporada passada, esquecendo que o Fla está trocando( foi obrigado a fazer isso ) mais agressividade por maior poder de marcação. Luz( não sou fã deste jogador) e Robinson não estão demostrando esta agressividade mas elevaram a marcação do Flamengo a outro patamar. Ambas as formas de jogar podem levar ao sucesso. É evidente que normalmente preferimos o que mais nos agrada. No meu caso por exemplo não tenho preferência. Minha preferência é pela efetividade e consistência de uma equipe. Sou da mesma opinião do comentarista que comentou o jogo de ontem na web: por enquanto não acho que o Fla deva contratar qualquer jogador. Para a LDA é um caso a ser pensado até porque há muito tempo para decidir.

Antônio Neto disse...

Antes de sair contratando jogador eu gostaria muito que o clube investisse mais na estrutura administrativa que possui, se possivel contratasse algum executivo para gerir de maneira exclusiva o Basquete, ou então que criasse um departamento de marketing e comunicação próprio. Posso estar enganado, mas financeiramente o basquete do Flamengo parece estar bem estagnado, não vejo uma previsão de aumento de receitas para os próximos anos.

Antônio Neto disse...

Falando um pouco sobre o desempenho em quadra agora, fiquei feliz com o desempenho do time ontem, fez uma partida muito segura desde o início, mas também é preciso ser dito que enfrentamos um time muito frágil, tecnicamente entre os 3 piores do campeonato e no aspecto fisíco talvez seja a pior equipe do NBB (Marcelinho quando partia para dentro do garrafão parecia até 25 anos e não 40).

Barreto disse...

André e José Carlos, não vi o Jason fazendo a posição 4 como VC viram. O time para ser eficiente tem que jogar igual ao da temporada passada? I time da temporada passada levou mais de 90 pontos da liga sorocabana. Vai contratar quem para a posição 2 com o dolar a 4 reais com nível superior ao Jason? Acho que se alguem for contratado será jogador mediano para dar alternativa e ajudar na rotaçao. Me agrada este time. Só mudaria com um fato novo excepcional.

Ruy Moura disse...

Barreto. O comentarista do jogo de ontem era o Kadum, ex jogador do Flamengo e da Seleção. Para mim a verdade é que ainda falta um substituto para o Benite e o Robinson ainda não o é. Os três alas pontuadores, Marquinhos, Marcelinho e o próprio Robinson são excelentes, mas a idade pesa. Também concordo que o adversário de ontem não serve de parâmetro e que nossas expectativas são altas.

Unknown disse...

Barreto, não necessariamente Robinson fez a posição 4, mas em diversos momentos, especialmente nas saídas em direção ao ataque ele ficava ali na mesma região do Mineiro e isso fazia com que o próprio Mineiro e até o JP acabassem saindo jogando.

Teve um outro momento no ataque que o Marcelinho ficou batendo bola, Robinson tava lá no garrafão e quem teve que fazer a infiltração foi o Mineiro.

Resumindo: ele não tentou fazer posição 4, mas em diversos momentos até o segundo quarto ele foi para aquela região. Não sei dizer se foi orientação do Neto ou característica do próprio jogador, mas o certo é que se isso continuar a acontecer em jogos dificeis o Flamengo terá problemas, pois não dá para sair jogando ou tentar infiltrar com os pivôs.

Como já disseram acima, o Vitória não é parâmetro para avaliações, mas é bom a diretoria ficar atenta a essa situação.

Barreto disse...

José Carlos, acho que este mal posicionamento do Jason vai ser corrigido. Não acredito que isto seja orientação do Neto. Acho que é uma falha devido ao entrosamento. O Jason não é jogador tão cadenciado como agora no Flamengo. Na temporada passada na liga ACB era bem agressivo e tinha iniciativa para fazer infiltrações. Com certeza o Neto não iria escolher um jogador para a posição 2 sem poder ofensivo. Acho que ele está demorando a mostrar o seu jogo ofensivo.Na defesa ele já está no seu nível habitual. Ele é o melhor jogador do Fla em termos defensivos. Vamos aguardar . Há tempo de sobra porque na realidade está fase classificatória pouco vale para o Flamengo que certamente ficará entre os 4 primeiros. Calma José Carlos !






Barreto disse...

José Carlos, acho que este mal posicionamento do Jason vai ser corrigido. Não acredito que isto seja orientação do Neto. Acho que é uma falha devido ao entrosamento. O Jason não é jogador tão cadenciado como agora no Flamengo. Na temporada passada na liga ACB era bem agressivo e tinha iniciativa para fazer infiltrações. Com certeza o Neto não iria escolher um jogador para a posição 2 sem poder ofensivo. Acho que ele está demorando a mostrar o seu jogo ofensivo.Na defesa ele já está no seu nível habitual. Ele é o melhor jogador do Fla em termos defensivos. Vamos aguardar . Há tempo de sobra porque na realidade está fase classificatória pouco vale para o Flamengo que certamente ficará entre os 4 primeiros. Calma José Carlos !






Humberto Sempre Fla disse...

Belíssima vitória!!! Parabéns a todos!!! Valeu!!!

Anônimo disse...

#SRN
Precisamos entender que o time não pode ficar esperando o NBB acabar pra pensar no que fazer, logo teremos a LDA e se não pensar em um jogador pra mudar o jogo burocrático que hj o Flamengo tem não vai adiantar nada.
Em relação a colocação do nosso amigo Barreto sobre o Kojo e o Neto, concordo que eles são jogadores medianos e não sei se isso é bom ou ruim, pois se eles como jogadores medianos destruiram a defesa do Flamengo, fico pensando o que vai acontecer qdo enfrentarmos jogadores habilidosos e hábeis nas infiltrações. Ficar esperando o Robinson se soltar pode demorar muito tempo.
Não discordo qdo falam que a defesa hj do Flamengo é o ponto forte, mas o ataque esta deixando muito a desejar, por isso pergunto, um time não pode ser bom nos dos aspectos, defesa e ataque? O que limita um time a ser bom em apenas um?
Falar que o time precisa de um jogador para a posição 2 que venha para mudar o estilo em alguma parte da partida não é nenhum absurdo e não acredito que deva ser um cara extra série.
Sou da opinião que um jogador mediano no meio de vários jogadores bons e ótimos sobe e muito de produção.
Um jogador com essas caracteristicas iria apenas completar um time que hj é muito bom, mas que pode ficar melhor sem gastar muito.
Sempre ouvir falar que um bom ataque ganha jogo e uma boa defesa ganha o campeonato, então pq não ter os 2 e um unico time?

Anônimo disse...

#SRN
Onde falei "...esperando o NBB acabar..." leia-se esperar até os Playoffs.

Barreto disse...

Não se esqueça que existe um tal de orçamento para ser respeitado. Tomara que jogadores como neto e o kojo continuem destruindo o Flamengo desde que o time continue sofrendo menos de 70 pontos. Não podemos voltar a fanfarra de antigamente. Contrata de qualquer jeito e atrasa salário. Com este time dá pra ganhar o NBV com sobra. LDA pode esperar porque não tem prazo para inscrição.

Barreto disse...

Não se esqueça que existe um tal de orçamento para ser respeitado. Tomara que jogadores como neto e o kojo continuem destruindo o Flamengo desde que o time continue sofrendo menos de 70 pontos. Não podemos voltar a fanfarra de antigamente. Contrata de qualquer jeito e atrasa salário. Com este time dá pra ganhar o NBV com sobra. LDA pode esperar porque não tem prazo para inscrição.

Barreto disse...

O Flamengo está com o orçamento muito justo o que dificulta a realização de contratações. Muita gente não sabe , mas no dia da apresentação do elenco para a temporada 2015/2016 o Flamengo ainda devia salários ao Nico e ao Herrmann. Quem não clama por uma defesa ótima e um ataque também b ótimo? Onde está a grana?

Anônimo disse...

#SRN
Barreto, com todo o respeito a vc, mas isso não é desculpa ou justificativa. Duvido que a diretoria do Flamengo não tenha um fluxo de caixa no qual hj não consiga trazer um jogador da posição 2 que possa não apenas compor (vou explicar para que vc entenda melhor a palavra "compor" - um jogador que seja não acima da média e queira receber muito $, mas que possa mudar a forma que o Flamengo de jogar qdo entra) o elenco do Flamengo como um todo não é ruim, mas tem elencos melhores hj, o Bauru é um deles, vc criticou o Paulistano, mas continua sendo o único time invicto no NBB, tem 2 armadores rápidos (que não são acima da média), no meu entender, apenas 2 times tem jogadores na posição 1/2 acima da média (Bauru e Mogi), os outros estão na média, mas todos os jogos que assistir no NBB, a maioria dos jogadores das posições 1/2 são rápidos e fazem infiltrações, totalmente diferente do jogo burocrático que o nosso time joga hj.
E não adianta ficarmos aqui argumentando que o time mudou, que a diretoria não tem dinheiro, que a defesa está forte e blá... blá... blá...
O time está burocrático, lento e pesado, e essas não são as características do time nos últimos anos, defesa forte e transição rápida, isso sempre marcou e era a diferença do time nos outros campeonatos.
O que quero dizer é que o time pode dar muito mais do que vem dando e que a falta desse jogador está atrasando tudo isso, e se estão esperando a LDA pra trazer (já que não tem prazo de inscrição), desculpa, estão errados. O momento seria agora, já que o time "ainda está se acertando".

Barreto disse...

Anõnimo

Tenta achar o vídeo da entrevista do Póvoa no blog Coluna do Flamengo que você vai entender tudo. Não estou inventando nada. O próprio Póvoa não garantiu contratação nem mesmo para a LDA. Não quero ser mais realista do que o Rei. Se não tiver folga no orçamento, o Fla não vai contratar. Podemos chegar até o final da temporada com este mesmo elenco. Não não tiver grana não vai rolar contratação.

Barreto disse...

Anõnimo

Vamos sugerir trocar o elenco do Fla pelo elenco do Paulistano. Seria uma boa idéia. Vamos eleger também o Larry Taylor também como jogador acima da média na posição 2.
Depois dessas estou fora do confronto de idéias com você. Não vale nem a pena ser contra?

Anônimo disse...

#SRN
Barreto, já havia visto videos e entrevistas do Póvoa sobre o "novo time de basquete", e tive o cuidado de separar algumas partes que vem de acordo com o que eu e muitos leitores em relação ao "ponto fraco do time que é a posição 2 (ou um jogador de transição rápida e menos burocrático).
comentário do Póvoa sobre contratações no site do Flamengo - "...adotamos a filosofia de que "time, desde que seja para melhorar, pode ser mexido sempre, mesmo que esteja ganhando praticamente tudo". A obrigação do Flamengo é perpetuar o compromisso com a vitória...."
Acredito que o jogador 2 que o Flamengo estava disposto a usar seria o Humberto do Pinheiros, mas que não deu certo e agora estão esperando pra saber se o time vai dar liga (acredito que sim), porém, mesmo assim ainda vai faltar um jogador dessas características.
Sei que a maré não está fácil pra ninguém, mas tb não acredito que a diretoria não esteja pensando em trazer um jogador dessas características, já que está comprovado que no elenco não temos ninguém assim.
Nessa mesma entrevista o Póvoa diz que o Flamengo ainda tentaria trazer de 1 a 2 reforços (um foi o Mineiro) o outro pode muito bem ser o jogador dessa posição.
Sei que o time que tem tudo pra ser campeão do NBB, mas tb sei que ainda não é um time como foi nas 2 edições anteriores, seria perfeito se ainda tivéssemos um jogador como as características do Benitte ou uma dupla de armadores com Luz/Laprovittola, ai seria um time quase perfeito. (essas últimas colocações são apenas para demonstrar o que quero dizer em relação a uma dupla 1/1 ou 1/2 de altíssimo nível), sem comparar jogadores que estejam disponíveis.

Anônimo disse...

#SRN
Barreto, se não sabe brincar não desce para o Play, se fecha no seu quadrado e fique com suas ideias, as mesmas que na temporada passada estavam ultrapassadas e antiguadas, mas se pra vc o time está bom do jeito que está, espero que vc esteja tão certo como nos comentários anteriores.
Marcelinho ultrapassado, (hj é um dos melhores do Flamengo), e etc...
Por isso gosto de debater com vc, nem todos somos donos da razão e nem somos conhecedor de td.
Mas eu queria um Larry no Flamengo, acho que ele é melhor do que os que temos hj por lá, e em relação ao elenco, diferente de vc, eu respeito os outros times e dou o braço a torcer qdo eles estão melhores do que o Flamengo.
Em nenhum momento falei em trocar elenco, mas em aceitar que tem times melhores do que o Flamengo no momento, e que precisamos sim de um jogador estilo Larry.
Essa é a minha opinião e não precisa concordar, porém, respeita como respeito as suas, mesmo sendo contra.
Mas se não aceita se contrariado, continua pensando assim.

Barreto disse...

Anônimo

Sinceramente !!


SRN