segunda-feira, 28 de setembro de 2015

28 de setembro: Um ano do histórico e inesquecível título Mundial de Basquete

No dia de comemoração de um ano do título mundial de basquete, especial também por ser meu aniversário (rs), o Flamengo derrotou o Botafogo pela abertura do campeonato carioca por 92 x 48.

Marquinhos foi o cestinha com 23 pontos. Rafael Luz (7 pontos) e JP Batista (15 pontos) estrearam. Na quarta-feira, o segundo jogo será contra o Macaé, no ginásio do Juquinha.

No domingo tem amistoso contra o Brasília, na Gávea, com a estreia do americano Jason Robinson e com portões abertos.

Inclusive já está disponível o Fla Passe. O Sócio-Torcedor pode comprar todos os ingressos da temporada, com mando Rubro Negro, inclusive os playoffs e as finais, pagando apenas R$ 175,00. Clique aqui.




28 de setembro de 2014 foi um dia inesquecível. O Flamengo derrotava na tarde daquele domingo o campeão europeu Maccabi Tel Aviv por 90 x 77, depois de ter perdido na sexta-feira por 69 x 66 e conquistava o título mundial de basquete.

No primeiro jogo, Caracter foi decisivo para a chance do título não escorregar pelas mãos, quando anotou 10 pontos e 11 rebotes. A equipe israelense ficou atrás no placar o tempo inteiro, chegou a estar perdendo por 33 x 23 no primeiro tempo, mas virou no final do quarto período e a vantagem só não foi de cinco pontos porque Tyus desperdiçou os dois lances livres. Meyinsse em enterrada cortou a diferença para apenas um ponto, porém Pargo, no estouro do cronômetro, colocou sua equipe com três pontos de vantagem na primeira partida.

Na segunda partida, Maccabi abriu 7 x 0. Marquinhos matou uma bola de três e estreou o placar Rubro Negro. Se no jogo passado Caracter dominou o garrafão, desta vez Meyinsse foi gigante. O Flamengo conseguiu uma sequência de 11 x 0 e foi pro intervalo com 46 x 36.

A equipe precisava vencer por quatro pontos de diferença para conquistar o título e viu o adversário cortar a diferença para apenas um ponto: 56 x 55 com uma sequência incrível de Pargo no terceiro quarto.

No quarto final, com o placar apontando 68 x 63, o lance decisivo para a vitória do Flamengo foi a roubada de bola de Benite em cima do Pargo, fazendo a cesta e ainda sofrendo falta: 71 x 63.

O Flamengo jogava como verdadeiro campeão mundial, administrava a vantagem com show de Laprovittola e Meyinsse e fechou em 90 x 77, culminando com a quadra toda coberta de Rubro Negros e Herrmann em cima do aro regendo a torcida.




HISTÓRICO NO NINHO DA NAÇÃO.

O primeiro jogo da final: Mundial de Basquete - 1º jogo da Final: Flamengo 66 x 69 Maccabi

Gilberto Cardoso, Algodão e Kanela intercediam pelo título: Na final do Mundial, os santos do basquete Rubro Negro intercedem pelo histórico título

Post da vitória e do título mundial: Mundial de Basquete: MENGÃO É CAMPEÃO MUNDIAL

A festa da vitória no vestiário: A festa no vestiário. O campeão olímpico Herrmann alucinado. E o "aqui é Flamengo, porra" de Meyinsse

O que a imprensa disse na segunda-feira: Capas do jornais dessa segunda-feira

Entrevista com jornalista israelense comentando a vitória do Flamengo: David Pick: "Maccabi perder foi uma grande surpresa, não só em Israel, mas em toda a Europa"

39 comentários:

Joanilson disse...

Chega a ser lamentavel a presença ontem de publico no Tijuca, poxa o time se reforça, perdeu alguns jogadores, mas trouxe outros e a torcida poderia ao menos ter lotado o ginasio.

É por esses motivos q acho muito dificil o Basquete do Mengão chegar aonde deveria estar com o apoio da torcida, poderiamos ser a maior potencia da America Latina, somente times da NBA poderia fazer frente e poderiamos brigar de igual por igual com os melhores times Europeus, mas é aquilo no Brasil ou é futebol ou não é nada.

Vi q foi liberado o patrocinio para o volei, mas sei q com esses valores não iremos montar um time capaz de brigar pelos titulos, ate pq vamos iniciar do zero e será mesmo q a Nação vai comparecer para apoiar um time q tem poucas chances de ser campeão?

Unknown disse...

O torcedor gosta mesmo é de reclamar do time e cobrar reforços. Fquei chateado também com o número ridículo de flamenguista no Tijuca ontem!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Santos disse...

Concordo 100% com vocês. Fui ao jogo, saí alegre com o time, que acho que será diferente nessa temporada. Mais pesado na marcação, jogando mais duro na frente e menos espetacular. Porém, não necessariamente menos eficiente. Com o Jason e mais um pivô, temos chances de uma ótima temporada.

Agora, tristeza total com a ausência de público. A torcida do Flamengo realmente só compra barulho no futebol. Não se importa com o resto. Talvez até a maioria ficasse feliz se mudássemos o nome do nosso clube para Flamengo Futebol Clube. Reflexo do país. 1 ano de campeão do Mundo (Chupa, Bauru) e o ginásio vazio. O Orgulho da Nação não merece isso.

Anônimo disse...

Horário horroroso também, não? Segunda-feira 20 horas é muito ruim, além de enfrentar um adversário ridículo. Mas também acho que a torcida deveria ter comparecido.

Antônio Neto disse...

Joanilson, acho que não podemos culpar somente a torcida, já que claramente também falta um melhor trabalho na parte de comunicação (me refiro apenas ao basquete), o perfil oficial obviamente irá tratar quase que 90% do tempo com o Futebol. Esse sábado e domingo mesmo passaram o dia inteiro falando sobre o jogo contra o vasco, com isso sobrou apenas uma segunda para divulgar melhor o produto.

Uma fácil solução seria criar um perfil exclusivo para o basquete, Real Madrid e Barcelona fizeram o mesmo. Tem também o San Lorenzo que estreou nessa temporada e se não me engano já tem um perfil oficial com mais de 10 mil seguidores pelo twitter.

Ruy Moura disse...

E para quem esteve presente, como foi a atuação do time? O time é bom?

Joanilson disse...

Antonio imagino q uma area somente para tocar o Basquete poderia sim trazer mais lucros, mas não sei se seria capaz de se pagar.
O problema no Brasil é q se pensa em Futebol, vamos ter a Olimpíadas daqui a 1 ano aonde o futebol praticamente não tem grande relevancia e mesmo assim ou outros esportes não são valorizados.
Meu grande medo da construção de um ginasio na Gavea para os demais esportes é esse, será mesmo q a galera vai aos jogos? Apesar q será totalmente bancado pelo McDonald. Pois não é tão simples chegar na Gavea é area de classe alta e os mauricios vão aos jogos?

Barreto disse...

Quem estava no jogo eram os fanáticos por basquete e que de uma forma ou de outra sempre sabem de tudo. Sem uma boa divulgação não adianta esperar muita coisa.

Barreto disse...

Quem estava no jogo eram os fanáticos por basquete e que de uma forma ou de outra sempre sabem de tudo. Sem uma boa divulgação não adianta esperar muita coisa.

Barreto disse...

Quem estava no jogo eram os fanáticos por basquete e que de uma forma ou de outra sempre sabem de tudo. Sem uma boa divulgação não adianta esperar muita coisa.

Barreto disse...

Quem estava no jogo eram os fanáticos por basquete e que de uma forma ou de outra sempre sabem de tudo. Sem uma boa divulgação não adianta esperar muita coisa.

Humberto Sempre Fla disse...

Parabéns time de Basquete do Mengão Campeão do Mundo em 2014!!!

Feliz aniversário!!!! Comemoraremos sempre essa nobre data daqui em diante!!!!

Minha alma canta, sou campeão do mundo inteiro!!!!

Joanilson disse...

Eu sou fanatico pelo Flamengo, procuro saber de tudo o tempo todo, moro em Rio das Ostras e vou a todos os jogos do time em Macaé.

Ainda acho q o problema não esta somente em divulgação, mas no interesse da torcida em outros esportes diferente do Futebol.

Talvez seja necessario descobrir um jeito de despertar o interesse, mas ñ sei se isso resolveria.

Barreto disse...

Parabéns André !

Antônio Neto disse...

- A maioria dos jogos são quase clandestinos (sem transmissão de tv, possível de acompanhar apenas pelo boxscore).
- As noticias e coberturas sobre o esporte são pouquissimas.
- Divulgação do próprio clube é pequena também.

Enfim, são muitas dificuldades e o resultado disso é que até eu que sou fanático pelo Flamengo e pelo basquete tenho as vezes dificuldade de acompanhar aos jogos, portanto me parece razoável a falta de interesse das pessoas.

Hernandes disse...

Parabéns José Neto, jogadores e diretoria! Título grandioso que vocês conquistaram. Apenas Flamengo e Sírio conquistaram o Mundo!

Basquete do Mengão! Orgulho da Nação!

A Rede TV transmite os jogos do paulista de Basquete. Seria bom se os maravilhosos canais esportivos que temos divulgassem mais o esporte. Com certeza eu teria assistido o jogo pela televisão, pois estou muito curioso em ver a nova formação do time e como os jogadores novos estão se adaptando.

Vamos festejar e torcer pelo crescimento, maior divulgação do nosso Basquete!

Humberto Sempre Fla disse...

Parabéns André pelo aniversário e pelo excelente Blog. Nós que somos rubro-negros apaixonados agradecemos por ter esse espaço que você cuida tão bem para opinar e celebrar o nosso Mengão!!!!

Joanilson disse...

Galera,

Estive ontem em Macaé para acompanhar o jogo e não vi lá grandes coisas no Luz e JBatista, para começar não sou entendedor de Basquete, então não é uma analise tecnica é uma percepção de um Fanático pelo Flamengo.

Entendo perfeitamente q estamos no inicio do trabalho, q a galera ainda não esta entrosada e sem ritmo de jogo.

O Pedrinho fez o q quis com o Gege, o Neto tirou o Luz de cima do Pedrinho, pois imagino q o Luz esta com menos ritmo ainda e o Gege ja conhecia o armador de Macae, mas ñ deu muito jeito, ate o Murilo q entrou na rotação tbm bagunçou nossos armadores.

JBatista tbm jogou, fez umas cestinhas, mas nada de encher os olhos.

O Migau ate q correu, se esforçou muito, mas tbm facilmente batido em alguns lances e ontem deve ter pego o tenis de alguem emprestado, pois era uns 2 numeros maior q ele e o jeito do cara correr é muito engraçado, mas tem entrega.

Estava com a expectativa lá em cima de vencer o Orlando, mas ontem deu uma desanimada, pelo visto a Nação terá q fazer muita pressa nas arquibancadas para vencer esse jogo e estarei lá apoiando ate o ultimo segundo.

Os amistosos contra Brasilia q acabou de voltar da Argentina vão ser muito importantes.

Como no fim do ano passado o elenco provou q era forte, espero q esse ano ele novamente traga muitas alegrias a torcida e q ela comece a acompanhar os jogos e não somente 50 gatos pingados.

Antônio Neto disse...

Joanilson, é preciso que lembrar que o jogo de ontem foi apenas o segundo jogo da temporada, é normal que o time ainda não jogue de maneira convincente.

Sobre JP Batista e Rafa Luz, já comentei em outro tópico que ambos são jogadores que precisam demais que o coletivo funcione, o primeiro precisa de situações de contra-ataque e boa movimentação dos demais pelo perímetro, o último prefere transições mais lentas e uma maior movimentação apenas na meia-quadra adversária.

Aí que entra o José Neto, ele como qualquer técnico de um esporte coletivo terá que montar uma estratégia de jogo que encaixe com as características do elenco, ou seja que ressalte as virtudes de seus jogadores e minimize o risco durante o jogo os aspectos mais vulneráveis. Claro que também é possível que trabalha-los e adapta-los a um estilo de jogo diferente, mas é algo muito mais complicado, pois existem poucos técnicos do nível do Popovich ou de um Guardiola.

Hernandes disse...

Joanilson e Antônio, faltou vocês dizerem o placar:
Flamengo 89 x 85 Macaé.

Eu concordo com o Antônio. Segundo jogo da temporada, apenas. Lembrando que Rafa Luz e JP Batista são jogadores da seleção brasileira. Vamos dar tempo ao tempo, deixar o time encorpar com a sequência dos jogos e ganhar ritmo na hora certa. Abraços.

Barreto disse...

Quero fazer algumas bservações : 1) Na realidade este foi o primeiro jogo porque o jogo contra o Botafogo ( sem o Arnaldinho e o Ricardo Bahia) não conta. 2) Antes deste jogo havia menos de uma semana de treinamento 3) O time será encorpado com o Jason e mais um pivô/ala pivô. 4) Por que tanta preocupação com o jogo contra o Orlando ? Se ganhar é um feito histórico mas se perder nada representa.

Joanilson disse...

Galera,

Foi como comecei, não tenho metade do conhecimento sobre basquete de vcs, apesar de acompanhar a muitooooooooooooo tempo....

Sou Fanatico pelo Flamengo, concordo com vc sobre inicio, tbm falei isso no meu comentario.

Mas como vcs mesmo falaram os 2 precisam de melhor entrosamento e é nesse tecla q bato, não sou jogadores de criar de fazer o diferente, precisam de um padrão, fugir disso não rola e é isso q eu queria no time.

Como tbm comentei sei q no final do ano o time acaba levando tudo e vou torcer muito por isso, devo voltar pro RJ e pretendo acompanhar mais os jogos, apesar q a distacia de onde moro no RJ para o tijuca ser absurda.

Anônimo disse...


Joanilson, os três reforços são de excelente nível, disso pode ter certeza. Rafa Luz tem outro estilo, diferente de Nico, mas não há armador brasileiro melhor, tirando Huertas e Raulzinho, ambos na NBA.
JP é um bom jogador, jogador de grupo, não aparece muito porque joga sempre o feijão com arroz, mas é jogador para fazer média de 15pt e 9 ou 10 rebotes no NBB.

Não sabemos como a equipe vai encaixar, o Neto é um tremendo treinador, mas o quanto essa equipe vai render nem ele sabe. Com certeza serão necessários ajustes, porque temos 3 jogadores novos e de estilo bem diferente dos que saíram. Ganhar do Orlando? Não sabemos, provavelmente perderemos feio, mas concordo com o Barreto, o jogo para nós não importa nada, só temos a ganhar, seja com a experiência e o intercâmbio, seja com o resultado histórico.

Sou carioca, mas moro em brasília, não tenho condições de ver o flamengo nesse campeonato carioca. Mais alguém viu o jogo? O que acharam do time? Quem tem começado jogando?

Abraços

Paulo Jr.

Unknown disse...

Galera, confio muito no trabalho do Neto desenvolvido até aqui. Sempre que vejo alguma entrevista dos jogadores ele é muito elogiado pelo grupo. Tenho certeza que ele continuará sendo o melhor técnico do Brasil (Apesar de nunca ganhar nenhum prêmio no NBB).

Gustavo disse...

Acabou de sair no site do Flamengo que o Rafael Mineiro é o mais novo reforço do Mengão !

Diretoria se mexendo, muito legal.

Lucas disse...

Bom reforço e sem se comprometer com a loucura do dólar!

Matheus P. disse...

A diretoria do basquete é show! Agora temos um banco forte também! Contra o Orlando quero ver a Arena lotada, não importa o resultado, vamos mostrar o que é Flamengo pro mundo!

Barreto disse...

Dentro do cenário atual, com o câmbio altamente desfavorável, a contratação do Rafael Mineiro foi uma decisão acertada. É um jogador que vai acrescentar principalmente na marcação além de sair também do garrafão para o arremesso de 3 assim como faz Olivinha. Não adianta entrar no frenesi do mercado basta ter calma. Todos estavam agoniados dizendo que o Mineiro iria acertar com o Baurù. Esqueceram de um detalhe. Qual o jogador atuando no Brasil que não quer jogar no Flamengo?. Essa é a grande vantagem que o Flamenho tem hoje.
Outro ponto importante é que a diferença entre o salário do Herrmann e do Rafa Mineiro deve compensar o salário do Jason ( em dolar ) e ainda abrir possibilidade de contratrar um estrangeiro até janeiro em caso de contusão de qualquer jogador do elenco.
Esqueci de comentar aqui no blog que nas conversas que tive ecom a comissão técnica durante a apresentação do elenco, me pareceu que há confiança que o jovem Gabriel dos Santos poderá ser bastante útil na rotação do time principal. Joga tanto na 1 quanto na 2.

Thiago disse...

Acho que o Jason ganha mais que o herrmann ainda mais no cambio atual(mas eh achismo), Rafael Mineiro deve ter vindo mais caro do que ganhava no limeira pelo leilao entre flamengo e bauru. Enfim, se nao me engano o Barreto era o Mesmo que criticava quando falavam que precisava contratar o Mineiro Rsrs(que era a mesma coisa que contratar o Ala-pivo do osasco)
Gostaria de saber com pessoal mais informado se com essa contratacao zera as chances do Felicio voltar?
Muito bom o Mineiro vir, ainda mais por ser brasileiro e nao ficar dependendo de dolar, se tiver uma lesao ainda podemos inventar um gringo pra vir no meio da temporada. Jp ta mto pesadao entao acho que o Mineiro certamente vai ser o 4 reserva jogando uns bons minuto uns 18-20, eventualmente pode fazer a 5 quando Jp e Meyinsse tiverem com muitas faltas.
SRN e Parabens a diretoria, gol de placa essa contracao muito bom!!!! Ainda tem o Plus de nao deixar ter ido pro Bauru que eh o principal adversario na LDA e NBB. Mineiro nao eh craque mas eh jogador de Grupo com otimo jogo coletivo e boa leitura de jogo.

Antônio Neto disse...

Ótima contratação! Jogo interior agora é outro nível, fortíssimo, no nbb pelo menos é difícil imaginar uma defesa que dê conta dessa vasta quantidade de bons pivôs que temos hoje.

Thiago disse...

Palavras do Barreto sobre o mineiro nos comentarios de noticia anterior
''É lógico que este atleta não pode ser um jogador meia boca como o Rafael Mineiro''

Barreto disse...

Tenho a mesma opinião . Rafa Mineiro é jogador meia boca. Se houvesse a certeza que o Felício iria voltar e se o câmbio não fosse tão desfavorável ele estaria descartado ou não estaria. Tenho a mesma opinião . A contratação atende para o momento e é só isso. O resto inferioridade de quem muda de opinião com os acontecimentos.

Barreto disse...

Quando o Tony Waham veio para o Flamengo eu comentei aqui no blog afirmando que ele era jogador meia boca e isto indignou muita gente. Ele foi útil na rotação, teve algumas boas partidas . Para aquele momento, com a contusão do Benite e com o orçamento disponível, foi uma contratação razoável, mas não passa de um jogador meia boca.

O termo " meia boca " para mim tem sempre uma referência e no caso do ala-pivô Rafa Mineiro a minha referência é o Olivinha . Olivinha é um jogador com pele rubronegra, que tem muita raça, veloz, grande reboteiro, razoável definidor de 3 pontos mas não passa de um jogador mediano. Qualquer ala-pivô inferior ao Olivinha, na sua posição, eu chamo de meia boca.É só isso. Vou torcer muito para o Rafa Mineiro, pricipalemnete porque sou Flamenguista há 66 anos, assim como torci para o Kojo, Zanotti e o Washam e acho até que o Mineiro vai melhorar com o José neto. Preferia o Felício, mas para o momento é o que temos.

Gustavo disse...

Acho que os comentários do Póvoa que foram postados no site do Flamengo vão em linha do que o Barreto falou. Parece que o Mineiro não era a preferência, mas a questão da crise econômica e do dólar acabaram pesando. Mas também ninguém esperava o fim de Limeira, que ele também comenta. Foi uma oportunidade muito bem aproveitada na minha opinião, até porque ele deixou de reforçar Bauru (que ainda pode trazer estrangeiros, mas com o dólar a 4 vai ficar difícil).

http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/22267/rafael-mineiro-e-o-novo-reforco-do-flabasquete

Ruy Moura disse...

Será que o Rafael Mineiro enfrentará o "Orlando Magic"? Pelas notícias ele está com o Bauru para participar dos jogos do NBA Global Games.

Ruy Moura disse...

Já li a notícia oficial da contratação no site do Flamengo e lá consta a informação de que o Rafael Mineiro se apresentará no dia 14.10.2015 em tempo de se integrar ao elenco para a disputa do jogo da NBA.

Antônio Neto disse...

Algumas observações que fiz após jogo com o Orlando.

1. Rafa Luz e Jason são bons jogadores, mas claramente não substituem a altura as perdas de Benite e Laprovittola.

2. Os nossos dois armadores possuim sérios problemas na parte ofensiva, para o nível daqui o Luz pelo menos quebra bem o galho.

3.JP Batista deve fazer muita diferença por aqui, me chamou muito a atenção seus
recursos técnicos e o alto QI que têm para jogar basquete.

4. José Neto denovo mostrou que falta muito para ser considerado um técnico de nível internacional, penso que errou na preparação da partida e na leitura daquilo que acontecia em quadra. Esse era um jogo para valorizar ao máximo as posses de bola e forçar que o adversário atacasse no estático, o que vimos foi justamente contrário. Também não mostrou nenhuma alternativa a falta de penetração dos nossos armadores ao garrafão adversário, eu teria seriamente pensado em improvisar o Marquinhos para a função.

5. Não acho que o torcedor deva se desesperar com a atuação de hoje, esse time para o NBB e LDA continua fortíssimo. Com um maior entrosamento e um foco maior no jogo interior acho que ganharemos tudo que disputarmos.

Antônio Neto disse...

*de novo