quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Proposta de anistia a clubes caminha a passos largos

A anistia de 90% das dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes continua caminhando a passos largos. Matéria do Sportv exibida na noite dessa terça-feira revela uma reunião entre presidentes de clubes e federações na sede da CBF com o autor do projeto de lei, o deputado Vicente Cândido e o presidente e o vice da CBF.

Confira o link aqui

O pano de fundo é o "Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos". O governo trocaria as dívidas dos clubes recebendo como contrapartida a criação de uma estrutura para formar novos atletas olímpicos. Foi formada uma comissão entre os dirigentes para unificar as particularidades de cada clube e, por fim, apresentar a proposta à presidente Dilma.

O problema é que meia dúzia de clubes tem algum histórico com os esportes olímpicos. Na matéria, o presidente da Ponte Preta mesmo já afirmou que seu clube não vai mexer nesse ramo. Qual a contrapartida para clubes que nunca trabalharam com esportes olímpicos? Como isso será contabilizado e fiscalizado?

(A matéria ainda mostra uma bizarrice sem tamanha quando cita o Vasco como exemplo de clube que está saneando suas dívidas sem citar o Flamengo, que está na vanguarda do pagamento dos seus impostos. E de um desconhecimento absurdo. Com certeza o jornalista conversou antes com Dinamite, este revelou que está tentando o acordo com a Procuradoria e concluiu-se então que estão resolvendo os débitos fiscais.)

Pois bem. Coluna de Mônica Bergamo hoje na Folha de São Paulo revela que a presidente Dilma deve se reunir com os dirigentes de clubes em breve. Caso a anistia fosse aprovada, seria apresentada como um "legado social" da Copa no Brasil para as eleições de 2014. Pois é.

A presidente Dilma Rousseff deve receber a seleção brasileira no dia 2 de setembro, em Brasília, onde os jogadores estarão concentrados para o amistoso contra a Austrália. Antes, ela pode ter um encontro com o presidente da CBF, José Maria Marin, e com as duas dezenas de presidentes de clubes da primeira divisão.  
A ideia é abrir discussão com os cartolas sobre o projeto, já apelidado de "Proforte", de autoria do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP). Ele prevê que as agremiações esportivas paguem as dívidas de impostos que têm com o governo dando bolsas para a formação de novos atletas.  
A proposta enfrenta resistência da Receita Federal. O próprio ex-presidente Lula entrou no circuito para fazer o projeto andar. Caso aprovado, ele seria apresentado como um "legado social" da Copa de 2014 ao país.

Nenhum comentário: