quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Copa do Brasil 2013 - Oitavas: Cruzeiro 2 x 1 Flamengo


O Cruzeiro massacrou e perdeu a chance de liquidar a fatura no Mineirão. Conclusão, o Flamengo com o confronto mais complicado nessa fase de Copa do Brasil, é o único time que precisa vencer por 1 x 0 em casa para se classificar.

Mano Menezes tentou matar o lado forte do Cruzeiro pela esquerda posicionando o zagueiro Samir e colocando o Fernando para tentar jogar nas costas do lateral, mas deu tudo errado. Samir falhou no primeiro gol - ele estava na bola, porém tomou um drible, e Fernando foi uma nulidade nos dois lados do campo. Nixon, que já está mais acostumado a fazer essa recomposição, deveria ter entrado de titular.

O Flamengo sofria com a velocidade impressionante do Cruzeiro. Cáceres não segurava a marcação e os zagueiros precisavam vir ao meio de campo para marcar. É claro que os espaços vazios se multiplicavam na defesa Rubro Negra.

No ataque o começo de jogo deu até a impressão de que Luiz Antônio e Gabriel fariam uma boa dupla pela direita. Mas desde uma bola errada do Marcelo Moreno que o time desandou e passou a errar passe de meio metro. Nada parava no ataque, Gabriel e Fernando estavam péssimos e o Mano demorou a entender.

No segundo tempo o Cruzeiro perdeu várias chances, especialmente nas bolas levantadas. Que drama vivia o Flamengo! Felipe fez uma defesa sensacional no chute de Borges. Outra vez a velocidade mineira surpreendeu o lento Cáceres e, com a defesa toda aberta, Chicão veio parar na lateral, Éverton Ribeiro marcou um gol absurdamente lindo.

O Cruzeiro dominava completamente a partida, no entanto se acomodou e perdeu um pouco da velocidade com a entrada do Júlio Baptista. Pareceu-me mais uma substituição para mostrar que tem um elenco forte do que para outra coisa.

Enquanto isso Mano Menezes foi de Carlos Eduardo no lugar de Gabriel e a bola passou a ficar mais no ataque e a incomodar a defesa adversária. Eis que Dedé falha e o Flamengo consegue seu gol salvador. O Cruzeiro, até então superior, sentiu o golpe inesperado e depois disso só deu Flamengo, que passou a brigar a cada dividida.

Ainda teve João Paulo no lugar do Fernando atuando no meio de campo (!!!). Depois entrou Paulinho no lugar de Samir e finalmente o Flamengo ficou mais organizado. Com João Paulo na lateral o time se assentou e passou, vejam vocês, a administrar a desvantagem.

O Mineirão ficou em silêncio ao final do jogo. Sabem que perderam a grande chance de carimbar a vaga para as quartas. No Maracanã o clima será outro, mesmo sabendo do melhor momento do adversário.

2 comentários:

Anônimo disse...

A cada dia me decepciono com o Mano. O time continua lento, sem jogadas ensaiadas, com a defesa perdendo todas as bolas aéreas. Faz escalações completamente transloucadas, e o pior, mesmo fazendo um primeiro tempo horrivel volta para o segundo como se estivesse tudo bem.

Antonio Ferreira disse...

É só parar de inventar. Exemplo: Se o time deles tem como ponto forte o ataque pelo lado esquerdo da nossa defesa é só falar pro lateral: "cara, primeiro vc tem que marcar" e coloca um volante pra cobrir o lado esquerdo e ajudar a fechar. Qual é o problema? O "funcionário do clube" não sabe cumprir ordem? É necessário que seja substituído por outro que não joga regularmente...
Ôôô... "Irmão" vc é técnico e escala ou vc não tem comando sobre o grupo e um simples jogador só joga dentro da sua "característica". E se for assim quando que ele vai evoluir e fazer outras funções, ou seja vai ser um jogador mais completo!
"A Nãção espera mais comprometimento de todos"... Afinsl... No final do mes o salário tá lá, não? SRN