segunda-feira, 22 de abril de 2013

A nova fase da natação Rubro Negra


Segue a conversa que o blog teve com o treinador de natação Marco Veiga, agora coordenador das Escolas de Esportes do Flamengo.

As perspectivas são excelentes, confira:

1) Como tem sido essa reformulação da natação após a extinção da equipe adulta?

Estamos focados para reestruturar a natação competitiva do Flamengo. Temos alguns atletas de nível técnico muito bom, mas ainda são juniores. Estamos elaborando projetos para buscar parceiros junto a lei de incentivo aproveitando que a diretoria do clube conseguiu as certidões negativas que nos possibilita esse pleito. Temos convicção que conseguiremos aprovação dos projetos junto ao Ministério dos Esportes que visam melhorar nossa infra-estrutura física e estruturais. Dessa forma iremos retomar nossa qualidade de excelência no Esporte Nacional.


2) O que te fez continuar no Flamengo? 

Creio que como ex-atleta de natação do clube e sócio laureado tenho uma identificação muito grande e um carinho especial porque foi no Flamengo que iniciei minha carreira como estagiário na escolinha de natação. Essa história dentro do clube e esse meu lado competitivo, faz com que sejamos movidos a desafios, portanto quero ver o Flamengo grande como na minha época de atleta e não medirei esforços para isso acontecer. Tive proposta de um grande cube brasileiro, mas preferi continuar no Mengão.


3) O atual campeão do Maria Lenk agora vai disputá-lo com juniores. A força de qualquer clube precisa ser antes de tudo na sua categoria de base? 

Com certeza, o Flamengo sempre foi um clube formador, e pretendo agora que fui interinamente convidado para coordenar todas as escolas de esportes do clube, juntamente com meus companheiros de profissão de cada modalidade, aproveitando toda experiência desses excelentes profissionais que nós temos, formatar e reformular todos os processos pedagógicos de ensino dos esportes, para voltarmos a ser referência na formação de atletas nesse país.


4) O Flamengo tem grandes promessas, como Luiz Altamir, Nathália Almeida e Mariana Nascimento. Qual a expectativa desses atletas para o próximo ciclo olímpico. 

Esses atletas são grandes valores e pretendemos dar as melhoras condições possíveis para desenvolverem todo o seu potencial. A nossa intenção e foco será coloca-los nas próximas Olimpíadas RIO 2016.


5) Você chegou em 2010 na retomada da natação. Onde o Flamengo precisa melhorar na estrutura? O que cresceu nesses três anos? 

Nessa nova gestão do clube, é intenção de criarem uma gerência de inteligência e integração a Ciência do Esporte onde buscaremos implementar uma filosofia de trabalho interdisciplinar e com transdisciplinaridade à todas as áreas que abrange o Esporte de Alto Rendimento. Para tanto, paralelamente a essa nova filosofia, precisamos de profissionais qualificados nessas áreas, uma piscina com padrões internacionais, sala de condicionamento físico e força apropriada, salas de avaliação física, equipamentos e materiais condizentes com essa nova perspectiva, enfim toda uma estrutura voltada para a busca da excelência.

Nesses últimos três anos crescemos nos resultados, pois fomos campeões estaduais da base ao alto nível, colocamos atletas nas seleções nacionais de base e até nas Olimpíadas Londres 2012, fizemos campeões brasileiros em todas as categorias, formamos atletas novos. Implantamos uma nova filosofia de trabalho com uma nova proposta de planejamento e periodização de treinamento, trouxemos alguns profissionais das áreas intervenientes a desempenho, para avaliarmos e monitorarmos nossos atletas, filmamos e analisamos biomecanicamente nossos atletas nos treinos e nas competições, realizamos treinamento em altitude, participamos de todas as competições nacionais, enfim evoluímos muito nessa parte de trabalharmos com a ciência do Esporte.


6) Qual sua meta para esse ano? 

Minha meta para esse ano é buscarmos parceiros institucionais para avaliarmos e monitorarmos ainda mais nossos atletas, e parcerias com nossos projetos incentivados, para trabalharmos e desenvolvermos todo o potencial de nossos atletas, enfim parceiros que acreditem na grandeza do Flamengo para voltarmos a tradição dessa história maravilhosa de conquistas e glórias Rubro Negras.

Nenhum comentário: