terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Invencibilidade à prova contra o São José. E uma conversa com o treinador José Neto


O Flamengo mais uma vez colocará à prova sua invencibilidade no campeonato. O time enfrenta o São José fora de casa nessa terça-feira às 20h.

Será uma partida dura, principalmente porque a equipe paulista voltará a ter seu quinteto titular: Fúlvio, Laws, Dedé, Jefferson e Murilo.

Dedé e Jefferson que estavam machucados já estão de volta e o pivô Murilo que sacudiu o garrafão e eliminou o Flamengo no quinto jogo da semifinal do último NBB quando marcou 32 pontos e pegou 7 rebotes, começa no banco.

José Neto, treinador que vai buscar a 20ª vitória consecutiva, conversou com o blog sobre a fase do basquete Rubro Negro. Confira:


1) Deve ser motivo de grande alegria saber que "assistir ao imbatível Flamengo no NBB" foi o último interesse de Ary Vidal. Como treinador, como é ouvir isso? 

O basquete perdeu uma grande referencia que foi o Ary Vidal! Tudo o que ele fez pelo basquete brasileiro jamais pode ser esquecido. Saber que o nosso trabalho no Flamengo deu a ele alguma alegria é para nós da equipe um motivo de orgulho e satisfação de termos retribuído um pouco por tanta alegria que ele deu à nossa modalidade.


2) O jogo coletivo, o deixar de ter aquele cestinha com 30, 40 pontos que, ou ele resolvia, ou o time perdia e a defesa forte sempre foram um dos pontos mais importantes traçados por você. Dá para dizer que conseguiu esse objetivo? Onde e o que melhorar ainda nesse time? 

Acredito no jogo coletivo. Acredito que ainda podemos melhorar muito como equipe! Isso é o que temos buscado a cada treinamento e jogo. Precisamos melhorar aspectos de conceito de jogo defensivo (defesa fora da bola) e ofensivo (rotações ofensivas a partir de uma infiltração) por exemplo são quesitos que sempre podem ser melhorados.


3) Destaco o crescimento do basquete do Kojo, que tem assumido uma postura tática de marcação incrível, e os bons momentos do criticado Duda. Qual sua responsabilidade, qual sua instrução para esses atletas? 

A partir do momento em que os jogadores entendem sua função e sabem que podem contribuir para a melhora da equipe, a tendência é de trabalharem para isso e potencializar seu jogo. Isto vem acontecendo com os nossos jogadores. Mérito deles pela execução das estratégias propostas.


4) O time tem passado por momentos delicados da partida, quando permite a virada, contra ginásios lotados e não perde a cabeça, não se desespera. Coloca a bola em jogo e resolvem a partida. Isso é conversado, batido nos treinamentos? De onde vem essa calma e segurança pra decidir os jogos? 

Estar preparado para enfrentar as dificuldades previsíveis que o adversário pode oferecer e como executar estas ações talvez seja um dos recursos para ter o controle do jogo. Ter o controle do jogo não é somente estar a frente no placar, mas ter a possibilidade de vencer a partida. Os treinamentos são fundamentais para a aquisição dos conceitos de jogo. Por isso e importante conhecer ao adversário e treinar as situações que podem dar algumas vantagens e então a tranqüilidade para jogar mesmo em momentos complicados da partida.


5) Treinando o Flamengo, o que mudou na sua vida? Como você imaginava e como você encontrou a realidade? Como tem sido a estrutura de trabalho, a rotina, os ginásios cheios?

O Flamengo esta proporcionando todas as condições para podermos desenvolver o nosso trabalho de maneira adequada. Temos um grupo de trabalho com excelentes profissionais que contribui muito para o desenvolvimento do time.

Nenhum comentário: