segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Judô feminino do Flamengo conquista título inédito em São Paulo


Foi emocionante, suado e histórico. A equipe feminina de Judô do Flamengo conquistou, neste domingo, o título de campeã do Grand Prix Nacional Interclubes de Judô, que foi disputado no Pinheiros, em São Paulo.

A conquista foi inédita não somente para o Clube da Gávea como também para o Estado do Rio de Janeiro, que nunca havia chegado ao lugar mais alto do pódio na competição.

O título foi conquistando ao derrotar a Sogipa por 3 a 2 apenas no golden score do quinto combate. Antes, o Rubro Negro já havia ganho do Minas na fase de grupos e Pinheiros na semifinal, duas equipes tradicionais do esporte.

A equipe do Flamengo estava sob o comando do técnico Márcio Pimentel e contava com a experiência de Érika Miranda, além de Daniela Polvin, Juliene Aryecha, Tamara Cesar, Khaterine Campos, Karina Oliveira, Gisele Fernandes, Bárbara Chianca, Juliana Tonasse e Heydi Abreu. A comissão técnica rubro-negra foi composta Emerson Neves, André Silva e Murilo Gouveia.

A final da competição teve início com a judoca Érika Miranda (52kg), que foi a primeira flamenguista a entrar no tatame para a decisão. Do outro lado, Taciana Lima. A vitória só saiu no golden score, com um wazari. Na sequência Camila Minakawa (57kg) empatou o duelo ao bater Juliene Ariecha: 1 a 1. Katherine Campos (63kg) colocou o clube carioca novamente na frente. Ela venceu Manoela Costa e deu a chance a Bárbara Timo (70kg) de fechar o confronto. No entanto, a adversária de Timo era a olímpica Maria Portela, que, com um ippon nos segundos finais, fez 2 a 2.

A decisão do título ficou nas mãos da cubana Heidy Ramirez (+70kg), contratada especialmente para a competição  e Rochele Nunes. Com dois minutos, as duas judocas foram penalizadas por falta de combatividade e, 25 segundos depois, a cubana foi novamente punida e Rochele ficou em vantagem, com um yuko. Porém, quando restavam 1min25seg, Rochele recebeu sua segunda punição e o combate ficou empatado mais uma vez e o título foi decidido no golden score e a cubana obteve a vitória com 1min23seg, por ippon, e garantiu o título para o Flamengo.

O pódio final ficou assim:
1º Flamengo (RJ)
2º Sogipa (RS)
3º Minas (MG)

Por Gabriel Dias

Nenhum comentário: