sábado, 5 de maio de 2012

Uma nova análise sobre o balanço financeiro de 2011

O leitor Felipe fez uma análise na caixa de comentários do blog sobre o balanço financeiro de 2011. Foi bem didático e sem dúvida vai ajudar a entender mais sobre a situação financeira do Clube.


André e amigos, achei muito interessante a análise da Pluri, é um bom parâmetro para compararmos a variação dos números de um ano para o outro, entre outros dados. Porém, esta análise é basicamente um comparativo de números e estatísticas e devemos tomar cuidado ao fazer uma análise fria de dados, principalmente quando se tratam de dados financeiros.

Uma infinidade de índices e indicadores podem ser usados em análises de balanços, vou me concentrar no que acho mais importante para explicar a situação do nosso Flamengo, o capital de giro. Capital de giro nada mais é do que os recursos que uma empresa usa para basicamente funcionar e sustentar as operações do dia-a-dia. O cálculo é bem simples, basta diminuir o Passivo Circulante (PC) do Ativo Circulante (AC). No caso, o PC do Flamengo é bem maior que o AC, ou seja, o Flamengo não tem nenhum capital de giro. O que isso significa? Bom, significa que temos mais contas vencendo do que dinheiro pra pagar, isso gera uma dependencia de capital de terceiros (empréstimos) para que o clube possa funcionar e isso explica a quantidade de dívidas com empréstimos e financiamentos que estamos vendo e tambem explica o motivo de tantas notícias de atraso de pagamento que nós torcedores já estamos cansados de ver.

Sabe quando a gente pensa "por que diabos esses incompetentes não pagam os jogadores direito?", então, o Flamengo PRECISA de empréstimos para funcionar e imagino que não seja a coisa mais fácil do mundo conseguir um empréstimo para uma instituição que tem uma fama de inadimplente tão grande. Vocês provavelmente estão pensando "com uma situação dessas, como vc disse que a situação melhorou?". Eu explico. É importante todos entenderem uma coisa: enquanto o capital de giro for negativo as dívidas não vão diminuir, até porque mais dívidas são criadas para o próprio funcionamento do clube. Enquanto o PC for maior que o AC as dívidas vão crescer inevitavelmente, mas é importante que cresçam na menor proporção possível.

E como melhorou? Bom, no balanço de 2009 o AC era cerca de 1/5 do PC, simplificando, era 1 real pra pagar quase 5 reais de dívida. Em 2010 o cenário já mudou pra 1/3, e em 2011 o AC já é quase 1/2 do PC, e isso é uma melhora significativa para um período de apenas 2 anos. Outra coisa, apesar do clube já gerar um resultado operacional positivo, o que acaba causando o déficit no final são as despesas financeiras que nada mais são do que juros, encargos e multas dos empréstimos/financiamentos que são feitos para sanar a falta de capital de giro.

E qual seria a solução pra tanto caos? É impossível cortar custos já que um time de futebol profissional do nível do Flamengo é caro e precisa ser para se manter competitivo. A única solução é aumentar as Receitas, e é aí que a administração atual merece críticas. Segundo os números da Pluri, 51% das nossas receitas vem da televisão e apenas 24% do marketing. Publicidade não é a minha área, mas chega a ser óbvio que um clube da dimensão do Flamengo pode arrecadar muito mais com a exposição da marca. Os números atuais chegam a ser ridículos. No caso de uma empresa, outra solução seria a abertura de capitais, vejo muita gente que defende que os clubes brasileiros sejam transformados em empresas como é feito em vários clubes da Europa e os números mostram que isso é possível.

Não sei a sua opinião sobre isso André, mas eu particularmente não gostaria de ver o nosso clube de coração nas mãos de acionistas sedentos por lucro. É isso amigos, tentei simplificar mas o texto acabou ficando enorme do mesmo jeito, espero que tenha ajudado. Abraços.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nao se pode cortar custo ?

É so cortar os gastos na parte social e com esportes olimpicos que nao tem receita para se manter.

Infelizmente o que é feito por essa adm é aumentar os gastos nesse setores sendo bancados pelo futebol.

Cada um que se cuide de si proprio e o futebol tem capacidade de fazer isso, desde que nao tenha interferencia, desde que nao precise bancar o resto do clube.

André Monnerat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Marketing do Flamengo é fraco, mas os Conselhos tem culpa na baixa arrecadação também.

A posição é: só fecho patrocínio principal se me pagarem o mesmo que estão pagando ao Corinthians.

Só que por 2 anos seguintes não apareceu ninguém pagando o mesmo que o Corinthians consegue no lugar principal. E com isso, diversas propostas foram negadas.

Em 2011 o clube fechou um contrato pequeno de 4 meses por um valor bem pequeno e proporcional ao tempo curto de contrato.

No primeiro semestre negou propostas que teriam dado o dobro de receita com patrocínio principal no acumulado do ano.

Fernando b disse...

No dia em que flamengo for vendido, eu viro CFZ. A nao ser que o Zico seja o comprador...

Anônimo disse...

BOA TARDE A TODOS.

VALEU ANDRÉ, POR ABRIR ESPAÇO PRA QUE POSSAMOS ENTENDER MELHOR A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO FLAMENGO..

EM RELAÇÃO AO FELIPE. CARA, PARABÉNS VC EXPLICOU DE MANEIRA BEM DIDÁTICA PARTE DA SAÚDE FINANCEIRA DO FLAMENGO. SÓ NÃO ENTENDEU QUEM REALMENTE NÃO POSSUI AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE FAZER UMA LEITURA MINIMAMENTE INTERPRETATIVA..

PARABÉNS AO ANDRÉ E AO FELIPE.

ABRAÇOS AOS FLAMENGOS DE VERDADE..

FLAMENGO VOX POPULI VOX DEI, DESDE 1895 AJUDANDO A FAZER DO BRASIL ( NÃO DE PORTUGAL.) UMA NAÇÃO.
RAFAEL GAIO.

costabrito disse...

Excelente analise,muito didatica.So nao concordo que nao se pode cortar custos,o Fla contrata muito mal no futebol,paga salarios acima do mercado,nao gerencia o plantel de jogadores ,contrata jogadores que nao utiliza,temos muito que melhorar nos custos da gerencia de futebol.Outro item que os clubes do Brasil utilizam que 'e a venda de jogadores 'e insignificante no Fla !!!!!!!!