sábado, 21 de abril de 2012

Os preparativos para o Troféu Maria Lenk

O Troféu Maria Lenk começa nessa terça-feira. A novidade desse ano é que as finais serão disputadas na parte da noite e as eliminatórias pela manhã.

O Flamengo terá a maior delegação do campeonato. Serão 61 atletas contra 59 do ano passado. Em seguida vem o Pinheiros com 56 atletas contra 65 do ano passado e depois o Corinthians, que passou dos 29 da temporada passada para competir com 41.

Já o Minas TC, que no Maria Lenk do ano passado escalou 47 atletas, dessa vez vem com apenas 33. Uma queda considerável do atual campeão. Desde a demissão inexplicável do treinador Fernando Vanzella, começou uma debandada de atletas. Joanna Maranhão foi a primeira. Só o Flamengo tirou seis nadadores do clube mineiro nesse começo de ano.

O Minas ainda conta com Rodrigo Castro, Nicolas Oliveira, Glauber Silva, Felipe Lima, Fabíola Molina e Manuella Lyrio, mas a luta pelo bicampeonato acabou.

A disputa ficará entre Flamengo, Pinheiros e Corinthians. Do trio de favoritos, os paulistas trouxeram dois grandes estrangeiros que vão pontuar bastante. O Flamengo vacilou, poderia ter sido mais ousado na escolha dos reforços. Trouxe a espanhola Miréia Belmonte, que deve vencer as provas dos 200m medley, 400m medley e 400m livre, porém sem quebrar recorde sul-americano, e terá uma dura prova dos 800m livre contra Lotte Friis, Poliana Okimoto e Cecília Biagioli.

E também contratou o americano de segunda linha, Eugene Godsoe que dificilmente ganhará uma prova, vai ajudar mais na pontuação do miolo da equipe.

César Cielo, Joanna Maranhão e Léo de Deus devem puxar a fila das vitórias. Cielo terá a dura missão de bater o francês Fred Bousquet nas três provas em que está escalado: 50m livre, 100m livre e 50m borboleta. Motivação não faltará ao campeão olímpico e bicampeão mundial.

Joanna deve faturar os 200m borboleta, fazer dobradinha com Belmonte nos medleys e encarar uma guerra nos 200m livre contra as rivais brasileiras e ainda três estrangeiras: Laure Manaudou, Lotte Friis e Cecília Biagioli.

Já Léo de Deus disputará os 100m borboleta e costas, e os 200m borboleta e costas. Em todas tem chance de ouro, menos nos 200m costas que já é de Thiago Pereira.

E ainda tem Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Henrique Barbosa, Nicholas do Santos, João de Lucca, André Schultz e um forte miolo para levar o Flamengo ao topo da natação brasileira.

A próxima série vamos falar dos revezamentos.

Nenhum comentário: