segunda-feira, 19 de março de 2012

Estadual 2012: Flamengo 1 x 0 Friburguense

Sem Vagner Love, Ronaldinho, Léo Moura e Deivid, o Flamengo venceu o Friburguense com mais um gol de Kléberson e ficou próximo da vaga para a semifinal da Taça Rio.

Ao contrário, por exemplo, do Fluminense, que jogou com time misto e foi derrotado pelo Macaé por 3 x 1 no sábado. (Melhor elenco? Souza, Wagner, Rafael Moura estão sendo tratados como vilões nas Laranjeiras).

O mérito tricolor é a excelente campanha na Libertadores. O aproveitamento de 100%, apesar de duas vitórias em casa jogando muito mal, é o escudo de Abel Braga contra as críticas, que não consegue fazer jogar o amplo elenco e se apóia na grande fase de Deco e Fred e no jovem Welligton Nem.

E o que dizer do Vasco, que poupou Juninho da Libertadores para jogar o Estadual e acabou perdendo um pênalti? E Felipe? Poupado do clássico desse domingo, foi pra praia jogar futevôlei.

Imagina se essas coisas acontecem na Gávea! Ronaldinho, Love e Deivid foram poupados. Pelo menos o jornal Extra teve o Adriano para correr atrás e praticar seu tosco "jornalismo investigativo".



**************


Não vi o jogo do Flamengo. Na verdade, fiz uma greve depois da decepção de quinta-feira. Aquela partida não abalou apenas o emocional, chegou a afetar meu físico. Passei muito mal na manhã de sexta-feira e só deu pra trabalhar à tarde. Aí complica Mengão!

Ouvi alguns comentários sobre o jogo. Primeiro, Joel voltou a escalar o time com três volantes. Mas ao invés de segurar mais o Willians e liberar Luiz Antônio e Muralha, fez o contrário. Deixou Willians mais avançado, como se fosse um terceiro homem de meio de campo, coisa que não é.

O positivo é que no segundo tempo Joel deixou a entender quem ele considera sua dupla de volantes titular. Manteve os jovens e tirou Willians. Bom sinal.

Vendo alguns momentos da partida, também deu pra notar que o time sofreu muito perigo, e o Friburguense só não fez seu gol por incompetência. Revela que mesmo jogando com três volantes não faz do Flamengo um time seguro ao contrário do que alguns comentaristas sugeriram, depois do jogo de quinta-feira, quando Joel escalou no tradicional 4-4-2.

Não concordo mesmo. A escalação contra o Olimpia e a postura do time no começo do segundo tempo, provou que pode-se sim jogar com apenas dois volantes e ser seguro na defesa. O adversário nem passava do meio campo em certo momento. O problema começou quando o placar estava 3 x 0 e os jovens pensaram que a partida estava resolvida e o adversário era apenas mais um do Estadual. Começaram a enfeitar, não marcar mais como antes, e para piorar, ninguém da velha-guarda chamou a responsabilidade.

Também vi algumas boas jogadas individuais do Diego Maurício, mas sem ninguém na área pra empurrar pro gol. Faltou aquele atacante com faro com gol, que se posiciona onde a bola vai passar e só mete pra rede.

E usando a lógica, já dá pra imaginar que Kléberson deve estar na lista para a segunda fase da Libertadores. Só não é titular porque não foi inscrito. Sinceramente, não sei se isso é bom ou ruim.

E o que houve com a torcida de Macaé? Pediram Negueba e vaiaram Botinelli? Que povo maluco, hein?

6 comentários:

Robson disse...

Essa é a torcida do Flamengo, jogador sai de vilão para heroi em um jogo, e vira vilão no mesmo. O jogo foi realmente uma pelada, mas valeu pela vitória. Estrela do Joel que colocou o Paulo Sergio ao Lucas e ele deu o passe pro Kleberson.
E sem essa de contratar outro volante para o brasileiro, só traz o Carceres se realmente o Willians sair. Precisamos é de um meia armador.

George A.F. Gessário disse...

De boa esse jogo poderia tbm ser uma goleada pragente perdemos muitos gols q com um pouco de capricho faríamos sem problemas. DM é nosso melhor reserva pro ataque.

Gustavo Carlos disse...

Olá André tudo bem? a muito tempo não visito seu blog, com problemas de internet, já estava com saudades..

Então para te ajudar na analise do jogo de ontem, eu achei o jogo "bom", foi um jogo bem aberto, onde qualquer um dos clubes poderiam sair na frente e vencer a partida, é só olhar os melhores momentos..
Em relação a este novos volantes, Muralha e Luiz antônio, percebi eles em certo momento "AFOBADOS", na volta para o 2º tempo, o time dava pressão na busca de abrir o placar, e eles foram pelo ritmo do jogo, se esquecendo de marcar e de suas posições de origem, teve pelo menos umas 2 bolas que se o "ESFORÇADO" atacante do Friburguense(Rômulo) acerta-se, era Rede, tudo origem de contra-ataques, e eu não via os garotos voltando para a marcação..

A zaga foi consistente, e tem sido desde a chegada do Gonzalez, e os laterais.. não entendo esse Junior césar, chega na linha lateral, e não cruza, volta a jogada, ou centraliza ela.. e o Galhardo, até que melhorou, eu particularmente não creio que o futebol dele seja digno para vestir a camisa do FLA, muito lerdo, infantil, não sabe marcar, mais que deu uma força em certos momentos na lateral direita, se for para tapar buraco, deixa ele ai até terminar o contrato.

Negueba OMG, que menino ruim de bola, só sabe correr, nem driblar ele sabe, e atrapalha os companheiros, o Diego Mauricio se esforçou bastante, tem corpo, sabe proteger bem a bola e fazer o pivô, tem que treinar mais finalização, que vira um "BOM" atacante, para reserva até que tá bom..

SEM MAIS..

Roberto disse...

Por incrivel q pareça tb fiquei doente na sexta! fui no jogo na quinta, e sexta comecei a ficar resfriado, e sabado tava sem conseguir respirar!! Esse Flamengo só me traz decepção ultimamente! Q bom q meu amor por ele é muito maior do q tudo isso

Paulo Hora disse...

Se você não viu o jogo, não se engane pelos melhores momentos e achar que o Diego Maurício foi bem. Ele é muuuuuuuuuito fominha e joga olhando pra bola. Esse cara já me enganou em 2010, mas não vejo futuro pra ele, muito menos pro Negueba.

O time levou pressão justamente por ter 3 volantes, chamou o Friburguense pro ataque, pois eles não iam ter medo de contra ataque puxado por Galhardo, Diego Maurício e Thomás (outro meio fominha). O único que atacava bem mesmo era o Luiz Antônio.

Nesse jogo o Willians esteve mal na marcação, chegava sempre atrasado e cometia muitas faltas sem conseguir roubar a bola, mas acredito que seja um caso excepcional, pois ele está voltando de lesão. Não é por um jogo ruim que ele vai deixar de ser o maior ladrão de bolas do Brasil, como ocorreu nos 3 últimos campeonatos brasileiros. Nessa função, aliás o flamengo tá bem servido o Muralha jogou bem de novo.

Pra mim essa formação não é tão ruim se os tiver meias e atacantes titulares, além do Léo Moura, porque o Luiz Antônio é um volante que apoia muito bem. Se precisar colocar um time mais ofensivo, e em qualquer jogo contra esses pequenos, dá colocar o Muralha no banco, ótimo reserva, e escalar o Bottinelli com Ronaldinho, Love e Deivid (ou Adriano...)

George A.F. Gessário disse...

Na moral paremos com essa besteira de q já "nos enganamos" com jogador A ou B, ISSO NÃO EXISTE pra maioria dos atletas de esportes coletivos a perfomance é avaliada tomando como base únicamente o saldo desse nas partidas, e tal saldo é muito influenciado pelo imponderável "momento" com isso não há enganação por parte de A ou B e sim momentos bons e ruins de atleta A ou B, essa é a regra.