sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma bomba para a natação nessa sexta-feira


Depois do choque com o doping de Fabíola Molina, a natação sofre outra bomba: o doping de César Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked. Uma tragédia para o esporte, muito assustador.

A substância encontrada durante a disputa do Troféu Maria Lenk deste ano foi a furosemida. Os atletas perdem os resultados, medalhas e índices alcançados na competição, e o Flamengo perde a terceira posição e deve cair para sexto lugar na classificação. Mas como já tinham os índices para o Mundial antes do Maria Lenk, todos continuam classificados para Xangai.

Cielo, admitiu o uso do suplemento, mas alegou que a manipulação foi infectada acidentalmente. O histórico do nadador não aponta nenhum tipo de suspeita, pelo contrário, um campeão olímpico e mundial sempre será mais visado nos exames, tanto que participa de um programa de rastreamento da Fina, o que significa que pode ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar.

Os suplementos não são proibidos pela WADA, Agência Mundial Antidoping, mas o atleta precisa conhecer bem a fonte. A furosemida não dá nenhum benefício ao atleta, ela é proibida porque é uma substância diurética, que pode mascarar outras substâncias dopantes.

A CBDA apenas advertiu os atletas. Só que outros casos semelhantes tiveram desfechos diferentes. Daynara de Paula foi pega com a mesma substância e suspensa seis meses ano passado. A proximidade do Mundial foi fator decisivo para a não-suspensão. É uma questão bem delicada.

A decisão final é da FINA, ela poderá incrementar a suspensão ou apenas acompanhar a decisão da CBDA, que é o que vem acontecendo nos últimos casos.

4 comentários:

almanaque do roberto disse...

Quando o Cielo ganha medalhas,a imprensa cita a Seleção Brasileira. Quando o Cielo é pego no doping,ele é atleta do Flamengo. Nada mais digo.

disse...

Quem forneceu o suplemento manipulado já assumiu a culpa. É muita falta de controle. Os caras lidam com um atleta do porte de C. Cielo e mandam material contaminado! Aí é como falou A. do Roberto.

Miguel Gonzalez disse...

Isso tudo está muito estranho. Se for assim, todo atleta vai colocar a culpa na farmácia. Acho que a CBDA e a FINA têm de investigar o caso. Independente de quem é a culpa, os atletas "dopados" não podem competir contra atletas não-dopados.

disse...

Alguém sabe informar quais foram as punições no caso Balco-THG? Não encontrei muita coisa a respeito.