quinta-feira, 21 de julho de 2011

Corte Suprema mantém advertência e César Cielo vai para o Mundial


A Corte Arbitral do Esporte decidiu manter a decisão da CBDA de apenas advertir Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos. Entretanto, o Tribunal decidiu também suspender Vinícius Waked por um ano, já que o atleta é reincidente.

Em casos de reincidência, o atleta poderia ter sido até banido do esporte, mas como a mais Alta Corte do Esporte decidiu pela pena mais leve, Waked levou um ano de suspensão e está automaticamente fora da Olimpíada de Londres.

Diz o comunicado: "os atletas explicaram que a furosemida foi originada da contaminação de um complemento alimentar à base de cafeína, que eles utilizam regularmente com prescrição médica".

É interessante a reação de alguns, como por exemplo: pode abrir precedente, ou, dois pesos e duas medidas e etc. O fato é que a mais Alta Corte Suprema do Esporte decidiu pela punição mais leve ao César Cielo, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa, mas mesmo assim os justiceiros querem a condenação. Ou seja, o julgamento só é aceito quando for pra punir, se for pra absolver está errado. Ninguém quer saber as provas técnicas usadas, nada.

E essas provas técnicas foram decisivas. Quando se toma furosemida para diluir a substância proibida, a urina fica mais diluída e nesse caso a urina dos atletas estava mais concentrada com grandes chances de se encontrar substâncias proibidas e não havia nada.

E ainda, o pH estava bastante ácido em todas as amostras, e quando você usa substâncias dopantes, o pH fica básico. Mas isso são detalhes técnicos que grande parte da sociedade não entende, mas foi determinante para a pena mais leve.

Doping é algo quantitativo. Se encontra uma substância, a punição acontece. E esta vai desde uma advertência a dois anos, e nesse caso entenderam que a pena mais leve era a mais correta, ponto.

Nenhum comentário: