A importante vitória de Florianópolis coloca o Flamengo definitivamente na briga pela Libertadores. Como já sabido por todos, o último terço da competição (as 13 rodadas finais) apresenta uma tabela favorável ao Rubro-Negro, que fará 9 das 13 partidas no Rio, e com poucos confrontos diretos. Natural, portanto, prever uma subida na tabela.
O Rubro-Negro está, neste instante, a 2 pontos da linha da Libertadores e a 9 do líder. Uma distância que ainda pode ser superada, se considerada a reta final da competição. Existe, entretanto, uma pedra no caminho: o último jogo da seqüência mais dura da competição, que é o jogo do Morumbi contra o São Paulo.
Um empate seria plenamente aceitável em circunstâncias normais, deixaria a Libertadores a no máximo 3 pontos de distância (a linha do quarto lugar não poderá passar dos 44, pois Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam), distância que pode/deve ser superada com algumas rodadas de tabela favorável. Na verdade, com duas vitórias sobre Sport e Ipatinga em casa o Fla voltaria ao G4, pois a pontuação média do 4.colocado sobre 1.7 por jogo. Com 7 pontos nas 3 próximas rodadas, o Flamengo voltaria ao G4 e teria ainda tabela amplamente favorável para se consolidar até com alguma tranqüilidade neste grupo. O empate fora seguraria o São Paulo, que tem tabela mais difícil que a nossa na reta final, e nos deixaria a um jogo de distância (na pior das hipóteses) da Libertadores.
Contudo, para pensar em título, o empate talvez não seja suficiente. Empatar num jogo difícil desses pode significar ver a vantagem do líder subir a 11 pontos. O Flamengo pode tirar parte da vantagem gremista? Pode não, provavelmente tirará: enfrentará Sport e Ipatinga em casa enquanto os gaúchos visitam a Arena da Baixada e o Beira-Rio do arquirival Internacional. É a melhor oportunidade para reduzir a desvantagem dos atuais 9 pontos, outra sequencia gremista de dois jogos fora só ocorrerá na antepenúltima/penúltima rodada, em que a situação de fato poderá ser totalmente diferente.
Em síntese, a diferença irá cair a partir do jogo contra o São Paulo. A questão é: cairá de qual patamar? Dos 9 atuais? De 12? De 6? Tudo depende do jogo contra os paulistas. Uma vitória, além do fator psicológico que costuma carregar o Flamengo em tais momentos, praticamente tiraria um rival da Libertadores e deixaria a distância para, na pior das hipóteses, 9 pontos. 9 pontos que provavelmente cairiam nas duas rodadas seguintes, reabrindo o campeonato numa reta final de tabela favorável ao Fla.
É a hora de decidir, até porque o confronto direto entre Cruzeiro e Palmeiras também deixará vítimas, sendo certo que o empate é o melhor resultado para o Flamengo, especialmente se a vitória não vier no Morumbi.
Contra o São Paulo, o Fla tem desvantagem em Brasileiros (12 v e 16 d) e no geral ( 33 v e 43 d). Durante muito tempo, o tricolor paulista era o único clube brasileiro que tinha vantagem em confrontos diretos contra o Flamengo; com a sucessão de más temporadas nas décadas de 90/00 outros clubes passaram a ter leve vantagem sobre o Fla (como o Internacional e Palmeiras), mas nada como a ampla vantagem paulista neste duelo (dez vitórias a mais). Felizmente, com o Flamengo voltando a ser Flamengo, alguns confrontos já foram revertidos a nosso favor nos últimos anos (como os contra Santos, Atlético PR e Fluminense em Brasileiros, Figueirense no geral).
Momentos para a história: decisão da Copa dos Campeões 2001, Fla campeão com 5x3 e 2x3; decisão da Supercopa 1993, perdida nos pênaltis após dois empates: 1x1 e 2x2 (Marcelinho perdeu o pênalti decisivo), quartas-de-final da Libertadores 1993, 1x1 e 0x2. Ano passado, no Morumbi, 0x0.
O Flamengo nunca havia liderado na história dos pontos corridos e liderou por dez rodadas esse ano. Ficou dezesseis rodadas na zona da Libertadores e pode voltar a ela no próximo domingo.
Faltam 34 pontos para o título (média de 2.41 por jogo), 25 para a Libertadores (1.80 por jogo), 8 pontos para a Sulamericana (0,62 por jogo) e 02 pontos para a Série A 2009 (média de 0.15 por jogo). A campanha atual do Flamengo é de 1.69 por jogo.
http://www.flamengo.com.br/site_clube/colunistas/mv_01.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário