segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Continua o Tabu, por Vitor Boêmio

A dura seqüência de jogos que o Flamengo terá nesse início de returno começou com um empate na Vila Belmiro em jogo que a torcida do Fla saiu com a sensação de que o resultado foi bom, mesmo o Santos estando na zona do rebaixamento, porque a verdade é que o Flamengo foi pressionado desde o começo do jogo e conseguiu o empate quando estava com menos um em campo, após a infantil expulsão do Cristian. O tabu, com mais de 30 anos, de não ganhar na “Vila Famosa” continua.

O jogo marcou a estréia de dois dos nossos reforços, o experiente atacante Marcelinho Paraíba e o jovem lateral Eltinho. O primeiro mostrou vontade e tentou levar o time à frente, correu o jogo inteiro mas mostrou um desentrosamento muito grande com o resto do time, normal para quem só fez um treino e uma recreação desde que chegou a Gávea, já o segundo assustou, não dá pra dizer se estava nervoso com a estréia, se foi o desentrosamento, a responsabilidade de substituir aquele que tem sido a melhor opção de jogadas do time ou se o garoto é fraco mesmo, mas a verdade é que ele errou absolutamente tudo que tentou, uma atuação desastrosa.

Assustou também a facilidade com que os adversários passearam na frente da nossa zaga, mesmo o nosso meio campo sendo formado apenas com jogadores que tem a marcação como característica principal. Atribuir essa deficiência, que não tínhamos há bem pouco tempo, apenas a má-fase dos jogadores ou mesmo ao mérito do adversário, não justifica, o nosso sistema de marcação não está funcionando por conta do posicionamento errado dos jogadores, e isso tem que ser colocado na conta do treinador. Não fosse mais uma fantástica atuação do, cada vez mais ídolo, goleiro Bruno, estaríamos todos lamentando mais uma derrota. Bruno é excelente, mas não dá para contar com atuações brilhantes dele o tempo todo, é preciso facilitar a vida do nosso goleirão. Destaque também para o Léo Moura, que fez os dois gols do Flamengo, dando sinais que está voltando a sua melhor forma.

O Flamengo pega agora o Grêmio, líder do campeonato, no Maracanã e ainda sob desconfiança da sua torcida, desiludida com os maus resultados do time e vendo a real possibilidade do título indo embora a cada partida, para piorar, perto do fim do jogo contra o Santos, as duas maiores torcidas organizadas do Flamengo voltaram a se enfrentar, o que deixa o clima, para quem vai ao Maracanã, ainda mas tenso e só faz manchar a imagem do Flamengo. Como boa notícia, o Flamengo poderá contar com a volta de Juan. Já os contundidos Kléberson e Vandinho ainda são dúvidas. Resta ainda a esperança da estréia do terceiro reforço, o argentino Rubens Sambueza, habilidoso meio de campo, que chega para ser a solução dos problemas de falta de criatividade do setor. O Grêmio está há doze jogos sem perder e vem ao Maraca para manter a boa fase, uma vitória contra o líder devolverá a confiança da torcida no time, uma derrota nos tirará de vez da luta pelo título. É hora de vencer, convencer e embalar.

Nenhum comentário: