quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Começar de Novo, por Vitor Boêmio

A vitória sobre o Atlético-PR na última rodada do primeiro turno significou o fim de uma série de resultados negativos que nos afastou de vez da liderança do Brasileirão e também do G-4, mas o que todos esperamos é que ela também signifique o recomeço da nossa campanha rumo ao título, ainda que a nossa seqüência de jogos seja de a mais difícil que enfrentaremos neste campeonato. Nos próximos seis jogos jogaremos contra, Santos, Internacional, Figueirense e São Paulo fora de casa além do líder Grêmio e do Fluminense no Maracanã, sendo este último considerado em campo neutro. Não será fácil, mas se o Flamengo conseguir chegar ao G-4 ou pelo menos se manter bem próximo dele após essa seqüência de jogos, o caminho estará livre para uma arrancada e estaremos prontos para brigar pelo título.

O primeiro jogo dessa difícil seqüência parece ser o menos complicado, mesmo jogando em seus domínios, o Santos tem sido presa fácil para a maioria dos adversários, atualmente está na zona de rebaixamento, vive uma crise que culminou na demissão do técnico Cuca e não tem a confiança da torcida. O grande problema é que o Flamengo não costuma se dar bem quando vai na Vila Belmiro, já são mais de trinta anos sem vencer em Santos e já passou da hora do nosso time quebrar este incômodo tabu. O começo do segundo turno tem que significar um novo começo para nós, e não para eles.

Um resultado positivo logo na primeira rodada do returno vai valer também como um recomeço para a nossa torcida. A vitória contra o Santos garantirá casa cheia no Maracanã para o clássico contra o líder Grêmio, que vem em seguida e é jogo chave para as nossas pretensões no campeonato. Sabemos o quanto é difícil para o adversário jogar contra o Flamengo quando a nossa torcida lota o Maracanã e, por isso mesmo, é preciso que os torcedores voltem a confiar neste time, mas essa confiança precisa partir dos próprios jogadores para, enfim, contagiar a todos nós.

Começar de novo também tem que ser o pensamento do técnico Caio Jr., ele precisa provar que a primeira impressão que nos passou será a que vai ficar e que a diretoria não errou ao valorizá-lo para que não fosse seduzido pelos dólares árabes. Caio Jr. precisará fazer com que jogadores que estão em má-fase recuperem o futebol que já apresentaram, lhes dar ânimo para continuar lutando e recuperar assim o seu próprio ânimo. Terá ainda que fazer os novos reforços se adaptarem ao esquema de jogo do time e ao próprio clube o mais rápido possível, já que eles demoraram tanto pra chegar.

Nenhum comentário: