domingo, 15 de junho de 2008

Melhor análise de Flamengo e São Paulo, por Ricardo Perrone

Era o natural:

O SPFC se defende o tempo todo com enorme competencia e contra-ataca de forma simples, direta e objetiva.

O Flamengo toca, joga bonito, pressiona, abre, tenta e marca mal.

Quem vence? Quem acertar o gol primeiro.

Ao contrário de sabado passado, contra o Galo, não me empolguei com o SPFC. Idem pro Flamengo, que errou muito e parou na baita defesa que o SPFC tem.

Futebol tem que ser analisado num todo, não apenas nos detalhes.

O Flamengo jogava bem melhor, o SPFC fez 1x0. O Flamengo foi pra cima, pressionou e empatou num penalti claro.

Quando foi pra cima para virar, o que parecia questão de tempo, o SPFC achou um ataque (o primeiro do segundo tempo) e marcou outro num erro do Fábio Luciano.

O Flamengo parou, broxou. Tomou outro de cabeça e só reagiu quando o Obina apareceu para sofrer outro penalti claro.

3x2, e o SPFC na defesa, ninguém passa.

O quarto gol... à lá Petit, Brasil 0x3 França. Não tinha mais jogo.

Enfim, o placar é o que menos importa no final das contas. O que ficou do jogo foi um duelo de características dos dois times que, no detalhe, seria definido pra um dos lados. Hoje, foi pro SPFC. Se o Flamengo faz 1x0 e o SPFC abre o contra-ataque, daria Flamengo. Mas, quem fez foi o SPFC, com todos os méritos.

A impressão que fica para o torcedor do SPFC é que 2007 se repete: Um time que não sabe jogar em 6 meses, e que aprende a fazer o básico e objetivo no segundo semestre. Muricy gosta disso, nào adianta. Eu não gosto, prefiro o futebol jogado, não o resultado conquistado apenas. Acho que dá pra juntar os dois.

Do outro lado, um Flamengo totalmente diferente. Joga um futebol bem mais bonito, mas que corre risco de não ser objetivo. Perde gols, marca mal e abre demais pro adversário na empolgação da torcida de ir pro abafa.

O que falta de juizo pro Flamengo sobra pro SPFC. Um tem medo demais de arriscar e muitas vezes dá certo, pela zaga que tem. O outro força, esquece a defesa na euforia de ganhar, e as vezes toma gols bobos por falta de responsabilidade e calma.

Jogaço! Os dois disputam o título este ano.

O chororo sobre arbitragem é meio exagerado, né? O Flamengo teve lá um ou dois lances pra reclamar, mas... num geral não mudou o resultado não. O Jancarlos tinha que ser expulso sim, e um impedimento do Souza na cara do gol que não estava. Tem um peso, mas perto dos penaltis e gols anulados por aí, se torna até uma arbitragem comum.

PS - Parabens pra torcida que esqueceu a Libertadores e meteu 58 mil pessoas na sexta rodada. Sairam tristes, claro, mas... ainda são líderes e uma vitória na próxima rodada já apaga o tropeço de hoje.



--------------------------------------------------------------------------------

Parte 2:

Como já tem gente achando que eu tô tirando méritos do SPFC, outros achando que eu tô desmerecendo a campanha do Flamengo por um jogo, nego cobrando que eu fale do hugo, do Borges, do Ibson... (eu não sabia que tinha cartilha de texto, onde devo falar sobre todos os 3045058494 assuntos que envolvem um jogo).

Mas, como SP x Fla sempre vai encher de nego procurando pelo em ovo pra dizer que eu puxei o saco de A ou de B, vou resumir:

Pra mim o placar do jogo não demonstra o que os times jogaram, mas sim os detalhes que foram mais objetivos pra um do que pra outro.

Pra mim o SPFC conseguiu um PUTA RESULTADO, e de forma alguma fez UMA PUTA PARTIDA.

Pra mim o Flamengo jogou bem sim. Só que errou pra cacete na defesa, coisa que o SPFC não fez.

Diante disso, fica meio claro que, pra mim, o jogo foi decidido no detalhe.

O SPFC jogou uma partida inteligentissima! Isso sim. Esperou e foi no erro do rival pra matar. Aí estão os méritos do SPFC. Partidaço no sentido tático, técnico ou ofensivo não dá pra achar. O time fez 2 penaltis, o Flamengo teve 3 chances na cara do goleiro, o segundo gol foi um erro individual de um zagueiro e o jogo foi resolvido assim: No detalhe. Não houve um partidaço de ninguém. Os dois jogaram bem, cada um na sua característica.

Ou alguém conseguiu ver um jogo onde o SPFC jogou uma partida de quem goleia e o Flamengo de quem é goleado? Não né? Acho que a tv é igual pra todos...

Quando dá baile, como sábado passado, eu falo que foi baile. Quando o placar não reflete o jogo, eu sigo sendo honesto e dizendo o que vi, nào o que querem que eu diga. Os méritos do SPFC estão na calma, na inteligencia e na defesa. Não vou ficar inventando "atuacão de gala" pra deixar fanático feliz e nem ficar menosprezando um time que jogou uma boa partida e que perdeu porque errou na defesa.

Como eu disse, jogaço! Só que é duro enfiar na cabeça de um torcedor que, as vezes, dois times jogam bem, cada um na sua característica, só que um vence por um detalhe ou outro. O que ganha sempre quer os elogios de um titulo e o que perde quer a crise do século.

É isso. Ponto final.

http://ricaperrone.zip.net/

3 comentários:

Anônimo disse...

Perrone, se vc comparar o time de SP com o Boca, vc vai reparar que ambos têm a mesma tática e qualidade. Ambos sabem marcar. Parecem times de robôs programados.
Ao contrário do Flamengo que confunde correria com raça. Não adianta querer correr mais que a bola. Para tal é necessário aprimorar em muito a qualidade física, apesar de achar que não é por aí. O que nos falta é técnica e banco. A torcida pede e exije: O Brasileirão é nosso. E vai ser.
Abraços,

Anônimo disse...

FLAMENGOOOOOOO SEMPREEEE

Anônimo disse...

CLARO QUE FLAMENGO É MT MAIS MELHOR DO KE ESE TIMINHO AI ATÉ ESKECI O NOME HA ÉH O SÃO PAULO