sexta-feira, 4 de abril de 2008

Joel x Luxemburgo, Prancheta x Notebook

A única coisa que Joel Santana e Wanderley Luxemburgo tem em comum é a profissão. No mais, Luxa e Joel possuem estilos distintos, métodos diferentes de trabalho. Até no modo de se vestir ambos são antagônicos: o flamenguista se limita a usar agasalho e tênis; já o palmerense está sempre bem alinhado, com ternos e sapatos italianos.

No campo as diferenças se acentuam, o Luxemburgo pegou um Palmeiras perdido, sem base nenhuma, é está formando um belo time, a grande prova é o Léo Lima. Luxa consegue tirar o máximo do seu elenco, mesmo que seja limitado.

"Esse é o Palmeiras de Luxemburgo, um time que não vacila, nem se acanha em buscar o gol seguindo a cartilha básica do futebol – passes progressivos, em ziguezague, por vezes floreados aqui ou ali por um Valdívia ou um Denílson, e, pimba, gol!" ( Por Armando Nogueira)

Como eu queria que Joel seguisse essa "cartilha básica do futebol", o Flamengo ainda não tem seu time titular, Joel vai com um time fechadinho, ficando na defesa e saindo no contra-ataque pro jogo contra o Cienciano, ja tenho até palpitações em pensar nesse jogo.

O Flamengo é o único dos cinco brasileiros que corre sério risco de não se classificar para a próxima fase, e para Joel, jogo fora de casa e "Jailton e Toró e mais 9".

Joel perde a chance de ser ousado, corajoso, mesmo que percamos o jogo, mas que percamos de maneira digna, querendo a vitória, e não jogando covarde, recuado, buscando o empate, isso definitivamente não conduz com as tradições do Flamengo.
Colocar Renato Augusto no ataque é o cumulo da corvadia. Jogamos na retranca e tomamos de 3 do Nacional, pensei que Joel tivesse aprendido a lição.

Luxemburgo esteve próximo de fechar com o Flamengo em 2008, não para ser tecnico e sim autoridade máxima do futebol rubro-negro, dos profissionais à base e se quisesse poderia ter até em seu contrato uma cláusula prevendo ganhos com a venda de talentos revelados pelo clube.

Mas no calor da conquista da vaga para a Libertadores, de ter tirado o Flamengo da zona de rebaixamento, a torcida pediu e Joel disse: "Eu fico", o Cristo Redentor é prova disso.

Enquanto isso temos que continuar nos iludindo com o Cariocão 2008, com o "jogamos em ritmo de treino", empates com o Madureira no Maracanã, mesmo Madureira que foi goleado pelo Juventude de Caxias do Sul no Rio.

Só o Flamengo não consegue fazer muitos gols, nosso artilheiro do ano é Marcinho com 7 gols, um meia que deu certo no ataque, será que não temos nenhum jogador do time juvenil que possa ser aproveitado no ataque?

Somos campeões em tudo nas divisões de base e ninguém sobe???

Só nos resta torcer muito, para que o Joel esteja certo e a maioria da sua torcida esteja errada.
Ou que ele esteja enganando a torcida, é na hora do jogo entrar com Cristian e Ibson, Kleberson e RA, e Souza e Marcinho.


Força Mengo!!!

Nenhum comentário: