O Campeonato Carioca vinha numa ascedência muito positiva no últimos anos. O campeonato foi se tornando realmente competitivo, dando mais oportunidades também aos clubes menores. Gradualmente o campeonato melhorava o seu nível. Neste milênio a competição se desenvolveu acentuadamente, com até alguns pequenos arrancando títulos de turno e disputando finais de campeonato. Havia batalhas verdadeiramente acirradas pelos pontos, não havia jogo fácil, era de fato um campeonato emocionate.
Como diz o velho ditado: "Em time que esta ganhando, não se mexe", não havia porque mudar o modelo de disputa, não havia porque mexer numa fórmula que estava dando certo e trazendo novamente o status e o respeito para o campeonato Carioca.
As alterações feitas foram um tremendo desastre. Inquestionavelmente favoreceu aos grandes. Tornou o campeonato chato, fatídico e previsível. Fez a primeira fase de grupos parecer inútil.
Como uma federação regional pode não enxergar que o estado não é capaz de realizar um torneio com 16 times? Será que é tão dificil ver que no momento não existem tantos times qualificados para tal? Somos obrigados a ver times e atletas de futebol de Várzea , quase amador, dividindo espaço com nomes que frequentam a seleção brasileira.
E ainda a única coisa que poderia dar um equilíbrio nos jogos entre grandes e pequenos, que era o fator campo, foi tirado. Os grandes jogam apenas em seus luxuosos estádios. Assim fica muito fácil...
Penso que o objetivo da Federação era resgatar a rivalidade entre o 4 grandes que já estava ficando meio fria. "Parabéns" federação, conseguiu. Esse tem sido o campeonato mais rivalizado e polêmico dos últimos anos. Mas era mais fácil fazer um torneio apenas de 4 times, já que o campeonato não da qualquer chance aos menores...
Esse modelo precia ser revisto se queisermos ter novamente um campeonato interessante para 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário