terça-feira, 27 de março de 2018

NBB 2017/2018: Flamengo 89 x 75 Vitória

Nayra Halm / fotodojogo

O Flamengo lutou, batalhou, perseguiu e conseguiu o tão sonhado primeiro lugar na fase de classificação do NBB.

Com a vitória contra o Vitória por 89 x 75, o Rubro Negro precisou aguardar o final emocionante de Caxias x Paulistano.

Desde a derrota para o Paulistano na Arena, o Flamengo não perdeu mais: foram 11 vitórias seguidas, à espreita de uma tropeço dos paulistas.

E a derrota veio na última rodada.

O placar apontava 81 x 78 pra equipe sulista. Deryk teve direito a três lances livres para empatar a partida. No entanto, converteu apenas dois lances. Com 81 x 80, faltando 32 segundos, o Caxias forçou um chute de três pontos desnecessário. Na volta, tendo a última posse, erro de Yago no chute de três e vitória monstruosa do Caxias, que quebra uma sequência de 22 vitórias seguidas do Paulistano.

A equipe Rubro Negra faz sua segunda melhor campanha do NBB: são 25 vitórias e apenas três derrotas (duas para o Paulistano), só sendo superada pela campanha do primeiro NBB, quando o Flamengo perdeu apenas um jogo.

Com o primeiro lugar, a equipe da Gávea tem a vantagem de decidir em casa nos playoffs.

O adversário nas quartas ainda depende do último confronto dessa fase de classificação. Na quinta-feira jogam  Mogi e Pinheiros. Caso Pinheiros vença, o Flamengo enfrenta o vencedor de Minas x Vitória. Caso o Pinheiros perca, o Flamengo enfrenta o vencedor de Vitória x Pinheiros.

As quartas de final só começam dia 16 de abril.


O JOGO

No primeiro tempo o Flamengo se impôs e abriu com tranquilidade dois dígitos de vantagem: 47 x 26, com 12 pontos de Marquinhos e nove de JP Batista.

Quando o jogo se encaminhava para uma vitória tranquila, o Vitória reagiu no terceiro quarto e praticamente todo ataque pontuava.

Dawkins, que havia anotado apenas dois pontos no primeiro tempo, calibrou a mão e anotou nove pontos no terceiro período. A larga vantagem caiu para nove pontos. Em nenhum momento José Neto resolveu parar o jogo para organizar um ataque que forçava chutes de três e uma defesa que não incomodava os baianos.

No período final a vantagem caiu para sete pontos no primeiro ataque do adversário, após roubada de bola. No entanto, Marquinhos, Marcelinho e Varejão comandaram o Flamengo marcando juntos 27 pontos, dos 29 que a equipe fez no período final, e fecharam a partida em 89 x 75.

No último lance da partida, destaque para o toco de João Vitor, e Marquinhos, puxando contra-ataque, passando a bola por entre as pernas do marcador e culminando a jogada com uma mini-enterrada.


DESTAQUES

Marquinhos anotou 22 pontos com oito rebotes. Marcelinho com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Varejão com duplo-duplo: 13 pontos e 11 rebotes.

17 comentários:

Barreto disse...

Inesperado este resultado entre Caxias e Paulistano. Ótimo para o Flamengo.

Quero aproveitar este post para fazer faço alguns comentários sobra a Liga das Américas de basquete.

Acompanhei a liga das Américas, através do site que tenho assinatura, e assisti a todos os jogos dos times brasileiros e do San Lorenzo. Confesso que me surpreendi com o San Lorenzo, pois esperava um time muito melhor individualmente, tomando por base o que anteriormente ouvi falar sobre o seu elenco. O time argentino é muito bem treinado, marca muitíssimo bem, mas o seu destaque é muito mais coletivo do que individual. Com exceção do Gabriel Deck o resto do plantel é formado apenas por bons jogadores e por outros bem medianos, nada mais. Tivesse o Mogi uma rotação melhor ( Larry com 37 anos jogou quase o tempo todo) o resultado do jogo decisivo poderia ser diferente. Quero lembrar que no confronto entre o Paulistano e o San Lorenzo, na fase classificatória, o time brasileiro jogou melhor, esteve na frente quase o jogo inteiro, e só perdeu pela falta de experiência dos jovens jogadores do time paulista nos momentos finais do jogo. Atrevo-me a dizer que, pelo menos no momento atual, tanto o Paulistano quanto o Flamengo são do mesmo nível ou até mesmo superiores ao time argentino. Finalmente quero destacar a quantidade expressiva de falhas gritantes e de tomadas de decisão equivocadas do Shamell principalmente nos momentos cruciais do jogo. Isto já se tornou um problema recorrente. É possível que um jogador melhore os seus fundamentos com muito treinamento, mas aumentar o QI de basquete é impossível. Larry Taylor fez ótima partida mas não consegue ter uma sequência de jogos neste nível porque também lhe falta leitura de jogo para a posição de armador.Nem sempre a habilidade e vontade serão suficientes.

bcb disse...

Temporada do Flamengo melhorou bastante depois de um péssimo começo.

Jogadores como Pecos e Cubiilan subiram de produção, Marquinhos voltou a jogar como jogava 4 anos atrás e Marcelinho continua com sua improvável rejuvenescida após ter sido dado, justificadamente, como acabado pro basquete 2 anos atrás.

Seria fantástico, e merecido, o Marcelinho acabar a carreira campeão do NBB.

A equipe parece ter encontrado um bom equilíbrio, defesa forte tradicional dos times do Neto com m ataque balanceado.

João Paulo disse...

Esse foi o 1º lugar mais merecido pro Flamengo, porque nunca deixou de acreditar, a prova mais concreta foram as 2 vitórias no interior paulista contra Pinheiros e Mogi. A manutenção do interesse, o oposto da equipe de futebol.
Vejo que muita gente disse que o 1º lugar não faria a menor diferença, quem disse isso é porque no fundo não acreditava que o Flamengo poderia terminar na liderança.
Eu disse que o Paulistano atingiu o auge muito rápido, no meio da temporada, também que a equipe era jovem demais – deu a 1ª amarelada.
A liderança trás as seguintes vantagens:
1º Vantagens nos mandos de quadra, nas quartas, semi e finais.
2º Só vai pegar o Paulistano e Franca se for a final.
3º Já é, na pior das hipóteses, o 5º colocado, com isso já vai pelo menos pra sul americana.
4º Caso as séries de playoff envolvendo o Flamengo, principalmente a série final tenha o 5º e decisivo jogo, as rendas irão sempre pros cofres do mandante e nunca pro adversário. Apesar do público do Flamengo ser sempre decepcionante, nas finais a galera vai, na final do NBB 6 contra o Paulistano venderam 15 mil e quinhentos ingressos (carga total) em 4 dias.
No entanto, nada disso vale se o time não jogar pra caramba, na temporada passada todos os quatro primeiros colocados caíram nas quartas.

Ninho da Nação disse...

Destaco três pontos que considero importante:

- A preparação física, até Marcelinho jogando em alto nível no último ano de carreira.
- Consequentemente, o baixo ou quase zero número de contusões. Ao contrário da temporada passada, que foi um inferno.
- E o achado da Arena Carioca, decisivo para essa boa campanha.

Antônio Neto disse...

João Paulo, concordo 100% com o teu comentário. Outro ponto a acrescentar é que Paulistano e Franca terão que se matar em quadra, prevejo uma série de 5 jogos e se brincar com algumas prorrogações ainda.

Sobre a partida, a única coisa que não me agradou foi a passividade do José Neto durante aquela sequência de 12 ou 13 pontos do Vitória. Eu entendo você esperar um pouco para testar a leitura de jogo dos seus jogadores e ver como eles reagem no decorrer da partida, mas ali na minha opinião passou dos limites.

Gustavo disse...

Impressionante mesmo é a consistência da direção do basquete do Flamengo. Podem até falhar (ano passado foi um exemplo), mas nas últimas cinco temporadas, fomos primeiro colocados em quatro. Ironicamente, em 2014/15, quando tínhamos o nosso melhor time campeão do mundo. ficamos em terceiro lugar.

No começo, Brasília tinha um orçamento parecido. Hoje, Franca , Mogi e Bauru assumiram esse posto de concorrência de orçamento. Em pontos corridos, estamos sempre na frente.

Trabalho sério, competente e profissional. Ganhar ou perder faz parte do esporte, mas o termo Orgulho da Nação nunca foi tão bem aplicado a uma modalidade no clube.

Quisera o futebol do Flamengo ter 25% desse conjunto da obra. A diferença é abissal.

Anônimo disse...

Paulo Jr.
Apesar das críticas, foi uma grande campanha do flamengo.Varejão está melhorando aos poucos, pegando ritmo. Também gosto de ver JP e Varejão juntos, que bom que o Neto está colocando os dois.
Para os playoffs, precisamos achar resposta para a correria e intensidade do Paulistano, e também para os chutes de fora. Marcamos muito bem o garrafão, mas permitimos bons aproveitamentos em chutes de fora, o que é a característica do Paulistano. Neto precisa achar uma solução.
Barreto, você que acompanhou o San Lorenzo, pode falar mais sobre o Dar Tucker? Ele seria um grande upgrade em relação ao Ramon ou vc acha que devemos buscar outros?
No ano que vem, Marcelinho se aposenta, e precisamos repor com um bom nome. Talvez juntando os salários de Marcelinho e Ramon possamos trazer alguém top.

Marcel Pereira disse...

Grande upgrade vindo do San Lorenzo seria Javier Justin Ferrer... Excelente pivô, com perfil que complementaria Varejão e JP... Ano que vem sai o Marcelinho, e se tirar o Rhett, tem orçamento somando os dois para um reforço bem top. . E se acertar a mão, é time para vencer Liga das Americas

Barreto disse...

Prezado Paulo JR é um prazer trocar idéias e informações com você.
Realmente você tocou em um ponto que já é crucial atualmente e será ainda mais na próxima temporada com a aposentadoria do Marcelo. Não acho que o Ramon é mau jogador, mas o Flamengo precisa de um jogador melhor para esta posição principalmente pela necessidade de ter alguem mais regular. Dar Tucker é melhor do que Ramom, mas também não acho que seja o ideal para assumir a posição 2, pensando em outro patamar de time, principalmente pela falta de regularidade deste jogador. O Fla merece jogador melhor, principalmente com a folga no orçamento com a saída do Marcelo. Marcelo ganha aproximadamente o que um bom jogador ganha na G League.

Abração

Barreto disse...

Marcel


O upgrade para a posição 2 na próxima temporada tem necessidade muito maior do que para o garrafão.

Ruy Moura disse...

Vítor Benite para o lugar do ídolo Marcelinho!

Rodolfo disse...

Mais uma vez os dirigentes do basquete dão aula para os dirigentes do futebol. Pena que entra ano e sai ano e eles não aprendem.

Anônimo disse...

Paulo Jr.
Barreto, o prazer é meu. Gosto muito dos seus comentários. Aliás, este blog é um oásis na cobertura de basquete.

Barreto. disse...

Paulo Jr, outro ponto que gostaria de analisar para a próxima temporada é a posição de armador. Acho que precisamos de um armador que consiga alternar a velocidade do jogo. Atualmente o Flamengo joga sempre com os seus armadores acelerando o jogo, independente do curso da partida. Talvez isto explique porque muitas vezes o Flamengo permite que o adversário encoste no placar. O jogo acelerado não interessa a quem está bem a frente do placar, a não ser em momentos bem definidos de transição. Parece que o Cubillan não consegue jogar diferente. Este é um dos pontos que o Neto precisa olhar com cuidado. O Pecos também joga com esta mesma tõnica e por este motivo para a próxima temporada manteria o Pecos e contrataria um armador mais clássico que saiba dar alternãncia ao jogo mesmo que não pontue muito. Nicolas Aguirre , do San Lorenzo, é este jogador. Evidentemente o Nico seria o ideal porque reune as duas características.

Flavio França disse...

Amigos, quanto à contratação de um jogador para ser titular na posição 2, sou totalmente favorável. O Ramon tem demonstrado fraqueza e era para ser o contrário. Com dois armadores alternando no jogo, a bola de três dele deveria ser o ponto alto desta temporada. Com relação ao Cubillan e Rhett, acho que eles merecem continuar na próxima temporada. Jogadores estrangeiros dificilmente emplacam em sua temporada de estréia e ambos começaram mal mas estão terminando esta temporada em muito bom nível. Tem tudo para arrebentarem na próxima temporada. Com relação ao ritmo acelerado de Cubillan e Pecos, confio no Neto para ajustar isso e Pecos, por ser bem jovem, pode ser o foco nesse ajuste. No mais, é ficar feliz com a primeira colocação na fase regular e torcer bastante nos playoffs!!! Barreto, se não for incomodo, me diga o nome do site que você acompanhou os jogos da Liga das Américas. Depender do SporTV é uma merda!!! Abraços!!!

Barreto disse...

Flavio França


O nome do site é livebasketball.tv
Pago cerca de 8 dólares mensais durante os meses em que a programação me interessa. No próprio site você consegue ver as competições que serão transmitidas durante o ano. É possível cancelar a assinatura e retomá-la quando lhe interessar.

Abração

Flavio França disse...

Obrigado Barreto!!!