terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Ao lado da EXOS, Flamengo utiliza pela primeira vez o GPS para monitorar os jogadores


O treino de hoje em Mangaratiba foi acompanhado pela primeira vez por um funcionário da EXOS, empresa líder mundial em treinamento de alta performance, nutrição e fisioterapia. O blog revelou com exclusividade detalhes sobre essa nova ferramente para o futebol Rubro Negro ainda no ano passado.

Foi utilizado no treino de hoje o GPS, aparelho que monitora toda a atividade do atleta: aceleração, alternância de movimentos, batimento cardíaco, posicionamento e desgaste.

O aparelho detectou, por exemplo, quando o Émerson já dava sinais de cansaço, imperceptível ao olhar humano, mas facilmente reconhecido pelo equipamento. Foi imediatamente poupado e assim evitando uma possível fadiga muscular que poderia resultar em contusão.

A comissão técnica vai conseguir tirar o máximo de cada jogador, mas sem ultrapassar o seu limite.

Foi apresentado também o Daniel Gonçalves como novo coordenador científico, no lugar do Elliot Paes, que chegou a ser anunciado, entretanto não acertou sua vinda para o Flamengo.

O Médico Márcio Tannure é otimista quanto aos métodos utilizados nesta pré-temporada:

"O campeonato começa na pré-temporada e, como vai ser um ano diferente, já começamos fazendo diferente na pré-temporada. Começamos este ano fazendo coisas que são novas no futebol, coisas que nunca tinham sido feitas, ou pouco feitas. A análise do perfil genético de cada atleta, pelo DNA, para entendermos o metabolismo de cada um, foi algo inédito no futebol. O Flamengo foi pioneiro. Conseguimos adquirir equipamentos de GPS, de carga de treinamento, que somente quatro clubes no Brasil têm. Hoje, com todo orgulho e felicidade, consigo afirmar que o Flamengo não está abaixo de nenhum outro clube no Brasil em termos de tecnologia e aparelhagem".

Um comentário:

Gustavo disse...

Boa matéria André!!!