quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ótima notícia: o Flamengo renasce na natação

Nos últimos dias de 2012 o Flamengo anunciava o encerramento de sua equipe adulta de natação. A decisão foi muito contestada. "Retrocesso e só se interessam por futebol" eram escutados aqui e ali.

Escrevi aqui no blog que a decisão era acertada. A equipe adulta custava R$ 3 milhões por ano, o clube não tinha estrutura para treinamento físico e muito menos uma piscina compatível com os excelentes atletas que possuía.

Com salários atrasados, a atleta Daynara de Paula ficou apenas um ano na Gávea, se transferiu para o Sesi e desabafou: 
Eu estava infeliz lá, a estrutura não era boa. A estrutura que o Sesi-SP apresentou é melhor que a do Flamengo. Meu contrato acabava no dia 31 de dezembro. No início do mês, já comecei a ver o que fazer.

Patrícia Amorim assim que foi eleita reativou a natação do Flamengo contratando o treinador do Pinheiros Marcos Veiga e acertando com César Cielo, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa.

Para o então diretor de marketing Harrison Baptista, o risco de trazer esses reforços era calculado:
É por isso que nós estamos correndo um risco ao fechar com atletas antes de termos todos os parceiros definidos, mas corremos um risco calculado. Estamos dando um passo de cada vez e fazendo a coisa de uma maneira em que a receita possa cobrir. Começamos colocando todo mundo em dia, levando o esporte para o momento zero. A partir daí, iniciamos um projeto para decolar. Estamos começando a crescer, mas com um planejamento calculado.

A ex-mandatária afirmava que o mercado estava em ebulição com a contratação de César Cielo:
Já fui ao mercado, que está em ebulição. Agora vou encontrar os patrocinadores e não vou dizer que tem um projeto de trazer um grande nome. Já trouxemos. Vou dizer a eles que o investimento no Fla ficou mais vantajoso.

Em editorial publicado neste blog, Alex Pussieldi, treinador e comentarista do Sportv, alertava que o Flamengo não podia errar novamente na gestão olímpica, como fez no final da década de 90.
Patrícia Amorim começa uma nova gestão cumprindo o que havia prometido. A re-estruturação dos esportes olímpicos e em especial a natação que é a primeira a ser organizada. Ela, junto com outra nadadora, Cristina Callou, estão a comandar o novo Flamengo. Flamengo que precisa aprender com os seus erros do passado e evitar os mesmos problemas que praticamente destruíram anos e anos de glórias no clube. As contratações de atletas em salários e promessas jamais cumpridas e o esquecimento por completo das categorias inferiores são erros que deixaram profundas marcas e levaram o clube a atual condição.

O blog cobrava as promessas de patrocínio que foram prometidos:
A presidente Patrícia Amorim disse logo depois que acertou a contratação do Trio de Auburn, que na mesma semana seriam anunciados os patrocínios para a natação e para os esportes olímpicos, mas estamos chegando chegando a quase um mês da contratação das estrelas das piscinas e nenhum anúncio foi confirmado. O blog torce pelo sucesso dos esportes olímpicos, mas deixa claro que é necessário que seja feito tudo com zelo, com planejamento, para não ter atrasos de salários e quebra de confiança com os atletas olímpicos.

Nada aconteceu, o futebol precisava bancar os esportes olímpicos e para quem acompanhava os déficits olímpicos em cada balanço financeiro não poderia esperar outra coisa a não ser os tristes cortes.

A atual gestão resolveu inverter o processo: primeiro se estrutura, depois pensa em ter equipe adulta e grandes nadadores. Primeiro reforma a academia, reconstrói com o que tem de mais moderno em parque aquático e só então vai começar a contratar reforços.

A base está sendo montada. E já no ano que vem com uma piscina super moderna e uma ótima academia, o Flamengo voltará a disputar os campeonatos com equipe sênior. Tudo ao seu tempo.

O ótimo Alex Pussieldi esteve na Gávea nesta semana e foi só elogios em seu blog ao bom momento da natação Rubro Negra.

Confira trechos:
Preciso ser honesto e dizer que quando a nova diretoria do Flamengo fechou a equipe principal do clube, fui um dos mais céticos com relação ao futuro dos esportes aquáticos no clube. Passados dois anos da nova diretoria do clube, a dívida milionária até persiste, mas foi atualizada e diminuída em grande escala. O Flamengo tirou as certidões negativas de débito ganhando direito aos projetos da Lei Pelé e teve três projetos aprovados com a chancela da Confederação Brasileira de Clubes. 
Estive no clube, visitei as instalações, conversei com dirigentes e treinadores, fiquei impressionado com a nova sala de musculação dos esportes olímpicos, um maquinário incrível. Lá estava a equipe petiz fazendo um circuitão, agora maquiado com o belo nome de funcional. Gostei demais de ver todos os jovens nadadores devidamente uniformizados de Flamengo. Um dirigente me disse, "se não estiver uniformizado, nem entra na sala". 
O momento é bom. Para 2015, o Flamengo resistiu aos ataques, não perdeu ninguém. Isso mostra sustentabilidade, mas com os pés no chão. São poucos os nadadores que recebem ajuda de custo, um número ainda menor do que no ano passado. A intenção é continuar crescendo, mas sem nunca perder este controle. 
Salário em dia nunca foi e nunca será qualidade de qualquer empregador, mas em se tratando de natação carioca sempre foi um problema. No Flamengo, isso não é problema há muito tempo. Com a nova piscina no segundo semestre, a equipe senior deve voltar em 2016, o Flamengo trabalha para brilhar na natação brasileira, mas sem fazer as loucuras que já fez no passado e terminou da forma como todo mundo sabe.

Confira o vídeo:

Nenhum comentário: