quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Estadual 2014: Friburguense 0 x 2 Flamengo


Não foi um bom jogo. A melhor partida taticamente foi a da estreia, mas tivemos alguns bons destaques individuais na vitória por 2 x 0 contra o Friburguense.

O banco foi decisivo nos dois jogos com os titulares. Se no ano passado a primeira opção era um Diego Silva ou um Val da vida, esse ano tem sido um inspirado Gabriel e um bom Alecsandro. É a prova de que o elenco está mais qualificado, e olha que faltam estrear o Éverton, Erazo, Mugni e Léo. (E o Elias!)

Mas Jayme terá que sacar o Carlos Eduardo, não tem jeito. Ano passado até tinha a questão tática, da posse de bola, mas o time tinha um Elias e um Luiz Antônio.

Hoje o meio ficou mais lento com Elano e Muralha. A saída de bola precisa ser organizada agora sem o Elias. A marcação também piorou. A compactação que Amaral e Elias davam à defesa era excelente, fechando com Paulinho e o Luiz Antônio nas laterais. Hoje o Paulinho ainda está longe do jogador do ano passado e o Elano não tem essa característica. O Flamengo permitiu muitas chances do adversário. Felipe fez ótimas defesas.

Pelo segundo jogo seguido a saída do Carlos Eduardo no segundo tempo provoca uma revolução. Gabriel outra vez entrou bem demais, está mais confiante e fez excelentes jogadas na direita. É simples jogar com Léo Moura.

Elano caiu pela esquerda e marcou um golaço, além de uma linda invertida. Sabe muito de futebol! Faltou essa movimentação dos pontas também com Paulinho. Se não fica muito previsível e estático. Com a disponibilidade de jogo do Éverton, Jayme terá muitas opções.

Os laterais estão em grande fase. Léo Moura fez um lançamento espetacular no peito do André Santos para o gol de Samir. O lateral esquerdo conseguiu sua terceira assistência em dois jogos. Temos um lateral que acerta cruzamento, vejam só, já foram dois. Só precisa manter a seriedade o jogo inteiro.

Amaral fazendo o simples, chegando como homem surpresa, apenas, pode ser bem útil.

Wallace e Samir continuam jogando em alto nível.

Deu para entender porque Jayme pensa em Hernane e Alecsandro juntos. Alecsandro quando entrou jogou também como um meia. Hernane teve duas chances, perdeu as duas. Com certeza está guardando sua broca para a Libertadores.

4 comentários:

Anônimo disse...

Jogar naquela LUA não é fácil....mas achei o Amaral muito displicente nos passes...ele deu umas cinco bolas no pé do adversário, gerando contra-ataques...duas delas quase deram em gol, se o Felipe não tivesse defendido muito bem.
Precisamos dele na marcação, mas pra sair jogando não dá.

Ninho da Nação disse...

Concordo, amigo. Amaral errou passes demais.

A saída de bola ainda não está ajeitada. Amaral quase não fazia essa função de saída de bola pelo meio de campo porque tinha o Elias e principalmente o Paulinho e o LA nas pontas.

Precisamos dele na marcação e ponto.

Anônimo disse...

concordo com todos os comentarios mais não da pra jogar com o cadu eo elano fica muito lento.

valdir souza disse...

Tomara que esteja certo enquanto ao Brocador André, infelizmente (ou felizmente) ele só funciona quando faz gols, não consegue ter outros momentos dentro da partida, a qualidade no arremate final é proporcional a falta de técnica e recurso, impressionante como destoa em cada área!