segunda-feira, 15 de outubro de 2012
José Neto é o entrevistado do blog
O treinador de basquete do Flamengo, José Neto, é o entrevistado aqui do blog. O time recentemente voltou de uma excursão na Argentina, onde conseguiu uma vitória e duas derrotas, e agora volta suas atenções para a estréia na Liga Sul-Americana dia 23 de outubro contra o Hebraica do Uruguai.
Pois bem, confira a entrevista, enviada para assessoria de imprensa ainda em setembro e respondida agora, em virtude da rotina de trabalho do técnico.
Como foi o processo de montagem desse elenco? Você seguiu uma linha e dentro de uma concepção de jogo indicou jogadores que poderiam se encaixar no seu estilo desejado?
A montagem de uma equipe na minha opinião é um dos fatores mais importantes do trabalho. Tem que estar de acordo com a proposta que será implantada. Para estar de acordo, os integrantes do grupo tem que ter um perfil coerente com esta proposta. Acredito que conseguimos montar um grupo que tem este perfil. Agora, daqui pra frente, é o trabalho diário e o foco nos objetivos que não são fáceis de serem atingidos.
Qual é o modelo de jogo, qual a identidade que deseja para o Flamengo nessa temporada?
Acredito muito que o sucesso do trabalho esta no próprio trabalho do grupo. Pretendo montar um grupo forte. Usar estes grandes jogadores para formar um grande grupo, ou seja, trabalhar muito o jogo coletivo. Jogar coletivamente não significa que teremos 10 jogadores fazendo mais de 10 pontos todos os jogos, mas um grupo que saiba usar os pontos fortes individuais em prol da equipe e dos objetivos traçados.
Na temporada passada Gonzalo Garcia tentou implantar um sistema de jogo semelhante ao argentino. Com marcação forte, valorização da bola no ataque. E você foi assistente de outro técnico argentino, o Magnano, na seleção. Você imagina que o Flamengo possa jogar semelhante ao basquete argentino?
Cada equipe tem suas características. Cada técnico tem o seu perfil e usa aquilo que acredita para ter sucesso. Não existe uma receita. Eu estou convicto de que o sucesso acontece a partir dos envolvidos no trabalho, primeiramente, acreditando no que esta sendo realizado para que cada vez mais possa ser melhor. Isto nao é simples, porque não trabalhamos com apenas uma "cabeça". Mas com a cabeça de um
grupo que vai fazer acontecer aquilo que foi planejado. Portanto, tenho um desejo de que o Flamengo jogue como o basquete do Flamengo! Que possamos criar uma identidade a partir das características que temos no grupo
Caio Torres só volta em dezembro. Shilton é o primeiro reserva. A diretoria junto com a comissão técnica pensa em um estrangeiro para cobrir essa ausência?
Caio vem recuperando-se muito bem. Acredito que possa jogar antes do previsto. Tudo isto esta sendo avaliado para podermos trazer outro integrante ao grupo, seja ele estrangeiro ou não. Montamos o grupo com apenas um estrangeiro para que possamos usar este recurso caso necessite.
Como você ver a presença de clubes de futebol nos campeonatos de basquete? O Flamengo já está há um bom tempo e agora o Palmeiras?
Fui técnico do Palmeiras na sua volta ao basquete adulto recentemente. Conheci bem a estrutura lá onde existem pessoas sérias trabalhando com o basquete e visando voltar a elite a médio prazo. O Flamengo já é uma realidade de clube grande no basquete. Espero que possamos ter outros clubes investindo na modalidade! Se for clubes de "camisa" visando este desenvolvimento do basquetebol, não só no adulto, mas também criando raízes com o trabalho de base como é realizado no Palmeiras e Flamengo, melhor ainda! O basquete precisa ser cada vez mais popular para ter mais praticantes. Esta é a idéia!
Como avalia a estrutura do basquete Rubro Negro?
Estou gostando muito! Temos praticamente todas as funções necessárias para ter um bom trabalho sendo ocupadas por bons profissionais. A estrutura física acredito que possa melhorar e existe uma vontade grande do clube de que isto ocorra. Portanto, estou contente com o que temos ec om o que podemos melhorar ainda mais para as próximas temporadas.
Não falta no elenco um ala-pivô reserva para rodar com o Olivinha?
Não
Você pensa no Benite como armador ou na dois?
O elenco tem jogadores versáteis que podem atuar em mais de uma posição. O Vitor é um destes jogadores que pode atuar nas posições 1, 2 e 3.
O Flamengo está há três anos sem o título brasileiro, mas sempre está montando grandes elencos. Já sente alguma pressão para recuperar a hegemonia nacional?
Não existe uma pressão maior do que a pressão interna, ou seja, uma vontade que eu tenho comigo mesmo de todos os dias dar o melhor. Títulos não se ganham antes das disputas, se conquistam com trabalho diário e dedicação de todos os envolvidos. O Flamengo montou uma boa equipe assim como outros times que tem o mesmo objetivo. O NBB é um campeonato cada ano mais forte. Todos os jogos são importantes, mas campeonato de Playoff se decide no playoff. Temos que buscar na fase de classificação a possibilidade de decidir em casa as séries dos playoffs e assim ter o apoio da torcida que com certeza é o sexto jogador em qualquer partida, ainda mais nas decisões!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Vamos ver na liga sul-americana se os trabalhos estão fazendo efeito msm. E se o grupo conseguiu treinar a defesa e o trabalho coletivo. Esperamos que sim!!
Mais um golaço, André!
Se o trabalho for mesmo pautado no "trabalho" diário, hu,ildemente como parece, teremos granses vitórias até o final da temporada.
Espero que este time cresça a tempo de disputar para vencer a liga sulamericana.
Postar um comentário