Mais do que time titular contra o América-MG ou apostar em quem está bem fisicamente, é importante saber a mentalidade dos jogadores para o confronto. O foco vai ser a vitória ou já estão pensando na quarta? Aí que deve entrar a gestão do futebol. E não deixar pros jogadores decidirem isso em campo.
Não adianta entrar com todos os titulares se o objetivo não está claro na cabeça de todos.
Problema é que o Rubro Negro não se preparou pra ter time B. Não tem goleiro suplente, dupla de zaga confiável, segundo volante e meia reserva. No máximo tem um bom volante reserva, Pires, e Arão sendo opção no segundo tempo, além de Uribe e Lincoln para o ataque.
É óbvio que, como já disse aqui, os jogadores vão escolhendo onde poupar, onde se concentrar e onde entrar com a força máxima.
Por isso o time titular é escalado toda rodada, trocando algumas peças quando preciso. É o pior dos mundos: os titulares não têm foco e os que entram no time mesclado não estão entrosados.
O Grêmio sabia que esse seria o ritmo no ano. Após os fracassos com o time reserva na temporada passada, montou duas equipes fortes para aguentar as duas competições. (O que também não é garantia de nada, pois o Flamengo, teoricamente mais cansado, foi superior na reta final nos dois confrontos pela Copa do Brasil)
O Palmeiras está fazendo a mesma coisa. Vários jogadores que estavam com poucos minutos, ganharam oportunidades graças ao time B, estão vontade à boa fase e virando opções para o time titular.
O Flamengo infelizmente não se preparou para isso e vai se enganando, pensando que basta trocar dois, três que o nível vai permanecer o mesmo. Ou que escalando os titulares os atletas darão o máximo pela vitória em todos os desafios.
Falta elenco sim, mas, falta clareza do que quer para os próximos jogos.
Na opinião desse blog, entraria com força máxima contra o América-MG nesse domingo e deixaria todos os titulares treinando no Rio uma semana. E contra o Cruzeiro, todos reservas. A vaga já foi praticamente perdida no Maracanã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário