quinta-feira, 25 de maio de 2017

Copa do Brasil 2017: Atlético Goianiense 1 x 2 Flamengo


Na pior atuação do Flamengo sob o comando de Zé Ricardo, a equipe Rubro Negra garantiu a classificação para as quartas de finais da Copa do Brasil, após um sufoco absurdo contra um dos candidatos à rebaixamento no campeonato brasileiro.

Novamente o time foi escalado com Rodinei e Trauco, além do Ederson. O gol logo no começo deu a impressão que repetiria o jogo de sábado, pelo Brasileiro. Porém o time simplesmente apagou, pensou que conseguiria fazer dois, três, tranquilamente.

E viu o Atlético Goianiense pressionando, avançando a marcação e forçando erros bizarros do Rafael Vaz, que proferiu diversas pixotadas, principalmente pela esquerda, mesmo tendo Renê e Trauco por ali. Se fosse um adversário de mais qualidade a história poderia ter sido outra.

As jogadas em velocidade com Rodinei não aconteceram, Trauco não funcionou e Ederson, cuja função não é de meio de campo e nem de vir buscar a bola, ficou isolado na frente com Guerrero.

Após levar o empate os donos da casa cresceram, encurralaram o Rubro Negro e perderam várias oportunidades. Com o gol sofrido, o Flamengo virou um time trêmulo, inseguro, temendo claramente mais um vexame e ser eliminado em outro mata-mata.

No sábado, por ser uma segunda rodada de Brasileiro, o time da Gávea pareceu não sentir tanta pressão e conseguiu administrar o jogo, isso poucos dias após a eliminação da Libertadores. Agora, quando se deparou em um novo mata-mata, correndo riscos de rodar em outra competição, e precisa ficar ligado a partida inteira, o psicológico falha, principalmente por ter jogadores que estão atuando no limite - já vamos falar destes.

O Flamengo não consegue sentir a fervura de uma partida, não está acertando a hora de acelerar ou de cadenciar, especialmente valendo uma classificação, e deve agradecer aos céus por não ter descido para o vestiário perdendo por 3 x 1. Pela rotação baixa da equipe, parecia que se tratava de um amistoso, e não a vaga para as quartas de final.

No segundo tempo, Zé Ricardo, mesmo vendo uma equipe sem reação e psicologicamente abalada, não mudou. E o Atlético Goianiense emplacava 12 finalizações contra apenas duas da Gávea.

A primeira troca veio com Mancuello, que há pouco tempo nem era relacionado e virou solução. A partida seguia equilibrada, a defesa e Muralha não passavam confiança e mais uma eliminação era palpável, até que novamente Matheus Sávio em um chute-cruzamento salvou o clube de outro vexame.

Zé Ricardo, não satisfeito, ainda colocou mais um volante, Rômulo, para segurar o placar e atrair o adversário para pressionar o já frágil e péssimo sistema defensivo.


*******************


Contra um adversário fraco, saltou aos olhos os erros absurdos do Márcio Araújo. O volante que até fez duas ou três boas atuações, porém seu normal é esse jogo de ontem. É triste ver o Vasco com o Douglas, titular com 18 anos, o Fluminense com Wendel, titular com 19 anos, e o Flamengo com Ronaldo, 20 anos, no banco, sem chance de ter uma sequência.

Com a contusão do Rômulo, em pleno estadual, o treinador preferiu ser pragmático e voltou a usar o antigo titular, ao invés de tentar o Ronaldo ou o Cuellar.

O @Notavel lançou dois vídeos que revelam exatamente o que é o Márcio Araújo:




Agora vejam os grandes momentos do grande zagueiro Rafael Vaz, que segue sendo titular absoluto:


A insegurança do goleiro Muralha também é evidente. Da mesma forma que as atuações do Arão estão bem irregulares.

Enquanto há bastante mexida lá na frente: sai ponta, entra meia, entra lateral, há improvisação, os quatro seguem titulares absolutos.

William Arão e Márcio Araújo podem errar o que for, que não sentam no banco. Rafael Vaz só ficou duas partidinhas fora e voltou sendo titular inquestionável. Juan e Léo Duarte são piores? O caso do Muralha é grave e o goleiro Thiago praticamente não teve chance.

São questões que a diretoria precisa resolver, se antecipar para tirar o Zé Ricardo da reta. É surreal que não enxerguem as diversos problemas que o time vem encontrando jogo após jogo, que custaram a eliminação da Libertadores e por pouco a da Copa do Brasil.

4 comentários:

João Duarte disse...

André, você tem alguma informação sobre a arena mcfla? Saiu hoje no globo uma noticia confusa sobre não ter um estudo de impacto completo ou coisa parecida.

Barreto disse...

João Duarte. A notícia realmente é cnfusa mas o impedimento para inicio da obra se refere apenas ao estádio de futebol.

João Duarte disse...

Barreto, eles se referem especificamente a arena: "Três dias depois, o Ministério Público recebeu estudos técnicos apontando a ausência de análise dos impactos urbanísticos para as construções no terreno da Gávea de uma arena esportiva (ginásio com cerca de 3.700 lugares e sem estacionamento) e uma lanchonete com entrada e saída pela Avenida Borges de Medeiros."

BARRETO disse...

A NOTÍCIA ESTA CONFUSA. o QUE A MATÉRIA QUERIA DIZER É QUE SÓ HÁ ESTUDO PARA UMA ARENA DE 3700 LUGARES( NÃO SÃO 3700 LUGARES) E NÃO PARA UM CAMPO DE FUTEBOL. TODOS ESTES ESTUDOS DE IMPACTOS PARA A ARENA JÁ FORAM EFETUADOS E ENVIADOS PARA TODOS OS ORGÃOS.