sábado, 24 de dezembro de 2016

Flamengo conhece seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2017


Com o sorteio dos grupos tem início a caminhada para o tão sonhado bicampeonato da Taça Libertadores.

O Flamengo caiu no segundo grupo mais complicado, o grupo quatro, composto pelo vice-campeão argentino nas duas últimas edições: San Lorenzo, o atual bicampeão chileno Universidad Católica e possivelmente o Atlético Paranaense.

O campeonato argentino 2016/2017 está em andamento e isto pode ser uma vantagem para o Flamengo - o Boca Juniors lidera com 31 pontos e o San Lorenzo está em terceiro com 28 pontos. A comissão técnica poderá estudar detalhadamente seu adversário na estreia. A desvantagem é que estarão em um ritmo de jogo bem forte.

Para alguns foi importante que o Flamengo tenha entrado de cara com adversários difíceis, pois dispara logo o nível competitivo da equipe. E se a diretoria já tinha obrigação de reforçar o elenco, agora ela está multiplicada.

Na Libertadores, a regra do San Lorenzo sempre foi a eliminação na primeira fase. Sendo quebrada com o título em 2014. A equipe argentina participou de nove edições da competição nos últimos 16 anos: em sete foi eliminada na primeira fase, em uma ficou pelas quartas de final, e apenas em 2014 conquistou seu tão sonhado título sob o comando de Edgard Bauza.

Já o Universidad Católica o desempenho é ainda pior. Em sua última participação terminou na lanterna na fase de grupos. Sua melhor atuação foi em 1993, quando perdeu a final para o São Paulo.

O Flamengo então, é um desastre. Sua última melhor participação foi as quartas de final na Libertadores de 2010. O resto: 2012 e 2014 foi eliminado ainda na fase de grupo.

Uma das dúvidas é saber onde vai jogar na estreia, marcada para o dia 08 de março. Com o imbróglio envolvendo o Maracanã e a montagem da Arena na Ilha, que deve demorar até março, além das obtenções das licenças com a prefeitura, o local do jogo contra o San Lorenzo ainda está indefinido. Torço para que seja no caldeirão da Ilha.

Outro ponto para colocar no planejamento: a estreia será três dias depois da final da Taça Guanabara. A meu ver, o ideal seria colocar o time titular apenas uma vez na semana para servir de treinamento e foco total na partida contra o San Lorenzo e, de resto, alternar com time misto. O objetivo, o pensamento, a obsessão, precisa ser a Libertadores, de uma vez por todas.

3 comentários:

Cadu Rollo disse...

Acho que você confundiu aí André. O grupo do Atl.Nacional e Estudiantes é o grupo 1, já estava definido quando saiu a bolinha do Flamengo. O Flamengo cairia na verdade no grupo 5 com Peñarol e Palmeiras, mas como não pode cair brasileiros no mesmo grupo, o Flamengo teria que ir pro próximo grupo, porém, os grupos 6, 7 e 8 também tinham brasileiros, então tiveram que trocar por um grupo anterior que não tivesse brasileiros. Uma confusão só esse sorteio rs.

Na verdade a partir do momento que foi anunciado que o Flamengo estaria no pote 3, a chance de cair num "grupo da morte" era de 90%, pois a maioria dos times dos potes 1 e 2 eram enjoados, e os times do pote 4 em sua maioria são (potencialmente) mais fortes que os de pote 3. Então já era esperado.

A verdade é que hoje o Flamengo mete muito mais medo que qualquer um desses outros clubes que estaraõ em nosso grupo. Se aqui lamentamos pegar um grupo forte, com certeza do outro lado estão lamentando ainda mais o Flamengo estar no grupo.

Temos um bom elenco, temos tudo pra buscar bons reforços e fazer um belo campeonato. Basta ir atrás dos reforços pontualmente e continuar o bom trabalho que está sendo feito.

Dá pra ganhar rs

Abraços!

Anônimo disse...

MDaemon

Faz-se mais do que necessário a presença de profissionais de futebol que estiveram envolvidos na última campanha vencedora em "Libertadores", pois nossos atuais dirigente de futebol estão muito abaixo da expectativa,isto sem falar da total inexperiência de nosso treinador Zé Ricardo
Caso contrário teremos mais uma campanha para ser esquecida, para tristeza da imensa Nação rubro-negra, que tanto anseia por mais um título Mundial!!!

Ninho da Nação disse...

Cadu

Corrigido. Os caras são gênios na condução do sorteio, não acompanhei...rs