quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Brasileirão 2016: Santos 0 x 0 Flamengo


O Flamengo perdeu uma chance de ouro de sair com os três pontos. O Santos, mesmo com todos os desfalques, vinha de três vitórias seguidas, mas o Rubro Negro criou as melhores chances, teve maior posse de bola (61%) e ainda foi prejudicado com um pênalti absurdo não marcado no último minuto.

Zé Ricardo pode ter vários defeitos, mas o de não estudar o adversário não é um deles. Após duas partidas jogando com dois meias, desta vez a escolha foi pela volta do Cirino pelo lado direito para atacar o ponto fraco do adversário. O próprio Fernandinho reconheceu que essa foi a arma da comissão técnica da Gávea.

E o começo de jogo foi avassalador. Pela direita com Cirino e Pará o Flamengo empurrou o Santos para sua defesa, mas o gol não saiu.

Apesar do volume de jogo e dos inúmeros cruzamentos, um dos pontos negativos dessa esquema é que Guerrero fica sozinho e falta aquele passe vertical que mata a defesa e coloca o atacante na cara do gol.

A estrategia do Zé ruiu pela infeliz contusão do Cirino. E o Santos equilibrou o jogo com a entrada do Fernandinho. Não seria minha escolha, aí que faz falta um atacante de velocidade pelos lados, mas  o técnico foi coerente.

Entretanto, o placar zerado do primeiro tempo era injusto pelo volume de jogo Rubro Negro.

O Santos voltou melhor no segundo tempo. Dorival decidiu partir pra cima com mais um atacante. Então o Zé deu o troco com dois meias: Mancuello e Adryan. Poderia ter substituído antes, é verdade, poderia ter tirado um volante e não o Éverton, mas a partir da metade final do segundo tempo o Flamengo ficou muito perto do gol da vitória. Faltou caprichar mais nas finalizações, infelizmente.

No final, Dorival saiu comemorando o empate, afirmando ter jogado contra uma equipe que sempre buscou a vitória e que jogou de forma aberta.

Zé arrumou a equipe. É inegável a organização. Mas pode colocar tudo a perder mantendo escolhas que beiram o absurdo. Tem jogador melhor no banco. Mancuello e Cuellar, por exemplo, distribuem duas assistências no jogo passado. O que acontece? Os dois no banco. Adryan entrou bem e merece chance. Tinha ainda o Damião pra colocar outro atacante na área.

Não sou totalmente contra os dois pontas abertos, tinha tudo para ter dado certo ontem, por exemplo, mas não pode ser um time de uma nota só. Principalmente porque agora tem um atacante que pode fazer dupla com Guerrero e meias de qualidade, especialmente o Diego e Mancuello, em que pese características diferentes.

Dizer que apenas os pontas conseguem fazer a recomposição é bobagem. Ou vão querer que Diego também corra atrás de lateral pra fechar o corredor?

Desnecessário também falar do Cuellar no lugar do Márcio Araújo. O nível de irritação está chegando quase ao patamar do Wallace, que teve a dignidade e deixou o clube.

Ganhando sábado já vira um "quatro pontos em dois jogos". Perdendo, o resultado de ontem torna-se péssimo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A cada jogo do Flamengo fico mais decepcionado com os falsos comentários de Júnior na TV, durante o desenrolar das partidas. Finge por motivos políticos/empresariais o nítido crescimento técnico de um time que um dia participou e foi campeão. Faz questão de exaltar os predicados técnicos dos adversários do Flamengo, quando o domínio rubro-negro está mais do que evidente e que as imagens não deixam mentir. Pobre do ser humano que às custas das dependências do presente renega a própria evidência dos fatos de algo que em uma época no passado colaborou em seu crescimento. São estes os flamenguistas que batem no braço e dizem que tem a pele rubro-negra!!! Triste!!!
Saudações rubro-negras
MDaemon

Gustavo disse...

Pois é, André. Flamengo jogou bem e com a entrada do Adryan e Mancuello tivemos mais chances de gols criadas. O Mengão tá crescendo!!!

Bela festa de abertura das Olimpíadas ontem!!! Adorei ver a nossa Isabel do vôlei, sempre emocionante!!! Guga, Hortência, Zagalo, Anita, Jorge Ben, Gilberto Gil, Caetano e demais pessoas, essa gente que a gente ama!!!!!! Parabéns a todos pela festa, pela organização perfeita!!!

Futebol Feminino, Handebol Feminino, Ginástica Masculina começaram muito bem!!! Eu desejo umas Olimpíadas perfeita para todos vocês atletas brasileiros e brasileiras!!! Úhúúúúúúúúú!!!

Hoje tem Flamengo x Atlético PR. Vamos ganhar Mengo!!!

Vamos ganhar Mengo ôôô!!!